Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

7 filmes sobre finanças para assistir o quanto antes

Escrito por: Mateus Carvalho em 31 de janeiro de 2019

Assistir a um filme com um balde de pipoca e refrigerante bem gelado. Quem não curte esse cenário, principalmente com boas companhias? E se quiser, até mesmo sem companhia.

Para você que gosta de aproveitar esse hobby que diverte e agrega conhecimento, que tal aprender sobre finanças com os filmes?

Para os amantes de um bom filme, há muitas opções para melhorar as tardes ou noites dos finais de semana. E se você tem passado boa parte dos seus sábados e domingos sem um roteiro ou programação, um filme sempre cai bem.

filmes-sobre-finanças

Os filmes sobre finanças trazem histórias e dicas valiosas de como organizar a vida financeira, apontando realidades e trazendo sempre a importância de se planejar.

Além disso, é uma forma mais dinâmica e divertida de aprender.

Agregar um pouco mais de conhecimento sobre o mercado financeiro através de filmes é uma excelente alternativa.

É uma ótima maneira de fugir do habitual, como livros e palestras, e aprender de uma forma mais diferente e atrativa, uma boa para diversificar a aprendizagem.

Para ajudar na programação do seu roteiro, confira uma lista com 7 filmes sobre finanças que você deve assistir o quanto antes.

#1 O lobo de Wall Street

O filme dirigido por Martin Scorsese teve sua estreia em 2014 e conta a história de Jordan Belfort, um ambicioso corretor da Bolsa de Valores. Nos anos 90, ele ficou conhecido no mercado financeiro norte-americano.

Ele trabalha duro durante seis meses em uma corretora de Wall Street até ser contratado como corretor. No entanto, faz as bolsas de vários países caírem repentinamente.

A partir daí, decide montar uma empresa. Ele opta por ter vendas em valores menores, porém que trazem mais recompensa e um retorno melhor para o seu negócio.

Em uma história divertida, o espectador poderá conferir uma narrativa que envolve poder e ambição.

Isso porque nem sempre o corretor usava os métodos éticos e legais. Sendo assim, acaba se metendo em uma furada.

#2 A Grande Aposta

A grande aposta tem no nome um belo significado para estar na lista de filmes sobre finanças. É uma excelente história que merece ser assistida o quanto antes.

Foi lançado em 2016, mas toda a narrativa se passa em 2008, quando nota-se que empréstimos realizados para o mercado imobiliário correm risco de inadimplência.

A partir desse momento, quatro personagens do filme decidem apostar contra o mercado. A decisão acarreta em investir 1 bilhão de dólares contra o mercado. Eles recebem a ajuda do guru de Wall Street.

Com essa história, os quatro homens envolvidos conseguem arrecadar uma fortuna e faturam muito dinheiro após terem se aproveitado da crise enfrentada pelo país, já que em 2008 houve um momento caótico para a economia.

#3 Capitalismo: Uma História de Amor

“Capitalismo: uma história de amor” teve roteiro e direção de Michael Moore. Com sua estreia no ano de 2009, o autor analisa como o sistema corrompeu o posicionamento de liberdade em caráter de ideais que se viam presentes na Constituição norte-americana.

Essa mudança trouxe a geração maior de lucros que privilegia uma parte menor da sociedade. Em contrapartida, uma outra parte vai vendo os seus direitos se perdendo.

A história tem como enredo a crise passada entre 2007 e 2009, com a transição de governo: George W. Bush para Barack Obama.

#4 O poderoso chefão

A família de mafiosos mais conhecida do cinema mundial não poderia ficar de fora dessa lista de filmes sobre finanças. Para quem gosta de maratonar, o poderoso chefão traz uma sequência em três partes que lhe permite passar várias noites nessa obra de Francis Ford Coppola.

É um filme que foi filmado há quatro décadas, mas que não perde a sua qualidade com o passar dos anos. Embora não haja toda a qualidade e inovações das cenas de filmes atuais, “O poderoso chefão” traz muitos ensinamentos para quem tem um negócio, principalmente para líderes.

A obra não pode faltar na lista de filmes sobre finanças, uma vez que fala sobre negociações, aliados e escolhas. Esses são três pilares que fazem total diferença no mercado financeiro e podem garantir muito sucesso para os investidores e principais personagens.

#5 Trabalho interno

O filme “Trabalho interno” é uma obra com direção de Charles H. Ferguson que também retrata a crise financeira de 2007 a 2008.

Traz as consequências de uma corrupção sistêmica nos Estados Unidos. O contexto ilustra como o cenário político e as práticas bancárias foram as responsáveis por essa crise.

O autor elabora uma espécie de documentário e consegue entrevistar economistas, políticos e jornalistas para explicar todo esse contexto temporal.

#6 Quem quer ser um Milionário?

Popularmente conhecido no mundo dos cinemas como Slumdog Millionaire, o filme é uma boa aula para quem quer aprender mais sobre finanças. O diretor Danny Boyle traz uma história com muitas lições e aprendizados para o mundo dos negócios.

Empregado servindo chá para uma empresa de telemarketing, o personagem principal vê a sua vida mudar ao se inscrever em um programa televisivo. Suas experiências o ajudam a responder as perguntas, quando decide acreditar em si mesmo.

A obra já bateu vários recordes de bilheterias e recebeu diversos prêmios, além de premiações individuais dos atores. É um filme bastante conhecido.

Portanto, se você já viu, vale a pena ver de novo.

#7 O dia antes do fim

Fechando a lista do Top 7 de filmes sobre finanças está “O dia antes do fim”, sob a direção de J. C. Chandor. Mais uma obra que retrata bem as mazelas e cotidiano do mercado financeiro.

Um dos personagens é analista de investimentos e descobre, durante a crise de 2008, que algumas informações consideradas sigilosas podem abalar o mundo dos negócios.

Durante as 24 horas seguintes no filme, ele conclui que qualquer decisão que tomar poderá mudar a vida de muitas pessoas. Incluindo colegas de trabalho e até mesmo dos cidadãos.

Ele descobre que sua empresa está prestes a falir. O filme conta a rotina do mercado financeiro e faz belas ilustrações para quem deseja aprender mais sobre finanças.

Como assistir aos filmes sobre finanças?

Você pode estar se perguntando: mas como vou assistir a todos esses filmes?

Primeiramente, você precisa ajustar o seu tempo e fazer um planejamento diário que lhe permita ter tempo para esse hobby.

Se você não sabe como, ou onde encontrar, aqui vai uma dica fácil: a Netflix disponibiliza muitos desses filmes ou séries sobre finanças para ajudar na sua busca por conhecimento.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

cartão-de-crédito-consignado-sem-anuidade
voos cancelados da Avianca
consórcio de dinheiro
organizar-as-finanças-depois-das-férias
Seguro de vida