Renda fixa volta a ser atrativa com a Selic a 5,25%?

0
377
Mão colocando moeda de um real em um pote com fileiras de moedas e cofre ao lado
O PGBL é a melhor opção de previdência para declarantes do Imposto de Renda completo. (Fonte: Divulgação)
0
(0)

Na última semana, a taxa Selic foi elevada para 5,25% pela equipe da Copom. E sempre que isso acontece, os investidores começam a se perguntar: “como vão ficar os investimentos de renda fixa?”

Anúncios

O motivo dessa preocupação faz sentido, já que esse tipo de aplicação está ligado à Selic. Então se ela sofre qualquer tipo de variação, seja para cima ou para baixo, os investimentos de renda fixa também irão oscilar.

Apesar dessa alta da taxa Selic, os investimentos de renda fixa ainda perdem para a inflação do país, que segue em alta por conta da crise sanitária causada pela pandemia do Covid-19. 

Anúncios

Para se ter uma ideia, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) vem acumulando, desde junho do ano passado, uma alta de 8,35%.

Mas ao contrário do que muitos pensam, isso não significa que essas aplicações não tenham oportunidades atrativas. É preciso ressaltar que antes de você investir em qualquer ativo é preciso pesquisar e olhar para o futuro.

Dessa forma, será possível você avaliar e saber se a renda fixa é atrativa ou não para o seu objetivo.

Anúncios

Como fica a renda fixa com a alta da Selic?

E a pergunta que não quer calar nesse novo cenário do mercado de investimentos é: “como fica a renda fixa?”. De imediato é bom você que saiba que até o final do ano esse tipo de aplicação não estará tão atrativa.

O motivo é que, de acordo com o boletim Focus, existe uma expectativa que a taxa Selic feche o ano em torno dos 7% e, a inflação deve estacionar nos 6,79%. Esses percentuais mostram que o rendimento da renda fixa terá um retorno praticamente nulo, já que é menor que a inflação.

+ Como ganhar dinheiro com renda fixa?

Mas a boa notícia, é que para o próximo ano os juros se mantêm em 7% com uma inflação de 3,81%. Com isso, o rendimento das aplicações passam a ser mais atrativos e valorizados. 

Sendo assim, se você investir agora nessas aplicações ainda esse ano pode não ter um rendimento alto. Mas para o ano que vem, os lucros já podem ser maiores. 

Calculadora em cima de gráficos
A renda fixa ainda não é atrativa para os investidores

Por esse motivo, é importante que você avalie os seus objetivos para decidir se esse é ou não o melhor momento para começar a investir em renda fixa.

Pós-fixados levam vantagem

Como você já sabe, a Renda Fixa é divida em vários tipos. E os títulos de Pós-Fixados levam vantagem neste novo cenário, juntamente com o crédito privado.

São diversos fatores que os tornam melhores que os demais, ou pelos prêmios atrativos ou até mesmo pelo fato de serem mais defensivos em um cenário de volatilidade.

+ Qual impacto da Selic na poupança e investimento de renda fixa?

Já os pré-fixados apresentam riscos bem menores, uma vez que o mercado liga um alerta de riscos fiscais em função de vários fatores, por exemplo, as eleições presidenciais de 2022. Vale lembrar que as taxas pré variam de acordo com as expectativas econômicas.

Conheça os tipos de rendimento da Renda Fixa:

  • Prefixado: o dinheiro investido rende a uma taxa exata;
  • Pós-fixado: o dinheiro investido rende a uma taxa que é variável, por isso, o investidor apenas conhece o valor inteiro ao final.
  • Híbridos: são aqueles investimentos que mesclam as duas modalidades anteriores. Uma parte da remuneração é fixa e a outra é indexada a um indicador.

Quais são as opções de investimento de Renda Fixa?

Investir em Renda Fixa é possível de diversas formas. Esse, inclusive, é um dos motivos pelo qual os investidores procuram a modalidade, que traz uma gama de opções e possibilita versatilidade no mercado financeiro.

Entre as opções de investimento de Renda Fixa, temos sete exemplos:

  1. Poupança
  2. Tesouro Direto
  3. CDB
  4. LCI/LCA
  5. Debêntures
  6. Letras de Câmbio
  7. CRI CRA

Quer saber mais sobre a Renda Fixa e suas diversas opções de investimento? O FinanceOne preparou um guia bem completo com todas as informações que vão te deixar bem informado!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui