InícioNotíciasInvestimentosPoupança programada: o que é e como abrir a sua?

Poupança programada: o que é e como abrir a sua?

Tempo de leitura: 3 minutos
()

Quem é que não tem aquele sonho de juntar aquela boa quantia em dinheiro, hein? Mas não é todo mundo que possui disciplina para isso. A boa notícia é que, a cada dia, surgem novas alternativas e ferramentas que facilitam este processo. E uma dessas opções se chama poupança programada.

Muitas vezes, a dificuldade em guardar dinheiro está na falta dele. Afinal, há muitas despesas fixas, além de outras que surgem no decorrer do mês e que acabam dificultando este objetivo. Mas, para uns, o problema maior está no fator disciplina.

Por isso, saiba que está cada vez mais fácil começar a juntar o tão sonhado valor. Em primeiro lugar, a poupança programada é um serviço gratuito e está disponível para os clientes com conta poupança e conta corrente no mesmo banco.

poupança programada
A poupança programada tem inúmeras vantagens para quem investe nela

Sendo assim, a poupança programada possui várias vantagens. Uma delas é conseguir driblar a indisciplina ou qualquer possível esquecimento com outras responsabilidades. Ou seja, ela vai te ajudar a concluir este objetivo. Além disso, muita gente já utiliza o serviço como aliado nos negócios.

Agora, será possível se programar para o seu sonho. Entretanto, é preciso se programar para não perder o controle das movimentações.

Como funciona a poupança programada?

A poupança programada é bem simples e seu nome é autoexplicativo. Você vai programar o serviço para acontecer todo mês, como se fosse um débito automático.

Para começar, é muito importante que você pense e defina duas coisas:

  • O dia que vai programar o depósito mensalmente;
  • O valor que reservará para todo mês depositar.

Para ativar a poupança programada na sua conta bancária, basta acessar o app do banco ou ir até um caixa eletrônico de uma agência. Chegando lá, um atendente ou gerente do banco também pode lhe ajudar com informações.

Funciona da seguinte maneira: se você tem uma conta bancária com a opção corrente e poupança, basta ativar a opção poupança programada.

O valor escolhido será transferido todo mês da sua conta corrente para a sua conta poupança, na data que você escolheu ao ativar o serviço.

É importante ficar atento aos termos, pois cada banco utiliza de uma forma. O banco Santander chama este serviço de “Depósito Programado em Poupança”. Por outro lado, o Itaú trabalha com o nome “Aplicação Programada Mensal”. Ambos possuem a mesma finalidade da poupança programada.

É vantajoso fazer uma poupança programada?

A resposta é de caráter pessoal e vai depender de diversos fatores. Isso porque, para saber se é vantajoso, será preciso analisar todas as condições, principalmente a sua atual situação financeira.

Primeiramente, é preciso saber se o dinheiro que você estará debitando automaticamente da sua conta corrente todo mês lhe fará falta.

Se você é daqueles que ainda não consegue se organizar e recebe contado para quitar todos os compromissos, avalie, a princípio, se o impacto será grande demais ou se você conseguirá suprir todas as demandas com o que sobrar.

Não caia na armadilha de achar que vai dar certo e depois se arrepender. Faça um planejamento financeiro bem detalhado das principais contas. Avalie se retirar essa quantia vai fazer você se apertar, ficar mais enrolado financeiramente e ter que abrir mão de um compromisso fixo. Neste caso, a dica é deixar para lá a opção de poupança programada.

Agora, se você tem o controle da sua vida financeira e se a quantia que você optou por retirar todo mês não lhe fará falta, planeje-se para começar esse novo método.

Quais as principais vantagens da poupança programada?

  • Ajuda a ter disciplina;
  • Possibilidade de juntar um dinheiro;
  • O dia e o valor para o débito é de escolha do cliente;
  • Você pode cancelar a qualquer momento;
  • Flexibilidade para alterar o valor e data;
  • As transações são automáticas, sem a necessidade do deslocamento até uma agência;
  • Os bancos não cobram taxa.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora 11 apps para organizar suas finanças em 2021.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 3 minutos
Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui