Início Notícias Finanças Pessoais Finanças para mulheres: aprenda mais com esses livros

Finanças para mulheres: aprenda mais com esses livros

1
(1)

Mulheres são mais organizadas, mais emotivas e nas finanças, como são? Bom, não estamos aqui para rotular e nem julgar perfis. Nossa missão é indicar leituras sobre finanças para 2020.

Você, mulher, que está lendo esta matéria, o que acha de seus investimentos? Você anda poupando? Já pensou em fazer alguma aplicação?

A porcentagem de investidoras ainda é pequena. Segundo dados da BM&FBovespa de fevereiro de 2018, de todos os investidores (pessoas físicas), apenas 22,08% são mulheres. São 144.493 investidoras contra 488.728 homens.

A maioria está na faixa entre 36 a 45 anos de idade. O TOP 5 de estados é São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A quantidade de mulheres investindo na bolsa, porém, vem decrescendo desde 2012. Naquele ano, havia 25% de mulheres investidoras, enquanto 2017 fechou com 22%.

Mas, por que será que as mulheres investem pouco? Diante desses dados, realizamos uma pesquisa e listamos livros de finanças para mulheres.

Ah, se você quer entender também do mercado financeiro e de finanças, saiba como montar um planejamento e descubra seu perfil de investidor. Depois, estará pronta para decidir sobre um investimento.

aprenda sobre finanças para mulheres
Aprenda sobre finanças para mulheres com essas dicas de livros

Livros de finanças para mulheres

Dica 1: Ganhar, Gastar, Investir. O Livro do Dinheiro Para Mulheres

Denise Damiani e Cynthia de Almeida; Editora Sextante

A proposta das autoras é reunir conceitos essenciais para mulheres administrarem seu dinheiro. Há orientações para assuntos como casamento e divisão de gastos, maternidade e trabalho, mesada para os filhos, etc.

O livro ainda inclui histórias de anônimas e dicas das ferramentas certas para as mulheres tomarem as rédeas de suas próprias finanças.

As autoras querem propor que todas tenham uma relação saudável com o dinheiro e ganhem qualidade financeira, com mais independência.

Para isso, ainda sugerem o trabalho em três frentes: aumentar os ganhos, reduzir os gastos e fazer bons investimentos.

Dica 2: Finanças Femininas. Como Aprender a Investir e Realizar Seus Sonhos

Carolina Ruhman Sandler e Samy Dana; Editora Benvirá

O livro trata das impulsividades que podem levar a um descontrole nas finanças femininas. Além, claro, do consumismo que muitas mulheres não conseguem controlar.

A proposta é dar dicas para construir uma vida financeira mais equilibrada e saudável.

+ 10 livros para ganhar mais dinheiro

Dica 3: Detox Das Compras. Como se livrar do consumismo e repensar a forma como gasta seu dinheiro

Carol Sandler; Editora Benvirá

Quem nunca aproveitou uma promoção que atire a primeira pedra. É fato que muitas mulheres não conseguem se segurar ao ver a expressão ‘liquidação’.

E, de repente, surge uma necessidade de ter aquele novo produto, que você passou a “precisar muito” agora. E nessa a fatura do cartão de crédito fica como?

A proposta da autora do livro é justamente uma reflexão sobre a forma como você gasta seu dinheiro. Ela mostra o quanto o consumo sem controle pode ser prejudicial muito além das finanças.

Você precisa mesmo daquele último lançamento ou quer realizar seus sonhos?

Dica 4: Warren Buffett Investe Como as Mulheres. Descubra Como o Maior Investidor do Mundo Usa o Instinto Feminino na Hora de Decidir

Louann Lofton; Editora Saraiva

Warren Buffett é um magnata norte-americano, empresário e filantropo. Como um dos maiores investidores do mundo, ele gerencia o grupo Berkshire Hathaway, responsável por mais de 60 empresas.

Buffett é referência em dicas para investimento e em como aumentar seus ganhos. Nesse livro, a ideia é mostrar os princípios femininos que o fizeram ser um dos investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos.

Dica 5: É da Minha Conta! Organização Financeira Para Mulheres que Buscam Prosperidade e Equilíbrio

Flavia Padoveze; Editora Casa da Palavra

Procurando ajuda financeira? O livro trata de melhorar a qualidade do uso do salário e também como administrar melhor seu orçamento pessoal, da família e da casa, por exemplo.

A consultora de finanças pessoais e autora da obra busca mostrar como é possível administrar o orçamento para realizar desejos, como apartamento, viagem e filhos.

O objetivo aqui é: ensinar como o dinheiro pode ser sinônimo de tranquilidade e independência para as mulheres.

Dica 6: Aposentada Ficava a Sua Avó. Meninas Iradas!

Mara Luquet e Andrea Assef; Editora Saraiva

Esse livro não é simplesmente um guia de finanças para mulheres. Na verdade, o assunto principal da obra é o envelhecimento.

E, para fazer isso, um dos pontos principais é ter uma saúde financeira, além de física e mental. Sobre o comportamento nessa fase da vida que as autoras abordam nessa obra.

O objetivo é também propor um planejamento financeiro para que as mulheres fiquem bem nesse estágio. Como economizar para a aposentadoria e a independência financeira são outros assuntos que moveram a criação do livro.

As autoras são responsáveis também pela obra na área de finanças, “Meninas Normais Vão ao Shopping, Meninas Iradas Vão à Bolsa”.

Dica 7: Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

Nathalia Arcuri; Editora Sextante

Nathalia Arcuri é dona do maior canal de finanças do mundo e um dos principais nomes do Brasil relacionados a esse tema. Em 2018 lançou o livro que tem o mesmo nome de seu site e canal no Youtube.

A obra traz uma lista com dez passos sobre como poupar dinheiro, investir e fazer um planejamento financeiro. Marcadas por uma linguagem de fácil entendimento, as dicas são pontuadas com exemplos reais pelos quais autora passou.

Além disso, o leitor pode ter uma leitura ativa, já que, junto com as listas, Nathalia Arcuri propõe alguns exercícios. O objetivo é que as orientações sejam postas em prática no decorrer da leitura.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Conheça 4 franquias mais rentáveis no mercado

Quem está pensando em investir em franquias, precisa levar em consideração diversos pontos. O seu investimento pode até ser baixo, mas para...

10 corretoras de confiança para investir

Escolher uma corretora de confiança para investir não é uma tarefa fácil. O primeiro passo é verificar se a instituição é cadastrada...

Auxílio residual de R$300: governo divulga calendário

O Ministério da Cidadania divulgou o calendário de pagamentos referente ao auxílio residual das parcelas de R$300. Os pagamentos serão para os...

Como conquistar a independência financeira em 5 anos?

Muitas pessoas querem conquistar a independência financeira, mas será que elas sabem, de fato, o que significa ser financeiramente independente?

SPC: como consultar CPF e nome sujo

A expressão “nome sujo” faz surgir calafrios em muitos consumidores e estar com o nome no SPC é, certamente, um dos medos de quem...

Renda Cidadã: governo anuncia programa para substituir Bolsa Família

O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, 28, o novo programa de transferência de renda: o Renda Cidadã, que vai...