Início Notícias 10 opções para viajar com dólar em alta

10 opções para viajar com dólar em alta

0
(0)

O dólar em alta é uma realidade constante nos últimos anos para os viajantes brasileiros. Cada vez mais sair do país tem se tornado um problema para o orçamento.

No entanto, fique calmo, apesar do cenário adverso, algumas atitudes não vão impedir sua viagem internacional. Nesse momento, a palavra-chave para não errar deve ser o planejamento.

Ao cuidar de todas as finanças, fica mais fácil curtir as férias sem se preocupar com a conta da diversão.

Lembre-se que existem muitos lugares onde a moeda local é ou está mais desvalorizada que o Real. Grande parte dos países da América Latina, alguns na África, do leste europeu e da Ásia são bons exemplos.

Dicas para economizar com o dólar em alta

1 – Escolha a baixa temporada

Boa parte das pessoas ainda deixa para viajar nos períodos de alta temporada, em dezembro, janeiro ou julho ou em feriados específicos. Eles se esquecem das vantagens de se viajar em baixa temporada.

Nesse período, é possível conseguir uma economia de até 70% em comparação com a alta temporada. Além disso, as atrações e pontos turísticos estão mais vazios para visitação. Por isso tenha flexibilidade, deixe para tirar férias em baixa temporada, ou viaje antes dos feriadões!

2 – Faça menos destinos na viagem

É compreensível que você queira viajar para fora do país e queira aproveitar o máximo possível. No entanto, fazer destinos demais na viagem não é a sua melhor opção.

Isso porque há gastos com deslocamentos, com alimentação extra e com as atrações diferentes. Mesmo que você alugue um carro, precisará pagar pelo aluguel e o valor do combustível.

Portanto, com o dólar em alta, vale a pena tornar a sua viagem mais compacta e focar em um só lugar.

3 – Economize na passagem aérea e na hospedagem

A passagem aérea vai representar uma parte significativa dos custos de sua viagem. Portanto, é onde você precisa investir mais tempo e planejamento. Use diversos sites de internet para sua pesquisa de passagem.

Comece a pesquisar os preços e roteiros com bastante antecedência. Assim você saberá quando encontrou o melhor preço. Aproveite também os programas de milhagens.

Para economizar ainda mais, pesquise em sites como Booking e Trivago. Além de hotéis, ainda há a opção de alugar um apartamento ou casa pelo Airbnb. O site é ideal para quem viaja em família e com crianças.

4 – Evite realizar compras no cartão de crédito

Com o dólar em alta, é preciso evitar realizar compras no cartão de crédito durante a viagem por conta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que é alto. 

5 – Evite as lojas dos aeroportos

É muito comum as pessoas chegarem ao destino e começarem a realizar as compras no próprio aeroporto. O que é considerado um erro grave, já que os produtos no aeroporto costumam ser muito mais caros.

Procure realizar as suas compras em lojas longe dos aeroportos, dessa forma você irá economizar alguns dólares.

6 – Planeje o que vai fazer na cidade

Tenha um roteiro dos passeios que você deseja realizar, pesquise a distância entre ele e os melhores horários. Além disso, deixe um tempo livre para poder aproveitar um passeio que não tenha sido planejado.

Lembre-se que existem vários museus que oferecem entrada gratuita em determinados dias da semana. Também é possível comprar ingressos com desconto para teatros, shows e atrações turísticas.

Outra dica é que algumas cidades oferecem passes para diversas atrações, que podem ser econômicos. E não se esqueça de comprar ingressos com antecedência, sempre que possível.

Atenção com o câmbio de moeda

Pesquise muito para comprar o dólar em alta. Existem diversas plataformas online que ajudam a comparar preços e encontrar o melhor valor, com segurança.

Uma alternativa é olhar o ranking que o Banco Central divulga todos os meses, com a média dos valores cobrados por corretoras.

O valor não é a cotação do dia, mas é possível observar o comportamento das corretoras e ver qual costuma vender mais barato do que as outras.

Depois, é só entrar em contato e ver se o valor é mesmo convidativo. Lembre-se que compras de moeda em grande quantidade costumam resultar em taxas menores nas corretoras.

Caso sua opção seja comprar aos poucos, uma boa saída é juntar mais pessoas interessadas naquela moeda e fazer a compra em conjunto.

Quer verificar a cotação de moedas internacionais? Então confira o conversor de moedas do FinanceOne:

CONVERSOR DE MOEDAS

10 destinos internacionais para fugir do dólar em alta

1 – Argentina

O país vizinho é um ótimo lugar para visitar, principalmente se essa é a sua primeira viagem ao exterior, tanto pela distância quanto pelo dólar em alta.

Você pode começar pela capital Buenos Aires que oferece diversas opções de restaurantes e os famosos shows de Tango.

Se você curte uma cidade mais calma, vá para Mendoza. Ela é ideal para quem procura um aconchego e vinhos de qualidade.

Para quem quer o contrário, uma cidade com mais aventura, a Patagônia oferece inúmeras trilhas que te levarão a paisagens naturais incríveis. Já para quem curte frio e quer se divertir na neve, experimente Bariloche.

2 – Chile

A capital do país, Santiago, é uma das preferidas dos brasileiros. Ela oferece museus, parques, bons restaurantes e uma vista incrível da Cordilheira do Andes.

De lá, você pode fazer um bate volta para Viña Del Mar e Valparaíso, duas cidades do litoral Chileno que valem a visita.

O Chile também é outro país que produz excelentes vinhos. Suas vinícolas são atrações a parte.

