15 filmes sobre finanças para assistir o quanto antes. Veja a lista!

0
9791
Homem de terno sorrindo e deitado em uma cama cheia de notas de dinheiro
5
(2)

Assistir a um filme com um balde de pipoca e refrigerante bem gelado. Quem não curte esse cenário, principalmente com boas companhias? E se quiser, até mesmo sem companhia.

Para você que gosta de aproveitar esse hobby que diverte e agrega conhecimento, que tal aprender sobre finanças com os filmes?

Para os amantes de um bom filme, há muitas opções para melhorar as tardes ou noites dos finais de semana. E se você tem passado boa parte dos seus sábados e domingos sem um roteiro ou programação, um filme sempre cai bem.

Os filmes sobre finanças trazem histórias e dicas valiosas de como organizar a vida financeira, apontando realidades e trazendo sempre a importância de se planejar.

Além disso, é uma forma mais dinâmica e divertida de aprender.

Agregar um pouco mais de conhecimento sobre o mercado financeiro através de filmes é uma excelente alternativa.

+ Confira 9 filmes sobre Bitcoin que você deve assistir

É uma ótima maneira de fugir do habitual, como livros e palestras, e aprender de uma forma mais diferente e atrativa, uma boa para diversificar a aprendizagem.

Os melhores filmes sobre finanças

Para ajudar na programação do seu roteiro, confira uma lista com 15 filmes sobre finanças que você deve assistir o quanto antes.

Confira todos os títulos listados para não perder nenhum:

1. O Lobo de Wall Street;

2. A Grande Aposta;

3. Capitalismo: Uma História de Amor;

4. O Poderoso Chefão;

5. Trabalho Interno;

6. Quem Quer Ser Um Milionário?;

7. Margin Call: O Dia Antes do Fim;

8. Steve Jobs;

9. Um Homem Contra Wall Street;

10. O Homem que Mudou o Jogo;

11. À Procura da Felicidade;

12. Até Que a Sorte Nos Separe;

13. Fome de Poder;

14. O Mago das Mentiras;

15. Grande Demais Para Quebrar.

pessoa segurando um gráfico nas mãos
Os filmes sobre finanças podem ensinar boas lições para seus telespectadores

1. O Lobo de Wall Street, Martin Scorsese (2013)

O filme dirigido por Martin Scorsese conta a história de Jordan Belfort, um ambicioso corretor da Bolsa de Valores. Nos anos 90, ele ficou conhecido no mercado financeiro norte-americano.

Ele trabalha duro durante seis meses em uma corretora de Wall Street até ser contratado como corretor. No entanto, faz as bolsas de vários países caírem repentinamente.

A partir daí, decide montar uma empresa. Ele opta por ter vendas em valores menores, porém que trazem mais recompensa e um retorno melhor para o seu negócio.

Em uma história divertida, o espectador poderá conferir uma narrativa que envolve poder e ambição.

Isso porque nem sempre o corretor usava os métodos éticos e legais. Sendo assim, acaba se metendo em uma furada.

2. A Grande Aposta, Adam McKay (2015)

A grande aposta tem no nome um belo significado para estar na lista de filmes sobre finanças. É uma excelente história que merece ser assistida o quanto antes.

Foi lançado em 2015, mas toda a narrativa se passa em 2008, quando nota-se que empréstimos realizados para o mercado imobiliário correm risco de inadimplência.

A partir desse momento, quatro personagens do filme decidem apostar contra o mercado. A decisão acarreta em investir 1 bilhão de dólares contra o mercado. Eles recebem a ajuda do guru de Wall Street.

Com essa história, os quatro homens envolvidos conseguem arrecadar uma fortuna e faturam muito dinheiro após terem se aproveitado da crise enfrentada pelo país, já que em 2008 houve um momento caótico para a economia.

3. Capitalismo: Uma História de Amor, Michael Moore (2009)

“Capitalismo: uma história de amor” teve roteiro e direção de Michael Moore. Com sua estreia no ano de 2009, o autor analisa como o sistema corrompeu o posicionamento de liberdade em caráter de ideais que se viam presentes na Constituição norte-americana.

Essa mudança trouxe a geração maior de lucros que privilegia uma parte menor da sociedade. Em contrapartida, uma outra parte vai vendo os seus direitos se perdendo.

A história tem como enredo a crise passada entre 2007 e 2009, com a transição de governo: George W. Bush para Barack Obama.

