Início Notícias Finanças Pessoais Quais as vantagens de ter nome limpo?

Quais as vantagens de ter nome limpo?

3.3
(3)

As vantagens de ter nome limpo são várias. Uma delas, por exemplo, é conseguir aprovação de crédito

No entanto, quatro em cada dez brasileiros estavam negativados até o início deste ano. O levantamento foi feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). 

O número equivale a 60,8 milhões de pessoas no país. A maior parte das dívidas está concentrada no setor de Bancos, o qual representa 52,69% de endividados, seguido por Comércio (17,49%) e Comunicações (11,94%). 

Embora tenha apenas 10%, o setor de água e luz também apresentou aumento no número de negativados se comparado ao ano anterior. A categoria apresentou crescimento de 7,92%. 

Continue a leitura deste texto para saber quais são as vantagens de ter nome limpo.

A foto tem dois homens apertando as mãos para negociar dívidas a fim de exemplificar as vantagens de ter nome limpo
Ter nome limpo é vantajoso para comprar imóveis, carros e ter serviço de crédito aprovado

O que significa ter nome limpo?

Ter nome limpo significa que você não está cadastrado negativamente nas empresas de proteção ao crédito, como o Serasa e SPC. 

A negativação ocorre quando o pagamento de uma conta não é efetuado. Ou seja, caso você tenha adquirido um produto de determinada loja e não pagou a fatura do seu cartão, você já estará inadimplente.

Com isso, a empresa vai enviar os seus dados para o cadastro e, assim, outras empresas saberão que você não é um bom pagador.

O envio desses dados pode ser feito em um dia após o atraso do pagamento. Mas algumas empresas e bancos trabalham, na maioria das vezes, com prazos de até 60 dias para enviar o seu cadastro como inadimplente.

No entanto, estar com o nome sujo pode ser muito ruim para você, sobretudo se você deseja comprar algo maior, como um imóvel ou veículo, por exemplo.

Isso porque se você deseja comprar uma casa, é provável que recorra a financiamento. Para isso, será necessário estar com o nome limpo. Caso contrário, o pedido poderá ser negado.

Além disso, você também pode ser impedido de solicitar um cartão de crédito caso esteja com o nome sujo, pois as lojas podem entender que vender para você pode ser um risco.

Agora que você já sabe a importância de ter um nome limpo, confira quais são os benefícios.

Quais as vantagens de ter nome limpo?

Você já deve ter notado algumas vantagens de ter o nome limpo, não é? Mas queremos falar ainda mais como alguns dos benefícios podem afetar diretamente a sua vida, inclusive financeira.

Independência financeira

Talvez essa vantagem pareça um pouco abstrata, mas na verdade não é! Conseguir uma independência financeira é poder fazer exatamente o que você quiser com o seu dinheiro.

Sabemos como é importante pagar as contas básicas, como água, luz, telefone, alimentação… Mas ter liberdade financeira não é deixar de pagar nada disso, viu?

E sim conseguir compreender que tendo um controle financeiro, você conseguirá pagar essas contas e, além disso, sair em um final de semana com os amigos, comprar uma roupa etc.

Ou ainda, caso você receba uma quantia maior, é entender que você pode investir esse dinheiro para viajar, por exemplo, mas sem deixar nenhuma pendência de conta para trás.

Menor restrição com empresas de crédito

Quando você tem um nome limpo, você tem mais facilidade para:

  • fazer financiamentos;
  • conseguir um cartão de crédito;
  • usar o cheque especial, se for necessário;
  • realizar empréstimos com juros baixos.

Ou seja, estar com o nome limpo está diretamente relacionado a outros projetos que você queira fazer, como uma reforma da casa.

Evita constrangimentos

Imagine a seguinte situação: você entra em contato com o seu banco para solicitar o aumento do seu limite no cartão de crédito, justificando que você precisa comprar algum produto específico.

Após o pedido, o seu gerente informa que não poderá fazer isso pois seu nome está sujo. É constrangedor, não é?

As situações podem ser muitas, desde a compra de um produto até um imprevisto com algo que precisa ser consertado.

Preserva a saúde e bem-estar

Se você já ficou com dor de cabeça pensando naquela conta que precisava ser paga, então você sabe como é estressante, não é? De fato, as dívidas fazem mal para a saúde.

Os hormônios associados ao estresse podem desencadear alterações importantes no nosso corpo. E sabemos que estar endividado é estressante demais! Portanto, chega de dívidas!

Viu, só? A importância de ter um nome limpo é extremamente essencial. Além desses benefícios, há outras vantagens de ter nome limpo, como impedir de receber uma cobrança judicial.

O que você achou do nosso conteúdo sobre ter nome limpo? Bom? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude outros amigos.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Indenização trabalhista: o que é e como funciona

Se você tem uma empresa sabe que deve ficar atento aos direitos dos trabalhadores da sua instituição, não é?  No entanto, é para a indenização...

10 profissões com maior ganho salarial na pandemia

Durante abril e junho de 2020, a renda do trabalhador brasileiro caiu, em média, 20,1%. Esse período foi caracterizado pelo auge da...

SRC do Banco Central: o que é e como funciona?

Você já escutou falar no Sistema de Informação de Crédito do Banco Central (SRC)? Sabe o que é e como funciona?

Especialista explica como estimular uma criança a poupar

Quando se fala sobre educação financeira infantil, muitos adultos não sabem por onde começar a tratar esse assunto com as crianças. Mas,...

Conheça o íon, novo aplicativo de investimentos do Itaú

O Itaú Unibanco anunciou de lançamento o íon, seu aplicativo de investimentos. O objetivo é reforçar a atuação da instituição no mercado...

Nubank lança cartão de débito para pessoas jurídicas

Chegou uma novidade voltada ao setor de pequenas e médias empresas brasileiras (PME). O Nubank lança cartão de débito para pessoas jurídicas...