Dia das Mães: a importância das datas comemorativas para os negócios

0
247
Mãe solteira segura um casal de filhos no colo
5
(1)

O Dia das Mães é uma data relevante para as famílias e para os negócios, ao mesmo tempo. Presentear é uma demonstração de afeto.

Anúncios

No Brasil, a comemoração em homenagem às mães corresponde a segunda data mais importante para o varejo, atrás somente do Natal e, atualmente, emparelhada com a Black Friday.

A projeção é de que aproximadamente 130 milhões de brasileiros terão consumido algum produto ou serviço por conta desse dia.

Anúncios

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em todo o Brasil, mostrou que 79% dos consumidores pretendiam realizar pelo menos uma compra nesse período, maior do que foi observado em 2021 (77%), movimentando aproximadamente R$ 28,16 bilhões, nos segmentos de comércio e serviços.

Quanto ao poder de compra a expectativa foi que 37% dos consumidores resolveram comprar a mesma quantidade de produtos, 28% comprar mais e 17% comprar menos, em comparação ao ano passado.

A pesquisa ainda apontou os produtos que devem ser os destaques em vendas: roupas, calçados ou acessórios (44%), perfumes (37%), chocolates (23%) e cosméticos (23%). As principais presenteadas serão a mãe (76%), a esposa (19%) e a sogra (18%).

Anúncios

Dia das mães 2022: destaque para lojas físicas

Quanto ao local de compras, as lojas físicas, sobretudo em shoppings centers (31%) e as lojas de ruas (24%), serão os destaques. Certamente, pelo fim das regras com restrições sanitárias e pelos quase dois anos de isolamento e fechamento dos pontos.

Em compensação, as compras por Internet deverão cair de 57% no ano anterior para 44% neste. Um número ainda muito expressivo, e que deverá ir crescendo no futuro, como tendência.

Pessoa dando um pacote de presente para outra
79% dos consumidores devem comprar presente de dia das mães em 2022

A previsão também aponta para um crescimento no movimento nos restaurantes devido à reabertura dos espaços sem limitações e, claro, pela saudade das pessoas em confraternizar, celebrar e realizar os eventos com parentes.

Com isso, pode se dizer que este Dia das Mães foi um dos mais esperados, pela possibilidade de estar com a figura mais importante dos núcleos familiares, depois de tempos tão difíceis, pelas perdas e isolamento.

Mesmo sabendo do aquecimento natural das vendas, o bom empreendedor não deve esperar passivamente pelas datas comemorativas – além das citadas, destacam-se o Dia dos Pais, Dia dos Namorados e o crescente Cyber Monday no Brasil.

É preciso planejar com antecedência, pensando no marketing, em promoções, descontos e benefícios. Também com atenção quanto a estoque, logística e frete. E promovendo campanhas e ações que saibam traduzir toda a afetividade que a data traz, pede e merece.

Conheça Antonio Alvarenga, colunista do FinanceOne

Diretor-superintendente do Sebrae Rio desde 2019 e com vasta experiência no mercado, Antonio Alvarenga é o novo colunista do FinanceOne. Mensalmente, ele traz informações importantes sobre empreendedorismo. Fique de olho!

Antonio é administrador pela UFRJ, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura – SNA e vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Também é membro do Conselho Superior de Agronegócios da FIESP e da Academia Nacional de Agricultura e integrante do Conselho do Agro, instituição que reúne as 15 principais lideranças do agronegócio brasileiro.

Foi Diretor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais; Diretor Executivo e sócio do Ibmec Educacional. Confira outros artigos de Antonio Alvarenga, colunista do FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Artigo anteriorCartão BMG Card: como funciona, limite, como solicitar e mais!
Próximo artigoEmpréstimo pessoal Pernambucanas: saiba como solicitar e se vale a pena
Diretor-superintendente do Sebrae Rio desde 2019, é administrador pela UFRJ, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura – SNA e vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Também é membro do Conselho Superior de Agronegócios da FIESP e dos seguintes Conselhos da Firjan: Conselho Empresarial de Gestão Estratégica para Competitividade; Fórum Empresarial da Agroindústria; e Conselho Empresarial de Energia Elétrica, além de integrante do Conselho das Entidades do Setor Agropecuário e de diversas Câmaras Setoriais e Temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É membro da Academia Nacional de Agricultura e integrante do Conselho do Agro, instituição que reúne as 15 principais lideranças do agronegócio brasileiro. Foi Diretor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais; Diretor Executivo e sócio do Ibmec Educacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui