InícioNotíciasInvestimentosInvestimentos em renda fixa: saiba onde aplicar dinheiro em 2021

Investimentos em renda fixa: saiba onde aplicar dinheiro em 2021

5
(1)

Investimentos em renda fixa voltarão a ser atrativos em 2021? Alguns especialistas apostam que sim porque o último Relatório Focus mostra que a estimativa para o IPCA é de 3,45%.

A previsão foi motivada pela alta do dólar e pela retomada da economia. Isso fez com que, em setembro, a inflação oficial do país avançasse 0,64%, a maior alta para o mês desde 2003.

Em outubro, subiu para 0,86%, a maior desde 2002. O que pode fazer com que o governo aumente a taxa Selic (a taxa básica da economia).

Afinal, o Relatório de Mercado Focus manteve a previsão para a Selic neste ano em 2% ao ano. Porém, este ano a Selic já teve dois aumentos e atualmente a taxa é de 4,25% ao ano, podendo chegar a 5%.

Como a Selic afeta investimentos em renda fixa?

Boa parte dos investimentos em renda fixa têm suas rentabilidades diretamente associadas à taxa Selic. Alguns, inclusive, passam a não ser mais interessantes de se investir com Selic neste patamar.

O Tesouro Selic, que é um título público, possui sua rentabilidade atrelada à Selic. Por isso, quando a taxa sofre algum ajuste, tanto para cima quanto para baixo, a rentabilidade desse produto será diretamente afetada.

três fileiras de moedas com plantas brotando
É preciso avaliar o cenário econômico antes de investir em renda fixa

Alterações na Selic impactam também no CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Ou seja, um dos índices de rentabilidade mais utilizados em renda fixa, como nos casos de CDBs, LCIs, LCAs e LCs.

Onde investir no cenário atual?

Com o aumento da Selic, é esperado que os investimentos de renda fixa passem a lucrar cada vez mais.

Isso não significa que ela perdeu sua função. Existem títulos que pagam uma determinada taxa de juros mais a variação da inflação, como por exemplo, o Tesouro IPCA+.

No entanto, essa rentabilidade só é garantida se você ficar com o título até a data de vencimento. Em qualquer momento antes disso, a rentabilidade irá variar, para cima ou para baixo – às vezes até com rentabilidades negativas!

Fundos de renda fixa atrelados à inflação

Investimentos em renda fixa atrelados à inflação ganham atenção com alta de preços. Destaque também para:

  • Tesouro Selic;
  • CDB pós-fixado com liquidez diária;
  • Fundo de Renda Fixa DI.

Entretanto, os Fundos Imobiliários são excelentes para quem não quer sofrer com a volatilidade tanto quanto em ações e quer receber uma renda passiva.

Esses são fundos que investem em imóveis e ativos financeiros do mercado imobiliário, o que os possibilita pagar remunerações mensais aos cotistas.

Alguns fundos imobiliários ficaram baratos com a crise de 2020 e prometem recuperação em 2021. Isso pode ser um fator de aumento de ganhos no próximo ano.

Dicas antes de aplicar seu dinheiro

A exposição a mais de um tipo de ativo ou ainda a mais de um setor dentro de um investimento é muito importante para que você diminua os riscos.

Contudo, é preciso ter cuidado com a sutil diferença entre diversificar e pulverizar, não é só sobre ter muitos ativos, mas compreender no que está investindo.

+ Guia definitivo: como montar uma carteira de investimentos

Além disso, é muito importante ter alguns quesitos em mente, como criar estratégias de investimentos e traçar objetivos. Confira algumas dicas!

Pense nos seus objetivos

Antes de começar a investir é importante que você tenha os seus objetivos muito bem traçados e claros na sua mente ou até mesmo em um papel. É dessa forma que você conseguirá ter bons resultados.

Por isso, pense com o que utilizará o dinheiro ganho no investimento, também é preciso avaliar se você precisa do valor em um curto período ou a longo prazo, entre outros quesitos.

Estude o mercado

Estudar e entender o mercado pode ser considerado o grande segredo do sucesso nos investimentos. Por isso, conheça muito bem os ativos que você pretende comprar e avalie as diferentes opções.

Crie uma estratégia de investimento

Com o mercado estudado e objetivo definido, é importante que você crie sua estratégia de investimento para ter certeza do que você está fazendo. Quanto do seu capital inicial será destinado para a renda fixa?

Determine por onde você quer começar aplicando, se será de baixo ou alto risco, curto ou longo prazo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que esteja pretendendo investir em renda fixa ainda em 2021.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui