Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

O que é melhor: comprar imóvel ou ficar no aluguel e investir o valor?

Escrito por: Mateus Carvalho em 4 de novembro de 2019

Muitos brasileiros sonham com a casa própria, mas sempre surge a dúvida se é melhor comprar um imóvel ou ficar no aluguel. Além disso, será que compensa comprar um imóvel? Ou é melhor investir o valor?

Quem decide adquirir um imóvel precisa levar diversos fatores em questão, como por exemplo, perspectivas profissionais, tamanho da família, possibilidade de mudança, entre outros.

Por isso, é necessário pensar se vale a pena ou não comprar um imóvel.

Como sacar FGTS e outras dúvidas
É comum as pessoas terem dúvida entre comprar um imóvel ou ficar no aluguel

Uma pesquisa realizada pelo site Zap Imóveis, em 2016, mostrou que as buscas por aluguel de casas e/ou apartamentos foram maiores do que as buscas pela compra.

O resultado, na época, foi uma surpresa para o portal especializado em compra e aluguel de imóveis.

Isso porque o fato de uma pessoa alugar um imóvel é visto como um “desperdício de dinheiro”. Já que você estará pagando por algo que não é seu. Quem nunca escutou ou até mesmo pensou nisso?

Agora, você deve estar se perguntando: o que é melhor comprar imóvel ou ficar no aluguel? A resposta é que depende.

Isso porque é necessário levar várias questões em consideração. Tanto comprar um imóvel quanto alugar e investir o dinheiro tem as suas vantagens.

Quem aluga nem sempre perde o dinheiro

É comum pensar que ao alugar um imóvel, o inquilino esteja perdendo dinheiro. Isso porque você está pagando todo mês uma conta, do qual não irá ter um retorno. Porém, nem sempre isso é verdade.

A depender dos juros da compra de um imóvel, pode ser que em um determinado momento seja mais vantajoso pagar o aluguel.

O dinheiro da compra de um imóvel, você poderá utilizá-lo para investir o valor por um tempo.

E com os rendimentos do investimento, pode ser até mesmo possível pagar o aluguel e guardar um pouco, para no futuro comprar um imóvel. 

Porém, antes de sair investindo o dinheiro da compra da casa ou apartamento é necessário fazer alguns questionamentos.

Como por exemplo, quanto você deixará de ganhar se comprar o imóvel e não investir o dinheiro. 

Conheça as vantagens e desvantagens de cada um

Se você ainda está na dúvida se é melhor comprar imóvel ou ficar no aluguel, fique tranquilo porque é comum. Mas, para te ajudar, separamos algumas vantagens e desvantagens de cada uma das opções.

Vantagens de alugar e investir o valor

Maior mobilidade: comprar um imóvel pode significar ter que ficar morando somente em um lugar, o que pode ser ruim. Isso porque você pode precisar se mudar por causa do trabalho ou para estudar fora, por exemplo.

Agora quem aluga tem o compromisso de ficar no imóvel até o final do contrato, ou até menos tempo caso esteja disposto a pagar multa.

O que irá evitar ter que pagar um financiamento de 20 ou 30 anos em uma casa com o mesmo endereço.

Necessidade de menos dinheiro: alugar uma casa ou apartamento exige menos dinheiro de imediato do que comprar.

Já que não é necessário ter o valor da entrada do imóvel. Além de eliminar os custos de transação e impostos ao alugar

Mais dinheiro para investir: com a diferença dos valores entre o aluguel e os custos do financiamento é possível investir em aplicações mais acessíveis. E que tenham potencial de geração de renda muito maior.

Permitindo até que você compre o imóvel que deseja, pagando à vista e com um bom desconto. E o melhor, sem pagar muitos juros.

Menos preocupações: aqueles que compram um imóvel para alugar pode ter problemas na gestão e com possíveis atrasos de inquilinos. Além dessas, podem surgir outras situações que geram desconfortos.

Maior liquidez: essa é a capacidade de vender ou resgatar algum ativo. E quanto maior a liquidez, mais fácil é vender ou resgatar.

Ao investir o dinheiro em fundos imobiliários, ações ou renda fixa, você poderá recuperar o dinheiro mais rápido.

Caso queira apostar em imóveis, a melhor opção é investir em ativos mais líquidos, como por exemplo, os fundos imobiliários.

Desvantagens de alugar um imóvel

Reajuste do aluguel: os contratos de aluguel costumam ter curta duração e os valores acordados também. Com isso, após o término do contrato, é comum que o locador reajuste o valor.

Dependendo do preço do aluguel, você poderá ter que escolher um novo lugar para morar. Mas, também é possível tentar uma negociação para que o preço do aluguel caiba dentro do seu orçamento.

Limitações: se você gosta de decoração, pode ser que fique impossibilitado de colocar seu próprio estilo na moradia. Podendo acarretar em conflitos com o locador na hora de realizar algum reparo no imóvel.

Vantagens de comprar um imóvel

Investir no que é seu: por mais que essa frase seja utilizada para justificar a compra de um imóvel, ela ainda tem o seu lado verdadeiro. Ao comprar um imóvel, você está investindo na construção de patrimônio a longo prazo.

Parcelas fixas: diferentemente do aluguel, no qual o reajuste pode ser imprevisível, um financiamento tem juros e valores detalhados. 

Alguns financiamentos podem apresentar parcelas no qual o valor é reduzido com o tempo, o que pode significar um desconto no valor total do financiamento.

Imóvel sob medida: ao adquirir um imóvel, você tem a liberdade de decorar o ambiente da forma que desejar, sem a necessidade de consultar o dono.

Desvantagens de comprar um imóvel

Altos custos de transação: é importante saber que a compra de um imóvel não inclui o valor do financiamento. Por isso, é preciso levar em conta os impostos, os custos com documentação, reformas iniciais e custos de corretagem.

Limitação de gastos e investimentos: por ter altos custos, pagar o financiamento de um imóvel pode trazer limitações no orçamento por um longo período. Podendo diminuir a capacidade de investir em planos, como por exemplo em viagens.

Valor da entrada: este é um alto custo na compra de um imóvel, isso porque muitas construtoras chegam a pedir até 40% do valor até o financiamento.

Sendo assim, para um imóvel de R$100 mil significa que você precisará de R$40 mil para a entrada.

Valor que você deverá já ter guardado e que deixará de investir em aplicações que sejam mais rentáveis.

Compromisso e perda de mobilidade: ter um imóvel próprio pode trazer algumas restrições em termos de mobilidade. Além disso, a compra também traz um longo compromisso com o financiamento, que pode chegar a 30 anos.

Desvalorização do mercado: os imóveis não ficam valorizados para sempre.

Quem comprou um apartamento financiado nos últimos anos pode ter arcado com um prejuízo em termos de patrimônio. É necessário ficar atento a essa possibilidade.

Menor liquidez: ao comprar um imóvel, você estará perdendo liquidez, já que pode levar meses ou até anos para transformá-lo em dinheiro.

Agora que você já sabe as principais vantagens e desvantagens, já se decidiu o que é melhor? Comprar um imóvel ou ficar no aluguel? Conte para gente!

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

financiar um imóvel
aprovar o financiamento
como-vender-um-carro-financiado
comprar um imóvel?
Existe a retomada do mercado imobiliário em 2018