4. O Poderoso Chefão, Francis Coppola (1972)

A família de mafiosos mais conhecida do cinema mundial não poderia ficar de fora dessa lista de filmes sobre finanças. Para quem gosta de maratonar, o poderoso chefão traz uma sequência em três partes que lhe permite passar várias noites nessa obra de Francis Ford Coppola.

É um filme que foi filmado há quatro décadas, mas que não perde a sua qualidade com o passar dos anos. Embora não haja toda a qualidade e inovações das cenas de filmes atuais, “O poderoso chefão” traz muitos ensinamentos para quem tem um negócio, principalmente para líderes.

A obra não pode faltar na lista de filmes sobre finanças, uma vez que fala sobre negociações, aliados e escolhas. Esses são três pilares que fazem total diferença no mercado financeiro e podem garantir muito sucesso para os investidores e principais personagens.

5. Trabalho Interno, Charles Ferguson (2010)

Inside Job é uma obra com direção de Charles H. Ferguson que também retrata a crise financeira de 2007 a 2008.

Traz as consequências de uma corrupção sistêmica nos Estados Unidos. O contexto ilustra como o cenário político e as práticas bancárias foram as responsáveis por essa crise.

O autor elabora uma espécie de documentário e consegue entrevistar economistas, políticos e jornalistas para explicar todo esse contexto temporal.

6. Quem Quer Ser Um Milionário?, Danny Boyle (2008)

Popularmente conhecido no mundo dos cinemas como Slumdog Millionaire, o filme é uma boa aula para quem quer aprender mais sobre finanças. O diretor Danny Boyle traz uma história com muitas lições e aprendizados para o mundo dos negócios.

Empregado servindo chá para uma empresa de telemarketing, o personagem principal vê a sua vida mudar ao se inscrever em um programa televisivo. Suas experiências o ajudam a responder as perguntas, quando decide acreditar em si mesmo.

A obra já bateu vários recordes de bilheterias e recebeu diversos prêmios, além de premiações individuais dos atores. É um filme bastante conhecido.

Portanto, se você já viu, vale a pena ver de novo.

7. Margin Call: O Dia Antes do Fim, J. C. Chandor (2011)

Margin Call: O Dia Antes do Fim, sob a direção de J. C. Chandor, é mais uma obra que retrata bem as mazelas e cotidiano do mercado financeiro.

Um dos personagens é analista de investimentos e descobre, durante a crise de 2008, que algumas informações consideradas sigilosas podem abalar o mundo dos negócios.

Durante as 24 horas seguintes no filme, ele conclui que qualquer decisão que tomar poderá mudar a vida de muitas pessoas. Incluindo colegas de trabalho e até mesmo dos cidadãos.

Ele descobre que sua empresa está prestes a falir. O filme conta a rotina do mercado financeiro e faz belas ilustrações para quem deseja aprender mais sobre finanças.

8. Steve Jobs, Danny Boyle (2015)

O filme, que estreou em 2015, fala sobre a vida do inventor e empresário Steve Jobs. O roteiro conta com os principais três acontecimentos de sua vida empresarial: o lançamento do computador Macintosh, a criação da empresa NeXT e seu grande retorno com o lançamento do iPod.

Nesta biografia, Steve Jobs foi retratado de maneira espetacular porque, além dos drmas nos negócios estarem expostos, sua vida familiar também foi contada. Cheia de derrotas e fracassos, é um filme estimulante para quem está começando a investir no próprio negócio.

Quem interpretou Steve Jobs no filme foi Ashton Kutcher. O ator conseguiu encarnar o jovem inventor e o homem adulto. O filme – e a vida – de Jobs tem o poder de inspirar e inovar profissionais que desejam ser bem-sucedidos.

9. Um Homem Contra Wall Street, Uwe Boll (2013)

Jim Baxford tem uma vida muito boa, tipicamente como um sonho americano: bom emprego e família estruturada. Até que a crise econômica atingiu sua empresa e ele perde tudo por conta disso e de ações ilegais de empresários poderosos de Wall Street.

Como se não bastasse a crise financeira, sua esposa fica doente e ele precisa pagar o tratamento. As contas médicas viram uma bola de neve, até que – se sentindo culpada por tudo – ela comete suicídio.

A partir disso, ele põe em prática seu plano para se vingar de todos que prejudicaram sua vida. Ele decide caçar os empresários um a um até que resolve invadir um dos prédios da Wall Street.