Voltando aos que curtem frio e neve, o Chile também tem diversão nessa área. Procure pelas estações de esqui do Valle Nevado e de Portillo.

3 – Uruguai

Ainda na América do Sul, o Uruguai também oferece um ótimo custo-benefício com dólar em alta. Na capital Montevidéu, a viagem é para quem gosta de história, arquitetura e belas paisagens.

Atrações turísticas não faltam. As atrações que vale uma visita são: o Mercado del Puerto, a Feira Tristán Narvaja, a Rambla de Pocitos e a Puerta de La Ciutadela. Todos são gratuitos.

Dê um pulo em Colônia do Sacramento, a mais charmosa do país. Andar pelas ruas bem preservadas de calçamento é como voltar no tempo. E claro, não deixe de ir a Punta del Este.

América Latina também é uma opção

4 – República Dominicana

O país tem praias paradisíacas. Todas com resorts gigantescos no sistema all inclusive, que consiste em pagar pela estadia com bebida e comida inclusa.

Ou seja, você junta o dinheiro do hotel e da passagem e não precisa gastar mais nada lá. Basta curtir e relaxar. Ideal para o dólar em alta. Punta Cana é o destino preferido dos brasileiros.

5 – México

Em cidades como Cancun, Riviera Maya, Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, você vai encontrar muito sol, curtição e agito, tudo a beira mar.

Esses destinos oferecem excelentes opções de resorts a preços altamente acessíveis e a maioria deles com sistema All inclusive.

A Cidade de México é outro destino interessante. Além da arquitetura barroca espanhola, existem por toda a cidade inúmeras ruínas pré-colombianas. Além disso, a cidade tem uma vida noturna animada.

Desfrute da África

6 – Africa do Sul

É um destino que cabe facilmente dentro do orçamento e oferece diversão para quem gosta de praia e montanha com um diferencial fantástico: os safáris. É mais um país que não exige visto para os visitantes brasileiros.

Joanesburgo é a principal porta de entrada da África do Sul, mas ela não é a única que vai lhe surpreender por lá. A cidade é escala obrigatória para outras como Cape Town e Durban. Além da maior atração do país, o Kruger National Park.

Lá, os viajantes podem apreciar os big five. Onde é possível conhecer diversos animais da savana sul-africana.

7 – Marrocos

Talvez seja um país que você nunca tenha imaginado ir. No entanto, ele vai te surpreender. A começar pela gastronomia.

destinos dólar em alta marrocos
Marrocos é um ótimo destino para conhecer novas culturas, provar pratos típicos e se encantar com as belezas naturais

Em Marrakesh você irá encontrar uma variedade enorme de restaurantes com o melhor da comida local. Já imaginou comer o verdadeiro Cuscuz Marroquino?

Ir ao Deserto do Saara e mesquitas também é uma experiência diferente e incrível.

Outros destinos que valem a visita com o dólar em alta

8 – Índia

A Índia é um dos países mais baratos para se viajar no mundo. Para se ter uma ideia, é possível encontrar hotéis com diárias a partir de 10 reais. É uma excelente oportunidade de viajar barato e conhecer uma cultura totalmente diferente da nossa.

A atração mais famosa do país é o Taj Mahal, localizado em Agra, cidade que fica no norte da Índia. Explore o país de ponta a ponta. Atravesse de Calcutá até Nova Deli, sem perder as montanhas na zona de Caxemira e Ladakh.

9 – Vietnã

A cidade de Hanói, capital do Vietnã, já foi eleita a cidade mais barata do mundo para os turistas, só esse fato já é motivo suficiente para entrar nessa lista.

Além disso, é um país de um riqueza cultural enorme, que está explícita na culinária típica do local.

O Vietnã esconde praias paradisíacas pouco exploradas e muito pouco conhecidas pelos brasileiros. Belas paisagens, boa comida, cultura e preço baixo são a combinação perfeita em época de dólar em alta.

10 – Tailândia

Já um pouco mais distante, a Tailândia é um excelente país para quem gosta de praias paradisíacas e de uma comida exótica e apimentada.

É um país de cultura milenar que pode ser apreciado por preços extremamente acessíveis. Um perfeito destino para uma viagem diferente, divertida e, claro, gastando muito pouco.

Gostou das dicas e já está pensando em sua próxima viagem? Então confira 5 aplicativos que podem te ajudar antes e durante as viagens. 

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Auxílio emergencial: confira calendário para os reavaliados

O Ministério da Cidadania publicou nesta sexta-feira, 27, um novo calendário de pagamento para as parcelas do auxílio emergencial. Este calendário é...

4 carreiras promissoras no setor de beleza para 2021

O segmento da beleza não para de crescer no Brasil. Nosso país, por exemplo, é considerado o terceiro maior mercado consumidor do...

Nubank x Inter: compare os cartões sem anuidade

Os cartões sem anuidade estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e no coração dos brasileiros. Com tantas opções pode ser...

Black Friday 2020: confira os melhores sites e ofertas

Você já se preparou para as ofertas da Black Friday 2020? Está com a lista de compras feita e separada para aproveitar...

5 dicas para saber se uma loja virtual é confiável

A pandemia da Covid-19 impulsionou o e-commerce e a Black Friday deve alavancar ainda mais as vendas online. Cerca de 80% dos...

Salário mínimo na Suíça chega a R$25 mil

Você já se perguntou quanto é o salário mínimo na Suíça, mesmo que seja só por curiosidade? Se a resposta é sim,...