Quem é que não tem aquele sonho de juntar aquela boa quantia em dinheiro, hein? Mas não é todo mundo que possui disciplina para isso. A boa notícia é que, a cada dia, surgem novas alternativas e ferramentas que facilitam este processo. E uma dessas opções se chama poupança programada.
Anúncios
Muitas vezes, a dificuldade em guardar dinheiro está na falta dele. Afinal, há muitas despesas fixas, além de outras que surgem no decorrer do mês e que acabam dificultando este objetivo. Mas, para uns, o problema maior está no fator disciplina.
Por isso, saiba que está cada vez mais fácil começar a juntar o tão sonhado valor. Em primeiro lugar, a poupança programada é um serviço gratuito e está disponível para os clientes com conta poupança e conta corrente no mesmo banco.
Anúncios
Sendo assim, a poupança programada possui várias vantagens. Uma delas é conseguir driblar a indisciplina ou qualquer possível esquecimento com outras responsabilidades. Ou seja, ela vai te ajudar a concluir este objetivo. Além disso, muita gente já utiliza o serviço como aliado nos negócios.
Agora, será possível se programar para o seu sonho. Entretanto, é preciso se programar para não perder o controle das movimentações.
Como funciona a poupança programada?
A poupança programada é bem simples e seu nome é autoexplicativo. Você vai programar o serviço para acontecer todo mês, como se fosse um débito automático.
Anúncios
Para começar, é muito importante que você pense e defina duas coisas:
- O dia que vai programar o depósito mensalmente;
- O valor que reservará para todo mês depositar.
Para ativar a poupança programada na sua conta bancária, basta acessar o app do banco ou ir até um caixa eletrônico de uma agência. Chegando lá, um atendente ou gerente do banco também pode lhe ajudar com informações.
Funciona da seguinte maneira: se você tem uma conta bancária com a opção corrente e poupança, basta ativar a opção poupança programada.
O valor escolhido será transferido todo mês da sua conta corrente para a sua conta poupança, na data que você escolheu ao ativar o serviço.
É importante ficar atento aos termos, pois cada banco utiliza de uma forma. O banco Santander chama este serviço de “Depósito Programado em Poupança”. Por outro lado, o Itaú trabalha com o nome “Aplicação Programada Mensal”. Ambos possuem a mesma finalidade da poupança programada.
É vantajoso fazer uma poupança programada?
A resposta é de caráter pessoal e vai depender de diversos fatores. Isso porque, para saber se é vantajoso, será preciso analisar todas as condições, principalmente a sua atual situação financeira.
Primeiramente, é preciso saber se o dinheiro que você estará debitando automaticamente da sua conta corrente todo mês lhe fará falta.
Se você é daqueles que ainda não consegue se organizar e recebe contado para quitar todos os compromissos, avalie, a princípio, se o impacto será grande demais ou se você conseguirá suprir todas as demandas com o que sobrar.
Não caia na armadilha de achar que vai dar certo e depois se arrepender. Faça um planejamento financeiro bem detalhado das principais contas. Avalie se retirar essa quantia vai fazer você se apertar, ficar mais enrolado financeiramente e ter que abrir mão de um compromisso fixo. Neste caso, a dica é deixar para lá a opção de poupança programada.
Agora, se você tem o controle da sua vida financeira e se a quantia que você optou por retirar todo mês não lhe fará falta, planeje-se para começar esse novo método.
Quais as principais vantagens da poupança programada?
- Ajuda a ter disciplina;
- Possibilidade de juntar um dinheiro;
- O dia e o valor para o débito é de escolha do cliente;
- Você pode cancelar a qualquer momento;
- Flexibilidade para alterar o valor e data;
- As transações são automáticas, sem a necessidade do deslocamento até uma agência;
- Os bancos não cobram taxa.
Gostou do nosso conteúdo? Confira agora 11 apps para organizar suas finanças em 2021.