10. O Homem Que Mudou o Jogo, Bennett Miller (2011)

Muitos podem pensar que este é um filme apenas sobre esporte, não percebendo os ensinamentos que ele dá. Baseado em fatos reais, o filme conta a história do gerente de esportes Billy Beane com seu objetivo de fazer o time de beisebol campeão.

Uma prova de adaptação e persistência, o roteiro inspira líderes a olharem para seus liderados com empatia e a pensar fora da caixa. Mesmo se tratando do mundo dos esportes, é possível utilizar as lições para qualquer situação que deva ser enfrentada.

No filme, Beane sofre represálias por querer mudar a forma das contratações e abordagens de treino. Independente disso, ele insistiu no que acreditava até conseguir bons resultados.

11. À Procura da Felicidade, Gabriele Muccino (2006)

A vida não é fácil para Chris Gardner. Apesar das tentativas, ele não consegue sair dos problemas relacionados às finanças. Sem esposa e pai solteiro, ele tenta utilizar suas habilidades de venda para conseguir um emprego.

Após conseguir uma vaga de estagiário em uma corretora de ações, deseja ser contratado e luta muito para tal. Neste meio tempo, é despejado e começa a dormir em abrigos com seu filho.

A história interpretada por Will Smith é verídica e se trata de uma jornada angustiante, repleta de derrotas pessoais, mas inspiradora. No fim das contas, Gardner consegue educar seu filho, ser um homem íntegro e enriquecer com seu trabalho.

12. Até Que a Sorte Nos Separe, Roberto Santucci (2012)

Essa é uma comédia brasileira em que acompanhamos a história de Tino e sua família que ganharam na loteria e começam a viver ostentando. Porém, o dinheiro dura pouco, já que eles gastam todo o dinheiro.

E isso acontece justamente quando a esposa de Tino descobre que está grávida e, para evitar fortes emoções, ele esconde a real situação da família com o objetivo de contornar o problema. 

O filme é uma lição sobre controle de gastos, mesmo quando se tem muito. Por esse motivo, é preciso se planejar financeiramente e viver dentro do padrão de vida que o seu dinheiro permite.

E é claro, criar um plano para caso as coisas acabem saindo do seu controle. 

13. Fome de Poder, John Lee Hancock (2016)

Ao notar uma oportunidade de negócio dos irmãos McDonald, o vendedor de máquinas Ray Kroc adquire uma participação na empresa. E aos poucos elimina os irmãos do negócio, começando a construir o império que se tornou a rede de lanchonetes atualmente. 

Mas é válido ressaltar que nem tudo que Ray faz é considerado ético, mas você consegue aprender muito sobre empreendedorismo e ter uma visão para o seu negócio. Além disso, a história ainda mostra que a persistência e a inovação são capazes de transformar um sonho em algo concreto.

Esse é um filme sobre negócios e dinheiro que é de dar água na boca, literalmente.

14. O Mago das Mentiras, Barry Levinson (2017)

A produção é baseada do livro O Mago das Mentiras: Bernard Madoff e a História da Maior Fraude Financeira de Todos os Tempos.

Dessa maneira, o longa conta a história do investidor e consultor financeiro Bernard Madoff, que criou o esquema de Ponzi, ou seja, a pirâmide financeira mais conhecida do mundo.

Assim, o filme apresenta um caráter semidocumental, em que se propõe a apresentar uma série de entrevistas e atuações de nomes consagrados do cinema, como Robert De Niro e Michelle Pfeiffer.

15. Grande Demais Para Quebrar, Curtis Hanson (2011)

A história se passa no ano de 2008 e conta sobre as tentativas do banqueiro Richard Fuld de salvar o Lehman Brothers. Com isso, mostra conversas com personalidades como Hank Paulson (secretário do Tesouro estadunidense), Ben Bernanke e Tim Geithner.

Durante as negociações, buscava-se uma solução privada envolvendo banqueiros de investimento e membros do Congresso para preservar a empresa sediada em Nova York.

Você já viu algum desses filmes?

Como assistir aos filmes sobre finanças?

Você pode estar se perguntando: mas como vou assistir a todos esses filmes? Primeiramente, você precisa ajustar o seu tempo e fazer um planejamento diário que lhe permita ter tempo para esse hobby.

Se você não sabe como ou onde encontrar, aqui vai uma dica fácil: a Netflix disponibiliza muitos desses filmes ou séries sobre finanças para ajudar na sua busca por conhecimento!

*Colaboração: Isabella Mercedes

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui