
Fazer uma road trip pelo Brasil pode ser uma boa com a alta do dólar e do euro. Esse tipo de viagem também pode ser uma forma de conhecer novos lugares, relaxar em um paraíso natural e experimentar outros sabores.
Anúncios
Isso porque o Brasil possui uma diversidade cultural riquíssima e belas paisagens. Além de uma fauna e flora que não existem em nenhum outro lugar do mundo.
Para isso, é muito importante que seja feito um planejamento com alguns meses de antecedência. É necessário separar tempo e dinheiro necessários, garantir reservas de hospedagem e observar alguns detalhes quanto à segurança da viagem também.
Anúncios
A antecedência é primordial caso a viagem ocorra em datas festivas e períodos de férias, pois alguns itens como hospedagem e hotéis podem simplesmente esgotar.
Vantagens de fazer uma road trip
Quem adora viajar sabe que precisa economizar em seus roteiros para conseguir estar sempre na estrada. Em uma road trip, você pode chamar amigos para acompanhar você e dividir as despesas com gasolina, pedágios e estacionamentos.
Anúncios
Se você viaja com a família, também pode calcular o quanto economizará ao viajar de carro com seus filhos e parceiro em vez de comprar passagens aéreas para todos.
Conhecer vários destinos é outra ventagem. Com um carro à sua disposição, você planeja o trajeto da maneira que desejar, podendo conhecer diversos destinos de uma só vez. Imagina conhecer várias cidades, histórias e culturas ao longo do seu caminho planejado?
Defina o seu roteiro
É a primeira coisa que você tem que fazer! Você não pode jamais viajar em uma road trip sem um ótimo roteiro e de preferência sem furos.
Planeje a data de ida e volta. Verifique ainda as cidades onde serão feitas as paradas e o tempo em que o grupo irá ficar em cada uma.
Por fim, verifique os horários dos deslocamentos. Evite perder tempo em trechos de tráfego intenso em horários de prováveis engarrafamentos. Procure rotas alternativas, nas quais você possa trafegar com segurança e rapidez.
Porém cuidado, infelizmente o Brasil possui trajetos perigosos. Logo, pesquise bastante antes de montar o seu roteiro para a sua road trip. O Google Maps pode te ajudar com muitos trechos.
Como calcular pedágio
O pedágio é uma taxa que todo motorista precisa pagar quando utiliza rodovias brasileiras, estradas rurais e interurbanas. Em zonas urbanas, também pode ser cobrado. Esse dinheiro é usado na manutenção das vias e para ressarcir custos de construção.
Para se planejar direitinho e não ser pego de surpresa no final do trajeto, vale a pena consultar o site da ABCR.
Nele, o usuário pode fazer a pesquisa procurando pela rodovia ou pela concessionária responsável pela cobrança. O motorista deve fazer o cálculo final somando o valor cobrado em cada trecho.
Para quem precisa fazer o cálculo de forma rápida e precisa, há um aplicativo muito mão na roda: o da Sem Parar. Basta informar local de origem e destino.
No app é possível somar todas as despesas da viagem informando o consumo de combustível por quilômetro/litro e o preço. Ele mostra ainda os gastos com álcool e gasolina e dá um valor fechado incluindo pedágios.
Escolha do veículo
Parece óbvio, mas a primeira coisa que você irá precisar para sua road trip é um veículo. Opções não faltam. Você vai no seu ou vai alugar algum? Desde um carro até mesmo caminhonetes, combis ou vans e até moto.
Caso você decida fazer a road trip no veículo próprio, é hora de cuidar dele. Verifique toda a documentação, possíveis multas e a parte mecânica.
Uma revisão em um mecânico de confiança ou loja é sempre necessária. Às vezes o carro parece ótimo mas um detalhe ou uma peça ínfima pode estar desgastada e pode não aguentar uma viagem na casa dos milhares de quilômetros.
Os pneus são grandes destaques por sinal. Por melhores que eles aparentem, diga ao mecânico a quilometragem que pretende andar e considere levar um step extra, mesmo que sem roda (apenas pneu). Isso pode ser extremamente útil.
Carro alugado
Por mais que represente um gasto a mais no orçamento, utilizar um carro alugado pode evitar alguns problemas durante a sua road trip. Centenas ou milhares de quilômetros em estradas nem sempre bem cuidadas podem castigar o seu carro.
Além disso, mesmo que a viagem tenha sido feita em grupo, mais tarde o prejuízo será só seu. Fora o fato de que, normalmente, as locadoras utilizam veículos bem novos, o que ajuda bastante a evitar problemas.
Sendo assim, divida com a galera o aluguel de um carro que tenha um bom espaço interno, porta-malas grande e sempre com o seguro incluído.
E se, ainda assim, você optar por viajar com o seu carro, é altamente recomendável, para não dizer imprescindível, que você faça aquela revisão/check-up completa antes de sair, esteja com todos os documentos OK e possua o seguro, para evitar qualquer problema.
Lembre-se que quanto mais dias mais barato o aluguel do carro. Por isso, muitas vezes é bem vantajoso fazer roteiros longos de carro, de 10, 15 ou 20 dias, ou quem sabe um mês.
Documentação
Outro tema que não pode ficar de lado é a documentação. Para viajar dentro do Brasil a documentação é simples. Licenciamento em dia, habilitação sem nenhum tipo de restrição e pé na tábua.
Caso a viagem seja internacional, você precisará estar atento à documentação do veículo exigida por cada um dos países pelos quais irá passar.
A princípio, os documentos necessários para viajar de carro pelos países do Mercosul e Chile são:
1 – CNH brasileira dentro do prazo de vencimento.
2 – RG ou passaporte originais (O RG precisa ter menos de 10 anos).
3 – CRLV do veículo no nome do condutor.
4 – Seguro carta verde.
5 – Dois triângulos e um kit de primeiros socorros.
6 – Extintor de incêndio (nem todos).
Combustível
Com a rota traçada e as distâncias em mãos, você terá uma noção de quando será necessário abastecer. Portanto, dentro de cada cidade faça a previsão para saber se terá que abastecer imediatamente ou dará para seguir por mais alguns quilômetros.
Se você não é muito fã de fazer contas, há aplicativos de celular que podem ajudar muito. Um deles é o Consumo do Carro, que está disponível para Android.
Um equivalente a ele para iPhone é o app Consumo. Ambos permitem calcular o melhor combustível de acordo com o rendimento do veículo.
Boa viagem!
A melhor vantagem de uma viagem de carro é a liberdade de poder parar onde você quiser. Use e abuse desse artifício parando para fotografar em paisagens lindas pelo caminho. Sejam de neve, de praia, de montanha, de deserto ou de floresta. Não economize nos cliques!
Sozinho ou não, tenha uma boa companhia no banco do carona. É essa companhia que vai fazer a viagem toda valer a pena no fim.
Viagens de carro são um ótimo momento para botar o papo em dia. E certifique-se de ir trocando a direção da vez com outros passageiros para o desgaste ser menor, dicas de viagem para neve.
Também monte ou baixe playlists personalizadas. Poucas coisas combinam tão bem como música e estrada. Faça a sua playlist perfeita no Spotify ou em aplicativos semelhantes para se inspirar.
Por fim, leve sempre dinheiro em espécie. Nunca se sabe os imprevistos que podem acontecer numa road trip.
É bom estar preparado para lugares que ainda não aceitam débito ou crédito.