Finanças para mulheres: aprenda mais com esses livros
Escrito por: Redação em 8 de março de 2018
Mulheres são mais organizadas, mais emotivas, mas e nas finanças, como são? Bom, não estamos aqui para rotular e nem julgar perfis. Nossa missão neste Dia Internacional da Mulher é indicar leituras sobre finanças para mulheres. Você, mulher, que está lendo essa matéria, o que acha de seus investimentos? Você anda poupando? Já pensou em fazer algum investimento ou mesmo já realiza alguma aplicação?
A porcentagem de investidoras ainda é bem menor. Segundo dados da BM&FBovespa referentes à fevereiro deste ano, da quantidade de investidores pessoas físicas, apenas 22,08% são mulheres. São 144.493 investidoras contra 488.728 homens.
A maioria está na faixa entre 36 e 45 anos de idade, também a maior faixa etária dos homens que investem. O TOP 5 de estados é São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A quantidade de mulheres investindo na bolsa, porém, vem decrescendo desde 2012. Naquele ano, havia 25% de mulheres investidoras, enquanto 2017 fechou com 22%.
Mas, por que será que as mulheres investem pouco? Diante desses dados, realizamos uma pesquisa e listamos a seguir livros de finanças para mulheres. Ah, se você quer entender também do mercado financeiro e de finanças, saiba como montar um planejamento e descubra seu perfil de investidor. Depois, estará pronta para decidir sobre um investimento.

Livros de finanças para mulheres
Dica 1: Ganhar, Gastar, Investir. O Livro do Dinheiro Para Mulheres
Denise Damiani e Cynthia de Almeida; Editora Sextante
A proposta das autoras é reunir conceitos essenciais para mulheres administrarem seu dinheiro. Há orientações para assuntos como casamento e divisão de gastos, maternidade e trabalho, mesada para os filhos, etc. O livro ainda inclui histórias de anônimas e dicas das ferramentas certas para as mulheres tomarem as rédeas de suas próprias finanças.
As autoras querem propor que todas as mulheres tenham uma relação saudável com o dinheiro e ganhem qualidade financeira, com mais independência. Para isso, ainda sugerem o trabalho em três frentes: aumentar os ganhos, reduzir os gastos e fazer bons investimentos.
Dica 2: Finanças Femininas. Como Aprender a Investir e Realizar Seus Sonhos
Carolina Ruhman Sandler e Samy Dana; Editora Benvirá
O livro trata das impulsividades que podem levar a um descontrole nas finanças femininas. Além, claro, do consumismo que muitas mulheres não conseguem controlar. A proposta é dar dicas para construir uma vida financeira mais equilibrada e saudável.
Dica 3: Detox Das Compras. Como se livrar do consumismo e repensar a forma como gasta seu dinheiro
Carol Sandler; Editora Benvirá
Quem nunca aproveitou uma promoção que atire a primeira pedra. É fato que muitas mulheres não conseguem se segurar ao ver as expressões liquidação e promoção. E, de repente, surge uma necessidade maior de ter aquele novo produto, que você passou a “precisar muito” agora.
E nessa a fatura do cartão de crédito fica como? A proposta da autora do livro é justamente uma reflexão sobre a forma como você gasta seu dinheiro. Ela mostra o quanto o consumo sem controle pode ser prejudicial muito além das finanças. Você precisa mesmo daquele último lançamento moda ou quer realizar seus sonhos?
Dica 4: Warren Buffett Investe Como As Mulheres. Descubra Como o Maior Investidor do Mundo Usa o Instinto Feminino na Hora de Decidir
Louann Lofton; Editora Saraiva
Warren Buffett é um magnata norte-americano, empresário e filantropo. Como um dos maiores investidores do mundo, ele gerencia o grupo Berkshire Hathaway, responsável por mais de 60 empresas.
Buffett é referência em dicas para investimento e em como aumentar seus ganhos. Nesse livro, a ideia é mostrar os princípios femininos que o fizeram ser um dos investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos.
Dica 5: É da Minha Conta! Organização Financeira Para Mulheres que Buscam Prosperidade e Equilíbrio
Flavia Padoveze; Editora Casa da Palavra
Procurando ajuda financeira? O livro trata de melhorar a qualidade do uso do salário e também como administrar melhor seu orçamento pessoal, da família e da casa, por exemplo.
A consultora de finanças pessoais e autora da obra busca mostrar como é possível administrar o orçamento para realizar desejos, como apartamento, viagem e filhos. O objetivo aqui é: ensinar como o dinheiro pode ser sinônimo de tranquilidade e independência para as mulheres.
Dica 6: Aposentada Ficava a Sua Avó. Meninas Iradas!
Mara Luquet e Andrea Assef; Editora Saraiva
Esse livro não é simplesmente um guia de finanças para mulheres. Na verdade, o assunto principal da obra é o envelhecimento. E, para fazer isso, um dos pontos principais é ter uma saúde financeira, além de física e mental. Sobre o comportamento nessa fase da vida que as autoras abordam nessa obra.
O objetivo é também propor um planejamento financeiro para que as mulheres fiquem bem nesse estágio. Como economizar para a aposentadoria e a independência financeira são dois dos principais assuntos que moveram a criação do livro. As autoras são responsáveis também por outra obra na área de finanças, “Meninas Normais Vão ao Shopping, Meninas Iradas Vão à Bolsa”.