Início Notícias Empreendedorismo Profissional liberal ou MEI? Conheça as diferenças

Profissional liberal ou MEI? Conheça as diferenças

5
(1)

Muitas pessoas estão, atualmente, decidindo trabalhar por conta própria. Ainda assim, muitas se deparam com dúvidas sobre profissional liberal ou MEI (microempreendedor individual) e em qual dessas categorias se encaixam.

De fato, o mundo moderno nos trouxe a possibilidade de escolher qual carreira seguir e, em alguns casos, a pessoa pode escolher se quer um emprego pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou não.

Neste texto, vamos abordar quais são as diferenças entre liberal e MEI. Uma coisa é certa: para pequenos e médios negócios de empreendedores começarem a dar certo, é necessário ter organização.

E pode até parecer complicado entender as diferenças e regularizar de vez um negócio. Mas não é! Continue a leitura para saber mais.

mei
Entenda a diferença entre um profissional liberal e MEI

Profissional liberal ou MEI: veja quais são as diferenças

Pode ser que você já tenha se definido como “profissional liberal” algumas vezes quando perguntam o que você faz. Ou, então, talvez você já tenha pensado em abrir um MEI.

Mas, afinal de contas, existem diferenças? Se sim, quais são?

A seguir, veja quais são as diferenças entre um profissional liberal ou MEI:

Microempreendedor Individual (MEI)

O Microempreendedor Individual ou MEI, como é mais conhecido, é um modelo para quem trabalha por conta própria e decide montar o seu negócio.

A pessoa é a única dona do negócio. Além disso, quando essa pessoa abre o MEI ela passa a ter o status de pequeno empresário.

+ Quais as vantagens de abrir MEI para motoristas de aplicativo?

Mas como isso funciona? Para ser MEI é necessário que a empresa fature no máximo R$60 mil por ano. O microempreendedor também não pode ter nenhum sócio ou fazer parte de outra empresa maior.

Em contrapartida, quem é MEI pode contratar um funcionário, desde que ele receba um salário mínimo ou o piso da categoria da qual ele participa.

Em resumo, o objetivo do MEI é tirar o trabalhador da informalidade e dar a ele a possibilidade de ter um CNJP de maneira fácil e rápida.

Qual é a diferença entre ser MEI e trabalhar por conta própria?

A maior diferença é ter o CNPJ. Com esse documento, o microempreendedor pode abrir conta no nome da empresa, solicitar empréstimos com maior facilidade e conseguir emitir notas fiscais.

Há também outros benefícios para o pequeno empresário: auxílio-doença, licença maternidade e auxílio da aposentadoria.

Tudo isso é possível pois, embora seja um valor considerado baixo, o MEI paga impostos. Vamos explicar como é feita essa tributação. Continue lendo para saber.

Como é feita a tributação do MEI?

Sabemos que o Brasil é um país que cobra muitos impostos e isso pode acabar confundindo na hora de abrir uma empresa.

Se você pensa em abrir um MEI, saiba que o microempreendedor é enquadrado no Simples Nacional, que é uma forma de tributação simplificada.

Nesse caso, o microempreendedor fica isento dos impostos federais, como o Imposto de Renda (IR) e o Cofins.

Mas o MEI precisa pagar um valor fixo por mês, de acordo com os serviços que serão prestados.

+ 3 erros que o MEI deve evitar na hora de empreender

Profissional liberal

Mas e o profissional liberal? O que é? De forma simples, o profissional liberal é alguém que pode prestar serviços sem estar ligado à uma empresa específica.

Além disso, outra característica do liberal, além de trabalhar por conta própria, é que ele precisa ter uma formação específica, seja técnica, seja superior.

Ou seja, os profissionais liberais são pessoas capacitadas em determina área. Algumas dessas áreas são: Direito, Medicina, Jornalismo, Arquitetura, entre outras.

Como é feita a tributação do liberal?

Quando um profissional liberal presta serviços, ele deve recolher os impostos, que são: Imposto de Renda, PIS, ISS e o INSS.

+ Como o profissional liberal comprova renda?

Assim como um trabalhador autônomo, o cadastro do liberal na prefeitura como prestador de serviços pode ser uma alternativa.

Mas quando o liberal já é contratado, os impostos como INSS já retidos automaticamente pelo contratante.

Agora ficou fácil de entender as diferenças, não é? O primeiro, que o é o MEI, é uma empresa. Já o liberal é uma modalidade de trabalho individual.

O que você achou do nosso texto? Bom? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude os seus amigos a entenderem as diferenças entre profissional liberal e MEI.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Quanto custa fazer um intercâmbio nos EUA?

Intercâmbio nos EUA continua uma das prioridades para boa parte dos brasileiros que viajam ao exterior para estudar. O país só perde...

5 sinais que você mantém padrão de vida acima da sua renda

Gastar mais do que se ganha e viver um padrão de vida que não condiz com a sua realidade são efeitos da...

10 podcasts sobre investimentos para você ouvir

Não sabe onde aplicar seu dinheiro? Os podcasts sobre investimentos podem ser uma maneira eficiente de absorver conselhos e aprendizados de pessoas...

5 erros mais comuns ao usar cartão de crédito

Você já se complicou alguma vez utilizando o cartão de crédito? Ficou com preocupação com a fatura do próximo mês? Se a...

6 opções para trabalhar como freelancer aos finais de semana

Está em busca de aumentar a sua renda ou a da sua família nas horas vagas? Uma alternativa é ser freelancer aos...

Descubra 5 ferramentas semelhantes ao PIX

Pagamento via QR Code, transferências rápidas e que podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias na semana: o Pix é...