Como funciona a pontuação score para cartão de crédito? Entenda tudo sobre!

5
8417
pessoa fazendo as contas com cartão
4
(107)

Com certeza você já ouviu o termo score para cartão de crédito” ou algo parecido. Mas você sabe o que ele significa e como funciona?

Anúncios

Quando você solicita um cartão ou empréstimo, por exemplo, a administradora do cartão ou instituição financeira pode ou não aceitar o seu pedido. E essa avaliação vem, normalmente, através da consulta ao score.

Se você tem dúvidas do que é esse score e como é feita sua pontuação, continue a leitura deste texto.

Anúncios

O que é o score para cartão de crédito?

Score é uma palavra que vem do inglês e traduzindo significa “pontuação”. Já o termo score de crédito” quer dizer a pontuação do consumidor.

Essa pontuação varia entre 0 a 1000 e indica a probabilidade da pessoa atrasar ou não o pagamento de uma conta.

Em outras palavras, o score é um cálculo que considera, além de outros fatores, o histórico de pagamentos, seja das contas mais comuns até um financiamento de longo prazo.

Anúncios

Com a informação sobre a pontuação, as empresas avaliam se, dentro da política de crédito – lembrando que cada empresa tem a sua – o consumidor está dentro do perfil ou não.

Ou seja, quanto mais próxima a pontuação estiver de mil, melhor será o seu perfil financeiro e, com isso, maiores serão as chances para ter o pedido de crédito aprovado.

Por outro lado, se a sua pontuação no score estiver baixa, menores são as chances de você conseguir uma aprovação de cartão de crédito, por exemplo.

Em resumo, o score de crédito é uma pontuação que mede o grau de risco que uma pessoa tem de entrar em situação de inadimplência. Para o cálculo, utiliza-se como base as operações de pagamentos ocorridas dentro de um período de 12 meses.

São utilizadas informações públicas que são divulgadas por bancos, instituições financeiras e demais empresas que trabalham com crédito.

“Se algum dia você precisar de um empréstimo de forma rápida e estiver com um score baixo, seu pedido não será aceito pelo banco. Então pense, se o score significa contas em dia é melhor mantê-lo no verde”, destacou Bruna Allemann, educadora financeira da Acordo Certo.

+ Como receber notificações sobre variações do Score pelo app

Como saber se o meu score é bom?

Como já falamos, saber o que é score e mantê-lo sempre com pontuação alta é importante se você deseja fazer algum empréstimo ou qualquer outro pedido que envolva questões financeiras.

No Brasil, a pontuação do score é dividida em três faixas. São elas:

  • 0 a 300: alto risco de inadimplência (score ruim);
  • 301 a 700: chance média de ser inadimplente (score médio);
  • 701 a 1000 pontos: baixo risco de inadimplência (score bom).

Como o score para cartão de crédito é calculado?

O score é calculado por meio do histórico de crédito dos consumidores. Ou seja, é levado em consideração se você já foi negativado – se seu CPF possui alguma restrição, o famoso “nome sujo na praça” – e o Cadastro Positivo, caso haja algum aberto em seu nome.

O Serasa é o responsável por verificar os dados e calcular a pontuação do score. Esses dados, no entanto, podem variar conforme o tempo.

Lembrete: após cinco anos da data de vencimento, as dívidas ‘caducam’. Assim que passa essa data, o CPF do consumidor não pode continuar restrito.

Portanto, se você tem uma dívida que tem mais de cinco anos, saiba que ela não entrará no cálculo do score.

Agora que você já sabe como é calculado, veja quem pode consultar o seu score:

  • lojas de departamentos;
  • bancos e instituições financeiras;
  • construtoras e imobiliárias;
  • seguradoras de automóveis;
  • operadoras de internet e telefone;
  • financiamentos estudantis.

Algumas pessoas não sabem por quais informações a pontuação do score é composta. É preciso ressaltar que cada empresa de crédito solicita informações diferentes.

Porém, algumas contam com dados relevantes sobre o consumidor, como: dados cadastrais; histórico de negativações; contratações de crédito; perfil de pagamento, entre outros itens.

Como consultar minha pontuação?

Ficou claro como o score para cartão de crédito é calculado e quais empresas podem consultar? O próximo passo agora é conferir como está a sua pontuação. Vamos lá?

A consulta ao seu score de crédito é grátis e pode ser feita mediante um cadastro simples no site do Serasa Consumidor. Para isso, basta digitar seu CPF e preencher uma ficha na página.

Além da consulta pelo site, é possível realizá-la através do aplicativo para celular da entidade. Também não há nenhum tipo de cobrança.

Tampouco é possível aumentar a pontuação mediante algum pagamento. Caso você receba e-mail ou SMS com informações nesse sentido, pode se tratar de uma tentativa de fraude.

Homem e mulher fazendo contas
Score para cartão de crédito varia de acordo com a empresa (Foto: Divulgação)

Qual o score mínimo para ter crédito aprovado?

