Se você é empreendedor e quer ter um negócio de sucesso, Luiza Trajano é alguém que merece sua atenção.
Anúncios
Além de ser uma das empresárias mais importantes do Brasil, conquistou feitos impressionantes no mundo dos negócios.
Segundo a revista Forbes, a empresária é a segunda mulher mais rica do país.
Anúncios
Além disso, em setembro a principal acionista do Magalu entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2021, da revista americana Time.
A empresária tem várias lições de empreendedorismo para outros donos de negócios. Quer conhecer as 3 principais delas e saber mais sobre a empresária? Então continue lendo este artigo!
Quem é Luiza Trajano?
Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza (Magalu).
Anúncios
Além disso, fundou o Grupo Mulheres do Brasil, que conta com 80 mil membros e tem a missão de estimular a participação feminina no mercado e na política.
Ela ajudou a criar um dos negócios mais valiosos do Brasil, o Magazine Luiza. E não acaba por aí: é a única executiva brasileira na lista global do World Retail Congress (WRC).
Nos últimos anos, foi considerada a líder de negócios com melhor reputação no Brasil consecutivamente.
Tanto reconhecimento se deve ao fato de que a empresária transformou o Magazine Luiza em um dos maiores varejos do Brasil. Fora que se tornou uma das marcas mais importantes no cenário digital.
Ela é uma das responsáveis pela empresa ter conquistado o título “Melhores empresas para se trabalhar”. O Magalu figura no ranking há 23 anos.
O Magalu nasceu em Franca, interior de São Paulo, e hoje está presente em vários lugares Brasil afora.
O empreendimento vale hoje 172 bilhões de reais e tem mais de 1,2 mil lojas físicas, fora o comércio eletrônico.
Lições de empreendedorismo de Luiza Trajano
1. Conheça seu cliente
Apesar de ser uma noção básica de empreendedorismo, esse é um passo ainda muito negligenciado por donos de negócios. E por diversas vezes, é a raiz de uma série de outros problemas.
Por isso, Luiza Trajano deixa a outros empreendedores a lição de terem atenção ao básico. Conheça, estude, mantenha contato com seu consumidor. Isso vale para qualquer tipo de negócio.
A prova do sucesso dessa postura no Magazine Luiza é que a empresa ficou no topo do ranking de quem tem a melhor experiência de cliente, segundo os próprios consumidores!
Um estudo de 2021 da SoluCX, que faz pesquisa de satisfação e índices de Net Promoter Score (NPS), aponta que a marca atingiu pontuação de 68,8 (de um total de 100), sendo a mais bem avaliada na pesquisa.
Em 2020 a rede varejista também foi considerada pelo ranking Ibevar-Fia 2020 como a marca mais admirada pelos consumidores. O resultado disso: crescimento, mais clientes e mais lucro.
2. Digitalize seu negócio
Em 2019, Luiza Trajano deu o que falar ao declarar em entrevista que queria “digitalizar o varejo do Brasil”. Mas não era apenas papo de vendedor, a empresa realmente mudou o cenário varejista online.
Uma das lições que a empresária deixa é que os empreendedores tenham atenção ao potencial online. Ela também salienta que esse processo de digitalização não é apenas mais um movimento.
“O digital é uma cultura, é um modo de fazer”, conta em entrevista à jornalista e especialista em finanças Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe!
Mas não é de pouco tempo que Trajano tem essa visão. Nos anos 90, muitos anos de se falar em vendas online como se tem hoje, o Magazine Luiza já criava sua primeira loja eletrônica.
Houve altos e baixos na trajetória da marca desde então. Mas definitivamente a visão sobre a importância da digitalização do negócio levou o Magalu a outro patamar.
Isso ficou muito evidente na pandemia. Antes da crise sanitária a rede já tinha 50% das vendas sendo feitas de forma online. Com a chegada da crise, a preparação para as comprar online estava muitos passos a frente de outros concorrentes.
3. Não tenha medo de errar
“Eu não tenho compromisso em acertar. (…) Se eu errei, eu redireciono, peço desculpas e digo ‘vamos mudar’.”
Essa é uma das principais lições de empreendedorismo de Luiza Trajano. De acordo com ela, o foco excessivo na perfeição pode levar muitas pessoas a ficarem paralisadas.
Por diversas vezes, quando questionada sobre sua capacidade de inovação e o segredo para o sucesso, a empresária destacou a coragem.
Ou seja, se tem uma boa ideia vá a faça da melhor forma que puder. Mas não tenha medo de errar. Se isso acontecer, recalcule a rota e tente de novo.
“Eu também não fui criada para ser a primeira, nem a maior. Fui criada para ter consistência, para descobrir coisas. Eu sei onde eu quero chegar, sei os riscos que eu vou correr.”
A empresária e a segunda mulher mais rica do país, segundo a Forbes, deixa uma mensagem clara para todos os brasileiros empreendedores: doem-se a seus propósitos e, consequentemente, terão sucesso.
Gostou das lições de Luiza Trajano? Então compartilhe com outros amigos empreendedores!