
Imagine a seguinte situação: você precisa de dinheiro, vai ao caixa para sacar e se depara com um problema. O dinheiro não saiu do caixa eletrônico. Esse é um problema que surge com bastante frequência, todos os dias.
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Apesar de acontecer com frequência, as máquinas de caixa eletrônico, conhecidas também como ATM, são seguras e por isso, existem protocolos de segurança para proceder em situações como essa.
Ficou curioso para saber como proceder caso o dinheiro não saia do caixa eletrônico? Continue a leitura! Vamos mostrar para você os passos mais importantes nesse momento para não ficar no prejuízo. Confira!
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O que fazer?
Em primeiro lugar, é importante entender se esse dinheiro que não saiu do caixa eletrônico foi debitado de sua conta, seja ela corrente ou poupança. Você pode fazer isso através do próprio caixa ou então por meio do aplicativo de celular.
Caso o valor não tenha sido debitado, basta se dirigir a outra máquina que não apresente problemas. Isso é comum porque, por ser uma máquina, ela pode estar sem cédulas ou até mesmo com problemas mecânicos, basta comunicar a um funcionário sobre o erro.
No entanto, caso o valor tenha sido descontado de sua conta, você terá que comunicar ao banco formalmente e de forma imediata. Caso você esteja em uma unidade bancária em horário de expediente, este é um procedimento mais fácil.
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Isso porque, basta você procurar por um funcionário da instituição a qual você possui conta para comunicar sobre esse problema. Nesse sentido, essa pessoa terá exatamente as informações necessárias para ressarcir o valor para você.
Agora, se você estiver fora de uma agência bancária, ou ainda, esteja fazendo o saque numa agência, mas fora do expediente bancário, o ideal é pegar todos os dados necessários como horário e número de identificação do caixa e ligar para o 0800 da instituição financeira para fazer sua reclamação formal.
Para identificar o número de 0800 do seu banco, basta olhar o número que consta na parte de trás do seu cartão de débito.
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Lembre-se também de pegar todos os dados referentes a essa reclamação. Entre eles, o nome do atendente e o número de protocolo para garantir que a reclamação de fato aconteceu.
Uma outra opção válida para quem prefere se resguardar desse tipo de problema é realizar a reclamação diretamente para o Banco Central. Os números disponíveis são o 0800 979 2345 e o 145.

Outras soluções e prazos para devolução:
Por fim, uma outra possibilidade que cabe a você nesse momento é fazer um registro formal numa delegacia, através de um boletim de ocorrência. Atualmente, existem opções de realizar esse registro pela internet, sem a necessidade de deslocamento.
Para realizar este ato, é necessário ter dados como:
- comprovante de saque;
- número de protocolo de atendimento;
- data e horário das ligações efetuadas.
Na maioria das vezes, não chega a ser necessário realizar esse tipo de registro. No entanto, é importante estar ciente de como proceder caso ocorra algum tipo de problema, como a negativa do banco, por exemplo.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, as instituições financeiras possuem o prazo de até 5 dias úteis para solucionar o problema e devolver o dinheiro para o cliente.
Mas, caso esse passo seja ultrapassado, o cliente pode entrar em contato com o Procon de sua cidade para reaver o dinheiro perdido pela máquina.
Agora que você já sabe como resolver o problema de dinheiro que não saiu do caixa eletrônico, que tal conhecer também os bancos com mais reclamações do Brasil. Confira!