InícioNotíciasFinanças PessoaisEmpréstimo para aposentados: como funciona e quais opções

Empréstimo para aposentados: como funciona e quais opções

3.7
(3)

Independente da profissão ou da idade, os imprevistos podem acontecer para todos e a qualquer momento. Até mesmo quem já está aposentado às vezes pode precisar de dinheiro para resolver alguma pendência e, por isso, é preciso saber como funciona o empréstimo para aposentado.

Por isso, solicitar um empréstimo é uma opção quando precisamos imediatamente de dinheiro e não temos naquele momento. Mas é sempre muito importante tomar alguns cuidados para não transformar tudo em dívidas.

Se você quer saber como funciona um empréstimo para aposentado, então continue a leitura deste texto. Explicaremos os tipos de empréstimos disponíveis e os juros!

Homem idoso na natureza segurando um binóculo
Aposentados podem recorrer ao empréstimo consignado ou pessoal

Veja as opções de empréstimo para aposentado

Antes de mais nada, vale lembrar que, independente do tipo de empréstimo, eles precisam ser seguros e confiáveis.

Além disso, é de extrema importância que o empréstimo possa ser pago dentro da realidade da aposentadoria do INSS para não acarretar em possíveis dívidas.

Dito isto, veja a seguir quais as possibilidades de empréstimo para aposentado.

Empréstimo pessoal para aposentado e pensionista

O empréstimo pessoal é disponibilizado por vários bancos e instituições financeiras para pessoas físicas. As taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET) podem variar conforme a instituição.

As parcelas do empréstimo são pagas mensalmente através de débito automático, cheque pré-datado ou boleto bancário.

Esse tipo de empréstimo, porém, fica mais difícil para quem está negativado. Isso porque as instituições entendem que, nesse caso, as chances de inadimplência são muito maiores.

Ou seja, caso o aposentado esteja com o nome negativo será muito mais difícil dele conseguir o empréstimo pessoal.

Empréstimo consignado para aposentado

No entanto, outra modalidade de empréstimos para aposentados é o empréstimo consignado.

Ele foi criado pela Medida Provisória (MP) nº 130/2.003 com o objetivo de diminuir o endividamento de trabalhadores, servidores públicos e aposentados.

A proposta do consignado é oferecer taxas de juros mais baixas no mercado e, além disso, maiores prazos para pagamento.

No caso dos aposentados, o desconto é feito diretamente sobre o benefício do INSS. O valor máximo para o empréstimo é de 35% do valor mensal do salário, aposentadoria ou pensão.

Ou seja, se a pessoa recebe R$2 mil por mês, ela poderá pedir até R$700 de empréstimo.

Em função da pandemia do coronavírus, o INSS regulamentou novas regras de empréstimos para os aposentados.

Uma delas se refere ao desbloqueio para consignados. Agora, o prazo é em 30 dias após a concessão dos benefícios. Antes da pandemia, o vencimento era de 90 dias.

A taxa de juros do empréstimo consignado

O empréstimo consignado tem as melhores taxas de juros do mercado e as mais baixas.

As taxas são baixas porque as instituições têm garantias de que o empréstimo será pago, já que é descontado diretamente na folha de pagamento.

Em março de 2020, a taxa de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas passou a ser de 1,80% ao mês.

Os prazos para pagamento do empréstimo consignado e documentos necessários

Por conta das alterações feitas na regulamentação do consignado para os aposentados, um aposentado poderá solicitar um prazo de até 84 meses para pagar sua dívida. O prazo anterior era de 72 meses.

Além disso, o aposentado pode solicitar até nove empréstimos. E no geral, o dinheiro cai na conta em até cinco dias após o pedido.

Os documentos necessários para solicitar um empréstimo consignado são:

Dicas importantes antes de solicitar um empréstimo

  • Como falamos, não é difícil fazer um empréstimo pessoal ou consignado. Mas só faça isso caso haja necessidade para evitar futuras dívidas. Portanto, faça uma avaliação para saber se é mesmo necessário solicitar o empréstimo.
  • Antes de pedir o empréstimo, faça um planejamento financeiro. Veja quanto de dinheiro será preciso para pegar emprestado e em quanto tempo poderá ser pago.
  • Compare as condições dos dois empréstimos para aposentados. Assim, é mais fácil analisar qual melhor se adapta melhor a situação.

Com esse conteúdo ficou mais fácil entender as diferenças de empréstimos para aposentados, não é? Agora avalie toda a situação e veja qual será a melhor opção!

E você, gostou do nosso texto? Acha que pode ser útil para alguém? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a saberem sobre o assunto!

O que achou disso?

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui