Quem começa a investir com foco no longo prazo é porque quer se planejar para a aposentadoria. A partir desse objetivo, os brasileiros costumam aplicar o dinheiro em fundo de pensão ou previdência privada.
Anúncios
E você deve estar se perguntando qual é a diferença entre eles, como funcionam e as vantagens. Isso é comum.
O que você precisa saber agora é que os dois planos são complementares e podem servir como uma renda adicional à da previdência pública/social (INSS).
Anúncios
É justamente por isso que eles vêm ganhando destaque entre os investidores e também entre as empresas que desejam oferecer um benefício extra aos seus colaboradores.
Para te ajudar a saber qual é a diferença entre fundos de pensão e previdência privada o FinanceOne preparou um conteúdo com as principais informações sobre esses investimentos.
O que são fundos de pensão?
Os fundos de pensão são planos fechados de Previdência Privada. São destinados a profissionais que trabalham em empresas, entidades de classe ou associações.
Anúncios
A instituição é quem oferece a modalidade de investimento com foco na aposentadoria.
Esses fundos podem ter o patrimônio alocado em ativos de renda fixa, renda variável ou no setor imobiliário.
Além disso, uma pequena parcela do capital pode estar investida em produtos estruturados, como Fundos Multimercados e Certificados de Operações Estruturadas (COEs).
+ Saiba como pagar menos imposto com a Previdência Privada
E quando o profissional se aposenta, passa a receber o benefício em parcelas mensais. Se ele sair da empresa, tem o direito de resgatar parte do dinheiro que contribuiu enquanto trabalhava.
Como o fundo de pensão funciona?
O servidor público ou o trabalhador de uma empresa contribui mensalmente com uma determinada quantia, enquanto a companhia contribui com outra parte. A soma das duas contribuições se transforma em um complemento para a aposentadoria do profissional.
A relação estabelecida entre o valor pago pelo colaborador e pela empresa é de 1 para 1. No entanto, para saber exatamente qual será a proporção, é importante ter atenção ao formato do contrato utilizado pela empresa.
Como funciona a previdência privada?
Essa é outra modalidade de investimento para quem tem o foco em médio ou longo prazo. A previdência privada tem o objetivo de garantir que o seu titular ou beneficiário consiga uma renda futura, voltada para aposentadoria ou sucessão.
A partir de seus planos, qualquer pessoa consegue planejar a sua aposentadoria de forma autônoma e personalizada.
Assim, o beneficiário consegue complementar a aposentadoria pública e garantir um futuro financeiro mais equilibrado e adequado às suas necessidades.
O investidor também pode escolher um plano com grau de risco maior. Esses planos geralmente têm maior rentabilidade. Logo, a escolha do melhor fundo vai depender muito do perfil do investidor.
Quais são as características em comum?
Os fundos de pensão e previdência privada, embora se diferenciem em alguns pontos, possuem características comuns para os seus beneficiários e optantes. Entre elas, podemos citar:
Taxas
Os Fundos de Pensão costumam cobrar taxas de administração usadas para a manutenção do fundo. A Previdência Privada também cobra essa mesma taxa, que é descontada da rentabilidade do fundo.
O objetivo é cobrir os custos que a instituição tem ao administrar o plano de previdência.
Segurança
Outro ponto em comum é que ambos são seguros e garantem a segurança dos investimentos. Mas, é válido, em todas as hipóteses, procurar conhecer a estratégia adotada pelo referido gestor, já que têm aplicações que podem apresentar riscos maiores.
Imposto de Renda
Outra semelhança é o Imposto de Renda (IR). Na Previdência Privada, o IR é cobrado de acordo com o tipo de plano.
+ 9 formas de pagar menos imposto de renda
No Fundo de Pensão, a forma de recolhimento é muito semelhante, podendo incidir sobre os fundos de acordo com a tabela regressiva ou progressiva.
Conheça as vantagens de cada investimento
Tanto os Fundos de Pensão quanto a Previdência Privada tem as suas vantagens e para escolher qual é a melhor opção para você é preciso conhecê-la. Confira os benefícios de cada um abaixo!
Fundos de Pensão
Os fundos de pensão são administrados por entidades que não podem ter lucro com a operação. Assim, a tendência é que as taxas dos planos fechados sejam menores do que as praticadas pelos abertos.
Porém, essa prática não é regra. Assim, é interessante pesquisar com cuidado todas taxas executadas pelos fundos, antes de fazer a contratação de um plano.
Previdência Privada
O benefício da Previdência Privada é que para começar a investir não se tem uma idade mínima. Além disso, é possível flexibilizar o valor dos aportes, como por exemplo em um mês você pode investir R$25 e no outro R$150.
Outra vantagem é que você tem total liberdade de escolher como será realizado o resgate do seu investimento.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe com mais pessoas para que todos possam entender as diferenças e pontos em comum entre os dois investimentos.