Santander reduz em 15% taxa de administração do consórcio

Escrito por: Mateus Carvalho em 10 de março de 2020

O Santander anunciou na última sexta-feira, 6 de fevereiro, a campanha de redução de 15% na taxa de administração para consórcio. Isso vale para as modalidades de imóveis, veículos leves e pesados, além de equipamentos sustentáveis.

Com o novo desconto, a taxa de administração do Santander vai ficar 30% menor que a média praticada pelas maiores instituições financeiras nas principais modalidades do consórcio.

O que é um consórcio e quais são as regras
Santander reduz taxa de administração dos consórcios em 15%

“Trata-se de uma opção realmente vantajosa para quem deseja adquirir um bem de forma planejada. E o principal: sem pagar juros”, afirma Vagner Rodrigues, superintendente de consórcios do Santander Brasil.

Em vez de juros, no consórcio o cliente paga, parceladamente, pelo valor integral do bem mais a taxa de administração. Além de um percentual de segurança contra a inadimplência, que é chamado de fundo de reserva.

Consórcio é uma opção para quem não tem pressa

Para os clientes que não têm urgência de obter o bem, seja ele um imóvel ou carro, o consórcio pode ser considerado a opção mais barata de financiamento.

Além de ser uma forma de contribuir com a educação financeira. Criando uma disciplina para poupar dinheiro e garantir um patrimônio no futuro. 

É importante deixar claro que a redução da taxa faz parte do novo posicionamento de comunicação do Santander que utiliza a frase: “o que a gente pode fazer para você não pagar juros hoje?”

E essa campanha visa promover alternativas que irão beneficiar o cliente que contrata os serviços bancários.

O que é a taxa de administração de um consórcio

Para quem não sabe, a taxa de administração é correspondente à remuneração da administradora, pela formação, organização e administração do grupo de consórcio.

Essa taxa deve ser paga pelo consorciado. Além disso, ela é dividida pelo prazo de duração do grupo, sendo diluída nas prestações mensais a serem pagas.

Existem diversos tipos de consórcios, o Santander conta com as seguintes modalidades:

  • Carro;
  • Imobiliário;
  • Moto;
  • Sustentável;
  • Reforma e construir;
  • Caminhões, ônibus e embarcações;
  • Equipamentos agrícolas.

Como se calcula a taxa de administração?

Quem deseja entender como calcular a taxa de administração de um consórcio é preciso saber o valor nominal da taxa em si e a quantidade de parcelas.

O valor da taxa de administração que incide em cada prestação é obtido mediante uma divisão simples entre tais valores, por exemplo:

Se a taxa de uma administração for de 15%, um valor comum em um consórcio. Pensando ainda que esse consórcio terá 50 parcelas, a incidência será de 0,3% ao mês em cada uma das parcelas.

Dado o valor do consórcio de R$30 mil, o acréscimo das parcelas será de R$90.

Quais as vantagens e desvantagens de um consórcio?

Todo serviço e/ou produto tem os seus prós e contras. Separamos algumas vantagens e desvantagens para a administração de um consórcio.

Entre as vantagens está a ausência de juros, o que pode ser considerado um grande atrativo. As únicas taxas que costumam ser cobradas são as da administradora, que, inclusive, já podem vir inclusas nas parcelas.

Além disso é adaptável ao orçamento, uma vez que é possível escolher o número e valor das parcelas que serão pagas. Quanto maior as parcelas, menor o valor. O consórcio poderá ser concedido por sorteio ou por lance. 

É permitida ainda compra à vista e maior flexibilidade em possíveis desistências e cancelamentos. Há, também, o lado oposto da história. As desvantagens apresentadas são o investimento ao longo prazo e a grande possibilidade de riscos. 

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Como usar a conta digital e fugir do banco tradicional
Saque do PIS/Pasep
fgts
render seu dinheiro
Como sacar o FGTS