
Recém saiu da faculdade ou está começando a sua carreira profissional? Então, se você tem entre 14 e 24 anos, pode ser uma boa oportunidade para participar de processos seletivos do programa Jovem Aprendiz.
Anúncios
Criado pelo governo federal para incentivar a promoção de jovens no mercado de trabalho, o Jovem Aprendiz é uma espécie de porta de entrada para muitas pessoas. O programa pode ser aplicado para quaisquer áreas e oferece benefícios para o desenvolvimento profissional de jovens adultos.
Tem interesse em entrar no mercado de trabalho, mas não sabe como conquistar uma vaga? Confira como funciona o Jovem Aprendiz e as dicas para aplicar em diferentes áreas.
Anúncios
Como funciona o programa Jovem Aprendiz?
De acordo com a Lei nº 10097/2000, aprendiz é todo jovem entre 14 e 24 anos que estuda e trabalha. O programa é um incentivo do governo federal para incentivar empresas a desenvolverem estágios para fomentar o início da carreira profissional de jovens e adultos recém formados.
Porém, diferente do estágio, o Jovem Aprendiz não exige um vínculo estudantil para o participante – basta apenas ter o ensino médio. De acordo com a lei, toda empresa de grande ou médio porte deve ter de 5% a 15% de aprendizes entre seus funcionários.
Quanto às horas trabalhadas, o jovem aprendiz deve ter uma carga horário de no máximo seis horas diárias para quem ainda não está formado no ensino médio, e oito horas para os demais.
Anúncios

A jornada de trabalho de um jovem aprendiz
O trabalho do jovem aprendiz é definido de acordo com a vaga para o qual ele aplica, mas sempre com caráter de aprendizado. As tarefas são feitas com o intuito de aprimorar as técnicas profissionais dos jovens em idade para o programa, e geralmente abrangem tarefas administrativas.
Dos cinco dias trabalhados por semana, um deve ser destinado a um curso profissionalizante atrelado à área. Entre os direitos, o jovem aprendiz pode ganhar 2% de FGTS e ao menos um salário mínimo, assim como vale transporte, 13º e férias – que devem coincidir com as férias escolares.
+ Veja quais são os direitos trabalhistas de um jovem aprendiz
Como se tornar um jovem aprendiz?
Quer iniciar a carreira profissional por meio do programa Jovem Aprendiz? Então, o primeiro passo é montar um bom currículo. Como ainda não há grandes experiências a serem dispostas, você pode elencar trabalhos escolares, habilidades especiais e até mesmo voluntariado. Além disso, pode rechear o currículo de cursos profissionalizantes.
Ao encontrar uma empresa que seja de agrado, é preciso entrar em contato e participar dos processos seletivos que estejam disponíveis. Por fim, é importante que você pesquise sobre os valores da empresa, as etapas do processo e outros detalhes que te valorizem para a vaga.
Durante a entrevista de emprego, lembre-se de ser claro e objetivo: apesar de não ter experiência profissional, você deve se mostrar animado com a oportunidade e oferecer suas habilidades para contribuir com a empresa escolhida.
Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir também os 7 melhores sites para fazer um currículo criativo.