8 mandamentos do investidor de sucesso

Escrito por: Rafael Massadar em 22 de junho de 2020

Uma boa parcela da população tem aplicações. Mas será que todos se tornaram um investidor de sucesso? E você que deseja aplicar seu dinheiro, poderá ser um dia?

São perguntas que boa parte dos 64% dos brasileiros se faz diariamente. Afinal, essa é a porcentagem no país que tem intenção de investir, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

investidor de sucesso
É importante seguir estratégias vencedoras para se tornar um investidor de sucesso

Se a intenção se concretizar, cerca de 34 milhões de novos brasileiros entrarão no mercado financeiro.

É um aumento de oito pontos porcentuais na comparação com 2018, quando 56% dos entrevistados declararam vontade de aplicar recursos.

Quer aprender um pouco mais sobre o tema e aumentar seu nível de confiança com o mundo dos investimentos? Então confira o texto a seguir e aprenda oito dicas valiosas que todo investidor de sucesso deve conhecer.

Conheça os mandamentos do investidor de sucesso

1 – Ser organizado

Pode parecer óbvio, mas organização é um ponto-chave na vida de um investidor de sucesso. Ter uma vida financeira organizada é o primeiro passo para ganhar mais dinheiro.

Mas por que isso é tão importante? É muito simples! Ao ser organizado, isso significa que você tem controle de todo o seu dinheiro.

Você sabe exatamente quanto dinheiro entra na sua conta todos os meses (receitas) e quanto dinheiro sai (despesas).

A partir disso, consegue definir exatamente quais investimentos você já fez e quais você quer fazer. Ter tudo anotado e organizado é essencial!

2 – Defina seu objetivo como investidor

É importante saber qual é seu prazo de investimento e as suas metas, pois elas ajudarão a determinar os valores e os tipos de investimentos que você está buscando.

Geralmente os investimentos que visam ganhos de capital precisam de um prazo maior para gerar esses retornos, enquanto investimentos de renda fixa podem prometer pagamentos mensais de juros ao investidor.

Alguns investimentos tem um alto nível de liquidez e permitem que você acesse seu dinheiro investido a qualquer momento.

Já outros requerem um prazo mínimo de investimento durante qual você não pode tirar seu dinheiro facilmente. É importante levar tudo isso em consideração no momento de compor e equilibrar sua carteira.

3 – Estabeleça seu perfil de investidor

Cada pessoa tem os próprios interesses, necessidades e possibilidades na hora de aplicar os recursos.

É por isso que dizemos que não existe uma fórmula universal, já que cada um tem aspectos específicos para considerar. Para ser um investidor de sucesso, tudo tem que ser levado em conta.

A expressão máxima dessas particularidades vem na forma do perfil de investidor. Dependendo das suas características, diferentes tipos de aplicação serão mais indicados para você.

Conhecer essa questão, portanto, é fundamental para tomar boas decisões. Na sequência, veja o que é necessário para fazer tal definição.

+ Qual seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado?

4 – Estude

Para se tornar um investidor de sucesso é fundamental estudar o mercado de investimentos de maneira completa. A intenção é compreender, progressivamente, como aplicar os seus recursos e fazê-los render, dentro de certos objetivos.

Ao mesmo tempo, pode parecer difícil aumentar os conhecimentos que você já tem, não é? Para não ter dúvidas, trazemos dicas para aprender mais a respeito do mercado de investimentos!

Outros 4 mandamentos para obter êxito nas aplicações

5 – Diversifique suas aplicações

Uma das melhores estratégias de investimento costuma ser diversificar suas aplicações. Você pode investir em Tesouro Direto, que é um produto de renda fixa, mas também destinar uma parte de seus recursos às ações ou fundos de renda variável.

É o que os especialistas dizem: “não coloque todos os ovos na mesma cesta”. Fazendo isso, você dilui os potenciais riscos. Isto é, você pode até ter perdas com um produto, mas o investimento em outros poderão compensar.

Para quem está começando, pode ser interessante investir com poucos recursos e aumentar gradativamente os valores aplicados. A partir do lucro, o ideal é reinvestir.

6 – Monitore e reavalie sua carteira

Pelo menos a cada três meses, você deve consultar o desempenho dos seus investimentos para verificar se estão dentro da sua expectativa.

Nessa hora, é importante lembrar que a rentabilidade dos investimentos pode oscilar e que muitas vezes é necessário um tempo maior de avaliação antes de decidir trocar.

É importante respeitar o seu perfil de investidor ao readequar sua carteira.

7 – Acompanhe as notícias da economia

Dissemos que a situação econômica muda frequentemente e que afeta os investimentos, certo? Para ser um investidor de sucesso, você não pode ignorar esse aspecto. Na prática, isso consiste em acompanhar de perto a economia.

As alterações no mercado interno, como previsões de crescimento e mudanças na taxa de juros tornam algumas opções mais ou menos atrativas.

Já as transformações no cenário externo também têm implicações em diversas aplicações internas. A recente disputa comercial entre China e Estados Unidos, por exemplo, tende a afetar as principais Bolsas de Valores.

Ao verificar esses movimentos, é mais fácil prever alterações e, assim, definir como mexer na sua carteira do modo certo.

Inclusive, é um jeito de evitar o efeito manada, que acontece quando todos procuram ou deixam um investimento, levados por outros investidores. Com um entendimento sólido, você conseguirá agir de forma independente.

8 – Ser paciente

A riqueza não vem do nada. Um bom investidor tem paciência para entender que ganhar dinheiro com aplicações financeiras é um processo longo, mas que vale a pena.

Ou seja, no mundo dos investimentos, a paciência é essencial para você conseguir a melhor rentabilidade do mercado.

Confira também 7 documentários sobre o mercado financeiro.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

investimentos para o segundo semestre
investir no exterior
Avaliar a liquidez do investimento é importante para saber o prazo que poderá resgatar os lucros
investimentos para o segundo semestre
investir no exterior