Você, como boa parte dos brasileiros, está endividado e terá que procurar um crédito para pagar contas atrasadas? Sim, mas tem dúvida de quanto tempo leva para o empréstimo cair na conta?
Esta dúvida é comum, pois este crédito pode ser liberado de diferentes formas, de acordo com cada instituição.
Uma coisa é certa, todos esperam ter o dinheiro disponível com rapidez, por isso saiba qual é o prazo de aprovação, como funciona a liberação do seu empréstimo e a análise de crédito deste benefício!
Quer saber mais? Leia o artigo até o final. Boa leitura!
Quais os prazos para cada tipo de crédito?
Para saber quanto tempo do empréstimo cair na conta, confira a seguir os tipos de empréstimo e quais os prazos em que eles costumam depositar o crédito. Mas lembre-se de que esses valores podem mudar, dependendo do banco. Confira.
1 – Pessoal
Entre uma das modalidades mais conhecidas para fazer empréstimo está o pessoal. Afinal, ele é acessível para qualquer tipo de pessoa física.
Aliado a isso, ele possui uma das maiores taxas de juros e possui facilidade de contratação.
Afinal, para contratar o empréstimo pessoal, você só precisa passar por três etapas: solicitação e entrega de documentos, análise de crédito e depósito do crédito.
Caso você tenha todos os documentos em ordem, o processo é rápido, assim como o tempo que leva para o dinheiro cair em conta, em geral, de um dia útil a uma semana.
+ Saiba quais taxas de empréstimo podem ser cobradas
2 – Consignado
Quanto tempo leva para esse empréstimo cair na conta? Para os servidores públicos e trabalhadores de carteira assinada, esse processo dura de 48 a 72 horas, em média, um prazo curto se comparado ao crédito pessoal.
Além dessa diferença, o consignado possui outra vantagem: uma das menores incidências de juros do mercado.
Isso acontece porque esse tipo de crédito é descontado diretamente na folha de pagamento, o que diminui os riscos de inadimplência.
Exclusivo também para os aposentados e pensionistas, determinar quanto tempo demora para liberar o empréstimo consignado é fácil, já que todo o processo pode ser acompanhado pelo aplicativo Meu INSS, levando em média de 3 a 5 dias.
+ Como identificar se um empréstimo é bom? Veja as dicas!
3 – Refinanciamento
O refinanciamento possui um dos prazos mais longos dos tipos de empréstimo que citamos acima, de 15 a 20 dias.
+ Compensa fazer empréstimo para quitar dívidas? Descubra!
Isso porque, além da análise de crédito, seu bem que será colocado como garantia também deve passar pela avaliação de um agente da instituição financeira, e, só depois, o dinheiro será creditado.
Demora para empréstimo cair na conta: cuidado com golpes!
O golpe do empréstimo, assim como os demais tipos de fraudes financeiras, não para de crescer.
De acordo com um levantamento da Serasa Experian, no primeiro semestre de 2021 foram registradas cerca de 1,9 milhão de tentativas de golpes – um aumento de mais de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Outro estudo da Serasa mostrou que oito em cada dez brasileiros buscaram empréstimos no último ano, mas cerca de 40% dos consumidores tiveram o pedido negado.
Nesse momento em que mais pessoas estão precisando de dinheiro, as quadrilhas de estelionatários aproveitam para aplicar golpes que prometem liberação de crédito fácil, especialmente pela Internet.
Gostou do artigo? Conheça 7 golpes financeiros no WhatsApp e saiba como se proteger!