Cursos que transformam sua vida financeira
Mais
    InícioNotíciasEconomiaNovo calendário de pagamento do Supera RJ e suspensão dos saques? Entenda!

    Novo calendário de pagamento do Supera RJ e suspensão dos saques? Entenda!

    3.9
    (78)

    No último dia 8 de outubro algumas mudanças no Supera RJ foram anunciadas. Além da unificação que altera o calendário de pagamento, o valor não pode mais ser sacado na boca do caixa.

    Publicidade

    Essas alterações na operacionalização do programa têm o objetivo de promover mais segurança e melhorar a questão dos atrasos. Foi o que justificou a Secretaria de Defesa Social e Direitos Humanos.

    Mas como os beneficiários poderão usar o dinheiro do programa a partir de agora? Qual é o novo calendário de pagamento? Continue lendo este artigo para saber tudo!

    Qual é o novo calendário de pagamento do Supera RJ?

    Até então, os pagamentos do programa eram feitos em duas datas: dia 15 de cada mês para os beneficiários que têm acesso pelo CadÚnico e dia 20 para os demais.

    Agora eles serão unificados. Ou seja, todas as pessoas inscritas no Supera RJ vão receber o pagamento no dia 25 de cada mês.

    A mudança já vale a partir de outubro. Portanto, o novo calendário de pagamentos do Supera Rio é:

    Publicidade
    • 25 de outubro
    • 25 de novembro
    • 25 de dezembro

    Isso porque, a princípio, o programa está previsto para ser encerrado em dezembro.

    Vale destacar que os próximos depósitos também terão acréscimo do vale gás de R$80, anunciado no último dia 8.

    Pagamentos das parcelas vão continuar atrasando?

    Um dos motivos pelos quais o calendário foi unificado, é para tentar corrigir os atrasos recorrentes nas parcelas do Supera RJ.

    O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal, garantiu que não haverá mais demoras a partir de agora.

    Acontece que o problema estava no processamento de dados dos beneficiários. Com todos sendo pagos no mesmo dia, esse processo deve ser otimizado.

    Publicidade

    O processamento tanto no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) quanto no Cadastro Único (CadÚnico) será agilizado.

    “Não faltaram recursos. Pessoas ficaram um tempo sem receber o benefício e tanto o governador quanto o Governo do Estado reconhecem o erro. Em nome de ambos, pedimos desculpas à população, que esperou um tempo. Fizemos os ajustes e revimos os prazos necessários e a partir deste mês agora (outubro) a população fluminense receberá seu auxílio.”

    Essas foram as palavras do secretário. Ele ainda esclareceu que os problemas foram causados por causa de um cruzamento de dados do Dataprev, que é o banco de dados do Governo Federal.

    Não será possível sacar o dinheiro do Supera RJ?

    Até então, o cartão do Supera RJ funcionava como um cartão pré-pago. A partir de agora, ele se transforma em um cartão-benefício.

    Ou seja, não será mais possível utilizá-lo para sacar dinheiro na boca do caixa. Para utilizar o auxílio, os cidadãos deverão utilizar o cartão diretamente nos estabelecimentos.

    A única mudança é em relação ao acesso ao dinheiro vivo. Mas o benefício ainda pode ser usado para pagamento de compras.

    Publicidade

    Ele também segue podendo ser usado em qualquer estabelecimento. Além disso, o beneficiário ainda pode operar o valor pelo aplicativo do banco que faz o gerenciamento da conta do benefício.

    O secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos explicou que essa restrição foi estabelecida para dar mais segurança e unificar o programa.

    “Quem já tem o cartão poderá continuar a fazer compras, mas não poderá mais sacar o dinheiro. Tomamos essa decisão por uma questão de segurança e também para garantir uma unificação com o programa do Governo Federal.”

    Mulher de máscara protetora branca beneficiada pelo Supera Rio mostrando o cartão
    Supera RJ tem calendário unificado e suspensão dos saques

    Prazo para quem ainda não fez a retirada do cartão

    Se você já fez a inscrição no Supera RJ e ainda não fez a retirada do cartão, deve ficar atento.

    Segundo o secretário Matheus Quintal, essas pessoas têm 60 dias (contados a partir de 8 de outubro) para fazer isso.

    Ou seja: até 7 de dezembro. De acordo com ele, 22 mil pessoas não realizaram esse procedimento.

    Se o seu cartão está em uma cidade diferente daquela onde você mora, o governo estadual orienta a abrir uma reclamação na ouvidoria. Depois disso, o cartão será enviado para a cidade de sua residência.

    Vale gás será incluso nas próximas parcelas

    Outra novidade é o Vale Gás do Supera RJ. O benefício será concedido a todos os inscritos no programa.

    Será um crescimento de R$80 por mês nas parcelas. No entanto, em outubro será depositado o dobro do valor (R$160), referente ao mês de setembro.

    Quem já é inscrito no Supera Rio, não precisa fazer um novo cadastro para receber o vale gás. Para novos beneficiários, o próximo prazo de inscrição abre no dia 1º de novembro pelo site oficial do Supera Rio.

