Afinal de contas, quando cai o dinheiro do Supera Rio? Essa é a pergunta que milhares de beneficiários têm feito após sucessivos atrasos nas parcelas.
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Nos primeiros meses, os pagamentos eram feitos sempre nos dias 15 e 20 de cada mês, para beneficiários do CadÚnico e desempregados, respectivamente.
Mas agora a data de pagamento foi unificada: todos os valores devem ser depositados no dia 25.
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Acontece que muitas pessoas estão com as parcelas atrasadas, outras nem sequer conseguiram pegar o cartão ainda. Como proceder neste caso?
A verdade é que o Governo Estadual ainda não solucionou todos os problemas relacionados ao programa. Por isso muitos estão sem receber e ainda há perguntas sem respostas.
Para ajudar, FinanceOne explica tudo o que se sabe até agora sobre como vai ficar a situação dos pagamentos. Continue lendo este artigo!
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O Supera Rio vai pagar retroativo das parcelas atrasadas?
O programa Supera Rio foi criado e aprovado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em fevereiro deste ano e regulamentado no fim de março.
Por tanto, os pagamentos deveriam ter começado no mês seguinte, abril, contabilizando o total de nove parcelas até dezembro. No entanto, o benefício só começou a ser pago efetivamente em junho.
Ou seja, já começou com duas parcelas atrasadas e pendentes. A boa notícia é que essas duas parcelas estão garantidas por uma lei que foi sancionada pelo governador, autorizando o pagamento retroativo de abril e maio.
Agora sobre as parcelas que atrasaram depois disso: ainda não há um posicionamento oficial do Estado a respeito. Porém, como o programa prevê um total de nove parcelas, espera-se que esse total seja pago aos beneficiários.
Quando? Não se sabe.
De acordo com o Governo do Estado, o pagamento do retroativo aos meses de abril e maio não foi pago porque falta um estudo de impacto financeiro. Já os demais atrasos não há informação a respeito.
Dinheiro não caiu no cartão do Supera Rio: o que fazer?
Se você já tem o seu cartão do Supera Rio e não consegue utilizar o dinheiro, antes de qualquer coisa certifique-se de que ele já foi desbloqueado. Se ainda não foi, siga o passo a passo:
- Baixe o aplicativo Meu Alelo ou acesse o site
- Informe o CPF e crie uma senha no campo indicado na tela
- Você receberá no email e/ou telefone a senha do seu cartão
Outro ponto de destaque: o cartão do Supera Rio não funciona mais como um cartão pré-pago, como era antes.
Desde outubro ele funciona apenas como um cartão-benefício. Ou seja, não é possível utilizá-lo para sacar dinheiro na boca do caixa.
Para utilizar o auxílio, os cidadãos devem utilizar o cartão diretamente nos estabelecimentos. Como se fosse um cartão de débito, sem a possibilidade de acessar o dinheiro vivo.
Agora, se mesmo com o cartão desbloqueado e sabendo que não é possível sacar dinheiro, você não consegue acessar o pagamento, leia o tópico seguinte.
O que os beneficiários podem fazer para cobrar o pagamento?
Se você é beneficiário do Supera Rio e está tendo problemas para receber o pagamento, saiba que não é o único.
A principal orientação do governo estadual para aqueles que constataram a defasagem de alguma parcela é entrar em contato pelos canais de atendimento oficiais:
- o telefone da central de atendimento: 0800 071 7474
- abrir uma reclamação na Ouvidoria
Para abrir uma reclamação na ouvidoria basta acessar o site do programa e clicar em “Fale conosco – clique aqui”, no canto superior direito da tela.
Na página, informe os dados pessoais solicitados e preencha a ficha disponível.
No campo “Assunto”, selecione a opção ‘Reclamação’. E no campo “Motivo da Reclamação”, selecione a opção ‘Outros’.
No último campo “Descreva sua reclamação” explique de forma breve e clara o motivo do contato. Confira um exemplo de como fazer isso:
“Sou beneficiário (a) do grupo ______ (CadÚnico, desempregado etc) e a parcela referente ao mês _____ não foi depositada no prazo estipulado. Solicito esclarecimento a respeito e uma previsão de quando o pagamento será depositado no meu cartão.”
Depois de preencher tudo, basta clicar no botão “Enviar”. O prazo para resposta é de sete dias.
No entanto, precisamos destacar que muitos beneficiários relatam não estar recebendo retorno da ouvidoria no prazo, tampouco conseguem esclarecimentos pelo telefone.
Ou seja, esse é um meio para contatar o Estado a respeito dos problemas com seu benefício. Mas enviar essas mensagens não garante que o depósito será feito.
Problemas com cartão: demora para ser produzido ou retirada em outra cidade
Outros problemas muito comuns relacionados ao pagamento do Supera Rio são:
- cartão demorando para ficar pronto
- cartão foi entregue em um local distante
Se você se enquadra na primeira situação, provavelmente a demora se deve aos problemas que o governo estadual está tendo para processar dados.
Além de abrir uma reclamação na Ouvidoria, você deve entrar frequentemente no site do programa e informar o seu CPF para manter-se atualizado sobre o status.
Quando o cartão ficar pronto, você poderá receber uma mensagem por SMS informando o local de retirada. Mas sugerimos que mantenha o olho no site também.
Agora, se o seu cartão ficou pronto, mas está em uma cidade distante, diferente daquela na qual você se inscreveu ou mora, não precisa se deslocar até lá.
De acordo com o Governo do Estado, basta abrir uma reclamação na ouvidoria e no campo “Motivo da Reclamação” selecionar a opção “Meu cartão está em cidade diferente da minha”. O cartão será enviado para um posto de retirada mais perto de você.
Dica importante:
Como os meios oficiais de atendimento do governo estadual têm deixado a desejar, uma dica é que os beneficiários fiquem de olho nos avisos das prefeituras de suas cidades.
Muitas vezes elas recebem os cartões do programa e informam os locais de retirada em seus sites. Foi o que fizeram recentemente as prefeituras de Búzios e Campos, por exemplo.
Então além de entrar no site do Supera RJ, verifique também o site, redes sociais ou murais de aviso da prefeitura em sua cidade.
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