InícioNotíciasFinanças PessoaisÉ preciso pagar para consultar nome no SPC?

É preciso pagar para consultar nome no SPC?

Tempo de leitura: 3 minutos
()

Muitos brasileiros estão com dívidas e precisam consultar o nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para saber se estão na lista dos negativados, o famoso “nome sujo”.

Consultar se o CPF consta na lista dos devedores é extremamente importante, sobretudo se você pensa em pedir um empréstimo.

Caso você descubra que está com o nome sujo também conseguirá ver qual empresa está devendo, qual o valor da dívida e sobre a negociação do pagamento.

Mas será que dá para fazer isso de forma gratuita? Essa é, com certeza, a dúvida de muitas pessoas na hora de querer consultar o CPF.

Quer consultar nome no SPC para ficar com a consciência tranquila ou se planejar para fazer o pagamento de alguma pendência? Saiba como proceder.

principais diferenças entre o SPC e Serasa
Veja as maneiras de consultar o nome no SPC

Como consultar CPF no SPC pela internet?

Antes, a única opção que a pessoa tinha era ir pessoalmente até um dos postos do SPC para fazer a consulta.

Agora, isso mudou. Sim. É possível consultar o CPF no SPC de gratuitamente através do site e aplicativo.

Com isso, você pode verificar se está com o nome sujo e qual conta levou o nome e CPF da pessoa para o cadastro de inadimplentes.

Para realizar a consulta, porém, é necessário efetuar um cadastro no site Consumidor Positivo informando alguns dados pessoais.

A consulta sai na hora e, além desse serviço, você também pode conferir os dados do credores, como endereço, telefone e site. Dessa maneira, você consegue fazer uma negociação da dívida, se for o caso.

+ Como renegociar dívidas e reduzir contas na quarentena?

Pode fazer a consulta presencialmente?

Se você é do tipo de pessoa que tem receio de colocar informações pessoais na internet, outra opção de consultar o nome no SPC é indo em qualquer posto presencial.

Você precisará ir até uma loja Serasa Experian e levar a seguinte documentação: CPF e documento original com foto, que pode ser RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Trabalho.

Se você quer descobrir qual é a agência SPC mais próxima de você, basta consultar a lista disponível no site.

Vale lembrar que além de conseguir realizar a consulta do nome no SPC, todas as agências também prestam orientação sobre como proceder caso você esteja como inadimplente. Portanto, se tiver dúvidas, essa é a hora para perguntar.

Outra pessoa pode consultar nome no SPC por mim?

“Se eu não puder ir consultar, outra pessoa pode ver para mim?” A resposta é: sim.

Se você não puder ir até uma agência ou não tiver como consultar pela internet, você pode solicitar para um amigo ou familiar fazer a consulta.

Se a pessoa for verificar através da internet, basta ter em mãos algumas informações pessoais suas e o CPF. Mas se ela for em uma agência, será necessário fazer uma procuração.

Para isso, a pessoa que será seu representante deve levar uma procuração — original ou cópia autenticada. Essa procuração deve estar assinada por você e ter firma reconhecida no cartório.

Após isso, será necessário entregar a cópia da procuração e cópia de um documento original do procurador.

Viu, só? Dá pra consultar o nome no SPC de forma gratuita. Por isso, tenha atenção: se você receber algum e-mail ou SMS cobrando para consultar o CPF, desconsidere. Pode ser um golpe.

O que achou do nosso texto? Bom? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas a dominarem o assunto.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 3 minutos
Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos Artigos