Início Notícias Finanças Pessoais Saiba como pagar dívidas com desconto

Saiba como pagar dívidas com desconto

0
(0)

Como faço para pagar dívidas com desconto? Essa é pergunta de boa parte dos brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus.

Principalmente para 67,5% da população que se encontra endividada, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Para se ter ideia, o endividamento continua forte entre as famílias de menor renda. Para as que recebem até 10 salários mínimos, o percentual alcançou novo recorde na série em agosto (69,5%).

Já o total de famílias com dívidas ou contas em atraso aumentou para 26,7%, em agosto, atingindo a maior proporção desde março de 2010.

O primeiro passo para pagar suas dívidas com desconto é negociar com credor (a empresa que você deve). Ou seja, apresente com clareza os motivos pelo qual você não conseguiu quitar as suas dívidas até então.

Depois peça que ele lhe apresente uma proposta de negociação. Caso a sugestão não seja atrativa, estude os pontos que te preocupam e faça uma contraproposta.

Contudo, durante as conversas, sugira apenas soluções que caibam no seu orçamento. Não aceite tudo o que ele propor e menos ainda por impulso.

A seguir, veja formas de quitar suas dívidas com desconto:

Pagamento à vista

Quase sempre, pagar à vista nos dá os melhores benefícios e os maiores descontos.

Para uma empresa, receber à vista significa dinheiro rápido em caixa e grande diminuição de carga tributária. Ou seja, negociar um pagamento dessa maneira é do interesse deles e pode te render um super desconto.

Mas como a gente sabe que nem sempre dá para pagar de uma vez só, temos outro caminho para você, no exemplo seguinte.

Aliado a isso, lembre se, acima de tudo, que juros e multas se acumulam com o tempo e o efeito bola de neve pode piorar muito a sua situação.

Para evitar que isso aconteça, priorize o pagamento das dívidas mais antigas e com maior taxa de juros.

Pegar um empréstimo

Muita das vezes é necessário pegar um empréstimo para pagar dívidas com desconto. Principalmente, quando está endividado e o não pagamento por gerar uma bola de neve em suas dívidas.

Contudo, é importante lembrar que é fundamental que você tenha se preparado com antecedência.

pagar dívidas com desconto
É preciso ter cautela ao pegar um empréstimo para não aumentar as dívidas

Ou seja, calcule bem as condições, compare o valor final e caso o empréstimo seja mais vantajoso, se programe para pagar nas datas acordadas.

Caso o valor não seja o total da sua dívida, tente dar uma boa entrada.

Assim você diminui juros, valor das parcelas, pode pagar em menos vezes e se livra do problema ainda mais rápido. Além de poder contar com um descontinho por estar dando uma boa entrada.

Organize o orçamento

Uma atitude fundamental para sair do vermelho e se livrar das dívidas é organizar o seu orçamento. Você pode usar um aplicativo de telefone, uma planilha do computador ou mesmo um caderno.

O importante é que você anote todo o dinheiro que você recebe no mês e todos os gastos.

O recebido pode ser salário, bônus, aposentadoria e dinheiro de ganhos extras. E os gastos precisam ser detalhados, para você conseguir cortar o que é desnecessário.

Lembre-se ainda que enquanto você está com dívidas, fica difícil realizar sonhos maiores. Então, por um período será necessário apertar o cinto e cortar alguns gastos.

Por fim, pare e pense no que aconteceu para você ficar nessa situação. Isso é importante para você evitar a inadimplência no futuro e saber sair do problema o quanto antes.

Descubra a melhor maneira de como organizar o seu orçamento!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Calendário auxílio emergencial: veja datas até final do ano

Se você está esperando o pagamento de alguma parcela, fique atento e veja o calendário auxílio emergencial da Caixa.

Como fica o 13º salário de quem teve jornada de trabalho reduzida?

O fim do ano chegou e com ele a época do pagamento do 13º salário também. Porém, durante 2020 ocorreram algumas mudanças...

O que esperar do mercado financeiro em 2021?

Tudo indica que 2021 seja menos turbulento para o mercado financeiro que este ano. Afinal, notícias indicam de que algumas vacinas para...

Como abrir conta digital para crianças? Confira 3 passos

Pensando no futuro das crianças, muitos responsáveis decidem criar uma reserva financeira para elas. Alguns, no entanto, não sabem que é possível...

Como é calculado o reajuste de aluguel? Confira!

Todo ano, os locatários são informados sobre o reajuste de aluguel. E, para não ficar no prejuízo, é essencial que você saiba...

Quais as barreiras para inclusão de negros no mercado financeiro?

"Não se aceitam pessoas de cor". Essa frase era bastante comum em anúncios de emprego até 1950, como descreve Abdias do Nascimento...