Cada empresa ou operadora tem a sua própria forma de analisar o score do cliente. Por isso não é possível determinar um score exato considerado o “mínimo” para conseguir um cartão de crédito.

Logicamente, como já mencionado, quanto mais alta é a pontuação (principalmente acima de 701 pontos), maiores são as chances de conseguir um bom cartão.

Mas mesmo para aqueles com o score considerado ruim (de 0 a 300 pontos), é possível encontrar opções no mercado.

Cartão para score baixo (0 a 300)

Cartão de crédito para quem tem pontuação mais baixa é possível. Mas, lógico, com mais limitações de crédito, como os pré-pagos e consignados, descontados em folha de pagamento.

Inclusive, já existem bancos que são especializados em cartões para pessoas com pontuação baixa. Eles não exigem uma análise de crédito mais detalhada, como costuma acontecer com a maioria das instituições.

Cartão para score médio (301 a 700)

Boa parte dos brasileiros se enquadra neste perfil. Aqui as opções convencionais e digitais costumam estar disponíveis. Especialmente os produtos de entrada das empresas.

Mas antes de solicitar qualquer cartão vale a pena ficar atento às taxas de juros e outras condições para conseguir o seu. Há opções mais vantajosas que outras.

Cartão para score alto (701 a 1000)

Quem está nessa faixa de pontuação tem acesso aos melhores cartões do mercado, assim como a boas opções de crédito. O cidadão com score alto pode conseguir até mesmo os das categorias Gold e Platinum.

Se estiver acima dos 900, que é o que se chama de score perfeito ou quase perfeito, melhor ainda. Um ponto de atenção é que mesmo com o score alto, a renda também precisa ser compatível com o tipo de cartão.

Como aumentar a pontuação para cartão de crédito?

Se a sua pontuação no score está ruim, saiba que tem como melhorá-la. Mas não existe uma receita mágica que vai fazer isso instantaneamente, portanto paciência e perseverança são fundamentais.

Bruna Allemann listou as quatro principais dicas para aumentar o score de crédito. Confira.

1 – Positive o seu nome

O primeiro passo para quem quer aumentar seu score de crédito é ter um nome livre de restrições. Alguns órgãos de proteção ao crédito oferecem o score turbo, uma função para ajudar a quitar as dívidas e aumentar o score de forma mais rápida.

Mas fique atento às tentativas de golpe. Muitas pessoas se apresentam nas redes sociais como funcionários de empresas credenciadas por bancos e cobram valores para te ajudar a melhorar sua pontuação de forma rápida. Desconfie dessas abordagens e busque canais oficiais para se informar.

“O pagamento e a regularização das dívidas aumentam a sua pontuação, mas leva um tempo para que o score suba. Se alguém diz que tem uma forma de mudar a pontuação instantaneamente, cuidado. Isso é um golpe”, alertou a especialista.

2 – Atualize os seus dados

Outro passo importante é manter seus dados atualizados nos órgãos de proteção de crédito. Isso inclui informações, como idade, endereço, telefone e local de trabalho. Dessa forma, o sistema entenderá que seus dados são confiáveis e atribuirá uma pontuação melhor ao seu CPF.

3 – Pague as contas em dia

O sistema faz um comparativo dos pagamentos que você efetuou nos últimos 12 meses. Assim, quem paga as contas em dia tem chances de garantir um score maior.

Para isso, um bom planejamento financeiro é fundamental.

“O ideal é anotar todas as despesas e os ganhos, a fim de identificar para onde o dinheiro está sendo direcionado. O objetivo é que, com esse controle, a pessoa consiga identificar a aplicação precisa do orçamento e, até mesmo, realizar cortes sempre que necessário.”

4 – Pague dívidas antigas

Muitas pessoas acreditam que o fato de ter decorrido o prazo de 5 anos e o seu débito ter saído dos serviços de proteção ao crédito significa que ele deixou de existir. Mas isso não é verdade.

Deixar uma dívida em aberto pode prejudicar o seu score de crédito, além desse valor aumentar cada vez mais tornando mais difícil a quitação do valor. Nesses casos, a conciliação é o melhor caminho.

Pagou a dívida e o score não aumentou, e agora?

Muitas pessoas ao pagarem uma dívida em aberto vão logo consultar o score para saber se ele já aumentou ou não. O problema é que a sua pontuação não melhora tão rápido assim.

Primeiro porque você precisa esperar o pagamento cair e segundo que é realizada uma avaliação sobre o seu comportamento financeiro.

Tenha em mente que o primeiro passo já foi dado, que foi pagar a sua dívida, agora você precisa manter as contas em dia para que a sua pontuação continue na tendência de aumentar.

Até porque não adianta pagar uma conta e no mês seguinte deixar ela atrasar de novo, certo? Por isso, é comum que o seu score demore um pouco para que ele aumente.

Você gostou do nosso texto sobre score para cartão de crédito? Então continue a visita em nosso site e leia: 5 opções de cartão de crédito para quem tem score baixo.

Colaboração: Letícia de Jesus

O que achou disso?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 107

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui