Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Conheça 6 hábitos dos investidores inteligentes

Escrito por: Rafael Massadar em 2 de outubro de 2018

Saber os hábitos dos investidores inteligentes pode ser um grande passo para o sucesso financeiro. Até porque fazer o dinheiro render não é tarefa fácil.

No entanto, definir qual é o seu objetivo antes de realizar algum investimento é o primeiro passo para o sucesso. Pode-se dizer que é um dos mais importantes.

É por meio dele que se começa a ter uma noção do tipo de investimento mais adequado para você. Por isso, algumas questões devem ser respondidas antes de investir seu dinheiro em alguma aplicação. São elas:

– quanto você espera ganhar;
– quais riscos pretende assumir;
– qual o seu perfil de investidor;
– qual a quantia disponível para investir;
– onde investir.

Com todos os quesitos ajustados, você já pode começar a usar os hábitos dos investidores inteligentes. Listamos seis a seguir, para você se inspirar e adotar!

1. Reservar dinheiro sempre

Comece por separar uma quantia específica para iniciar o investimento. Lembre-se de separar alguma quantia que não prejudique o orçamento mensal.

Para isso, o ideal é começar a controlar melhor os gastos pessoais. Eles podem ser melhor acompanhados por meio de planilhas financeiras, que ajudam a identificar melhor todos os custos. Ou até por aplicativos que podem ser instalados no seu smartphone.

hábitos dos investidores inteligentes

2. Estudar e pesquisar o mercado

Definidos seus objetivos, faça pesquisas constantes do mercado. Mais um dos hábitos dos investidores inteligentes.

Você vai ter de pesquisar muito, em diversas fontes e de diferentes maneiras. Essa estratégia inteligente garante que você tenha a menor margem de erro possível ao investir.

Por exemplo, caso decida investir em ações, saiba como funciona o mercado e o que pode fazer com que ele oscile.

Portanto, organize a sua pesquisa. Afinal, você terá diferentes modalidades e distintos investimentos. Além de diversos riscos para analisar.

Com o cenário definido,  chegou a hora de eleger o melhor para as suas necessidades. Porém, as pesquisas não param por aí.

Muitas pessoas acham que só devem pesquisar ao definir um investimento inicial. Na realidade, você sempre precisa ficar de olho nas oscilações do mercado, nas notícias mundiais, entre outras informações.

Afinal, investidores inteligentes sempre sabem o que pode acontecer com a economia mundial e o seu investimento.

3. Diversificar Investimentos

No mercado financeiro existem diversas possibilidades de diversificação de investimento. Cada um para um perfil de investidor, que pode ser arrojado, moderado e conservador.

Ao diversificar seu portfólio, a performance de seus investimentos flutuará menos devido a perdas de algumas aplicações em detrimento do ganho de outras. Você correrá menos riscos do que se investir tudo em apenas um tipo de investimento, como ações ou títulos.

Portanto, a diversificação é um dos hábitos dos investidores inteligentes. Assim, eles conseguem administrar bem os riscos e a volatilidade dos seus ativos financeiros.

Porém, lembre-se de que não importa o quão diversificada seja sua carteira, o risco nunca será completamente eliminado. A chave é encontrar um ponto de equilíbrio entre o risco e o retorno. Assim, você garante que seus objetivos financeiros sejam alcançados.

4. Ter paciência

hábitos dos investidores inteligentesAlguns dizem que a paciência é uma virtude de poucos. No entanto, ela é uma característica essencial dos investidores inteligentes.

Todo tipo de aplicação possui um certo prazo de avaliação antes de tomar uma decisão, e agir por impulso pode prejudicar seus resultados.

Sendo assim, mesmo que a aplicação não gere retornos financeiros satisfatórios, o investidor inteligente deve ter paciência.

Ela é necessária para aguardar o tempo ideal para avaliar os resultados e colher informações sobre o porquê do fracasso da sua aplicação.

5. Correr riscos

Muitos investidores priorizam a segurança em detrimento da rentabilidade, focando apenas nos investimentos mais conservadores. Entretanto, os que aceitam correr mais riscos são, de um modo geral, aqueles que conseguem obter os melhores resultados.

Afinal, voltar-se totalmente para a segurança e preocupar-se somente com a proteção do patrimônio pode acabar fechando seus olhos para excelentes oportunidades.

Mesmo que seu perfil de investidor seja naturalmente conservador, a tolerância a riscos um pouco maiores também pode ser exercitada e se tornar um hábito. Com o tempo e um pouco de paciência, você acaba entendendo que não tem tanto problema perder um pouco de dinheiro.

Lembre-se que a volatilidade do mercado é um fato e pode muito bem ser utilizada ao seu próprio favor. Portanto, esqueça um pouco da segurança e mova seus esforços para a rentabilidade dos investimentos.

6. Manter-se atualizado

O autoconhecimento e o foco são hábitos dos investidores inteligentes. Com conhecimento sólido, eles são capazes de potencializar os ganhos de uma maneira eficaz.

Nesse sentido, é importante ler livros sobre educação financeira e finanças pessoais. Eles podem ajudar na tomada de decisões e a entender a dinâmica por trás de cada aplicação, para não ser pego de surpresa.

Mantenha-se atualizado sobre os novos tipos de investimento. Além das novidades tecnológicas que facilitam a gestão do dinheiro.

Saiba tudo sobre as instituições financeiras do mercado. Descubra ainda informações que podem fazer total diferença para você ganhar mais dinheiro.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe um comentário

Posts relacionados

riscos-de-investir-em-ações
Como funciona o Consórcio Honda
Mercado de Capitais
comprar-ações-diretamente-em Wall-Street
Veja qual é o perfil do investidor brasileiro