
O número de brasileiros desempregados bateu recordes e chegou a 13,4 milhões de pessoas em 2020, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE). Por isso, muitas pessoas começaram e continuam a procurar emprego na quarentena.
Mas será que é possível conseguir uma vaga durante a pandemia?
A resposta é sim, mas você precisará ter paciência e determinação. É importante frisar que conseguir uma recolocação profissional nesse momento pode ser difícil, mas não é uma tarefa impossível.
Se você quer procurar emprego na quarentena, a dica é conseguir indicação para vagas de emprego. Por isso, entre em contato com amigos e colegas que estejam atuando na área.

7 dicas para procurar emprego na quarentena
Se você está a procura de emprego na quarentena, saiba que com algumas dicas as suas chances de recolocação profissional podem ser maiores.
Confira algumas que o FinanceOne separou para lhe ajudar.
1) Cadastro digital
As áreas de cadastros de currículos das empresas não fecham nunca. Por isso, aproveite o tempo livre em casa para realizá-las no maior número de instituições.
Muitas empresas atualmente recrutam empregados de acordo com seu banco de talentos, então a dica é sempre procurar pelo link “Trabalhe Conosco” e preencher os dados, mesmo que não haja vaga para a sua área.
+ Formas criativas de gerar renda na quarentena
2) Atualize o seu currículo
Você deve ter a preocupação de manter seu currículo atualizado na hora de procurar emprego. Lembre-se que nele você mostra às empresas todas as suas competências, objetivos, experiências e formação.
É importante ressaltar que suas informações devem se apresentar de forma concisa, de maneira que facilite a vida do recrutador.
Além disso, revise o seu currículo, esteja atento aos erros de português e a formatação. E caso tenha dificuldade em elaborar um bom currículo, siga esse passo a passo.
3) Procure se qualificar
Você pode e deve aproveitar a quarentena para se qualificar!
Na internet existe uma infinidade de cursos para qualificação profissional, muitos deles gratuitos. Eles são oferecidos por várias instituições de ensino para ajudar quem está em casa.
Grande parte dos cursos conta com certificado. Pesquise na internet, se inscreva e comece a turbinar o seu currículo para procurar emprego na quarentena.
4) Empresas de recrutamento
Outra dica é procurar os principais sites de empresas que trabalham com recrutamento e seleção de candidatos.
Além de divulgar vagas, elas também possibilitam que você realize o seu cadastro e mantenha sempre um currículo atualizado.
A maioria delas conta com um sistema automatizado, logo, permitem que você participe da referida vaga apenas confirmando participação com os seus dados que estão ali, atualizados. Sem a necessidade de anexar currículo ou de enviar um e-mail, por exemplo.
5) Faça Networking
Networking nada mais é do que uma rede de contatos profissional. Ou seja, são aquelas pessoas que podem te auxiliar e te indicar na hora que surgir uma vaga.
Por isso, se você está em busca de um primeiro emprego ou de recolocação no mercado de trabalho, a hora é de ir atrás de pessoas, amigos e conhecidos que possam lhe ajudar.

Você não precisa ser chato e nem apelativo, mas só é lembrado quem é visto, não é?
Então procure, pergunte, busque o interesse, fale que está em busca, ou até mesmo se ofereça, caso veja que se encaixa em determinado perfil de vaga.
6) Procure nas redes sociais
As redes sociais também podem ser muito bem exploradas por quem procura emprego na pandemia.
Antes de tudo, esqueça qualquer balela de que é um lugar somente de informações fúteis e memes. Pelo contrário, muita gente consegue emprego por lá.
Inclusive, o LinkedIn é uma ótima ferramenta para isso. Diversas empresas fazem recrutamento de novos profissionais nesta rede e divulgam ótimas vagas por lá.
Além disso, há vários perfis no Instagram sobre o assunto e grupos no Facebook que podem ajudar nesse momento. Mas atenção, tenha muito cuidado e fique atento aos golpes.
7) Abrace o home office
Se você ainda não o conhece, está perdendo uma ótima chance. Principalmente porque muitas empresas durante a pandemia abraçaram o modelo de trabalho remoto, ou como todos conhecem, o home office, que ganhou muita força nesse período de pandemia.
Essa pode ser uma excelente chance de você conseguir uma oportunidade no mercado.
Contudo, para isso, é preciso que você tenha, pelo menos, um computador com acesso à internet, pois a maior parte das oportunidades é administrativa e precisa dessas duas ferramentas.
A boa notícia é que não faltam oportunidades, sobretudo, para pessoas com disponibilidade no home office.
A flexibilidade é grande e você consegue adaptar as suas atividades com outras funções durante o dia. Ah, e nada impede de você ter dois empregos no futuro.
Gostou dessas dicas? Este conteúdo lhe ajudou de alguma forma? Então que tal compartilhá-lo nas redes sociais e com os amigos para que mais pessoas tenham acesso?
Ah, e não deixe de conferir 7 sites para conseguir emprego sem sair de casa.