    O conteúdo foi esclarecedor? Então compartilhe com outros amigos que também recebem o auxílio do Rio de Janeiro!

    O que achou disso?

    Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 78

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?

    Tamires Silva
    Tamires Silva
    Jornalista e Redatora do FinanceOne, onde suas finanças começam.

    Artigos Relacionados

    Assine nossa newsletter!

    Páginas Populares

    46 COMENTÁRIOS

    1. Estou escrita só supera rio desde junho e até agora nada do meu cartão sempre que entro na página do supera aparece a mensagem que sou beneficiária do supera e que meu cartão está sendo gerado já são quatro messes esperando esse cartão que nunca fica pronto . Alguém que possa me dar uma resposta

      • Olá! Tudo bem?
        Milhares de beneficiários do programa têm passado por problemas como o seu. Recomendamos que você ligue para o Call Center (0800 071 7474)
        ou abra uma reclamação na ouvidoria do SuperaRJ. Esses são os canais de atendimento disponibilizados pelo governo estadual.

        • Eu também já tenho 4 parcela e meu cartão nunca chega precisando tanto só tenho esse benefício e não consegui saca por conta do cartão já liguei já mandei email e não tiver nenhuma resposta vai acabar o programa eu não consegui usa o benefício com meus filhos

      • Boa tarde !!Eu tbm fiz meu em junho e até agora nada , trabalhavam de doméstica no ano passado fui mandada embora fiz meu cadastro no superar rj fui aprovada mais até agora eles estão gerado o cartão, vejo aqui no meu Barrio pessoa que ñ tem filho nunca trabalho de carteira assinada e receber eu que tenho 2 crianças nada . Ou denúncia esse supera rio na TV isso é um abuso com as pessoas.

    2. Bom dia a minha esposa está desde do mês de julho sem recarregar o cartão dela a última recarga foi dia 25/07 a data seria entre 15 e 20 de cada mês. Agora está dizendo que a data da recarga mudou para o dia 25 de cada mês, até o momento não entrou recarga nenhuma.

      • Olá! Tudo bem?
        Infelizmente, milhares de beneficiários do programa têm passado por problemas como o seu. Recomendamos que você ligue para o Call Center (0800 071 7474)
        ou abra uma reclamação na “ouvidoria do SuperaRJ“. Esses são os canais de atendimento disponibilizados pelo governo estadual.

        • Ligar para o call center tbm nao adianta nada!!Estou aguardando o cartao desde julho e ate agora naadaa!!E ainda fui informada se ate dezembro nao conseguir sacar o valor sera estornado para o governo!!!

          • Olá! Tudo bem?
            Sentimos muito pela sua situação. Infelizmente, vários beneficiários estão com o mesmo problema, mas o governo estadual ainda não o solucionou. Sugerimos que abra uma reclamação na ouvidoria do site.

    3. O meu não caiu ontem queria saber se ainda vai cair liguei pro número do supera falaram que o benefício foi pago ontem mas eu não recebi nem o vale gás pq ??

      • Olá! Tudo bem?
        O governo estadual realmente havia prometido realizar os depósitos até o dia 25. No entanto, o pagamento de diversos beneficiários atrasou novamente e ainda não foi dado um posicionamento a respeito. Sugerimos que abra uma reclamação na ouvidoria do site.

    4. peguei o cartão supera rj e só recebi uma parcela que no caso já veio no cartão, 200$ se não me engano em julho, dps disso nunca ms caiu direito nenhum 3 meses sem receber nada, isso é uma sacanagem com as pessoas

    5. Estou desde de junho aguardando e desde agosto diz que meu cartão está sendo enviado para eu acompanhar , já liguei para o número 0800 , já abrir uma reclamação na ouvidoria e mesmo assim continuo sem resposta . Isso é um absurdo com o povo que necessita , aqui em Macaé fui ao de é o posto de entrega , centenas de cartão que não foram apanhar , e quem procura não consegue . Tudo no Brasil é assim , fazem para a pessoa desistir aí para para o bolso dos que não necessitam.

      • Olá! Tudo bem?

        Infelizmente, muitos beneficiários estão passando por questão semelhante. Mas o governo estadual ainda não solucionou todos os problemas. Sugerimos que ligue para o Call Center (0800 071 7474) ou abra uma reclamação na ouvidoria do site.

    6. Agente liga pros 0800 eles mandam continua na mesma consultando o sait solução nenhuma mas uma vez brasileiro sendo feito de palhaço como sempre!

    7. O meu cartão está sendo gerado desde agosto até hoje nada. Já liguei para 0800 e nada abrir reclamação e não tive resposta. Gostaria de saber se vai ficar gerando meu cartão até terminar o benefício? Muito chateado com essa situação.

      • Olá, Paula! Tudo bem?
        Infelizmente, vários beneficiários estão passando por problemas semelhantes ao seu, mas o governo estadual ainda não os solucionou. Sugerimos que abra uma reclamação na ouvidoria do site.

      • Olá, Paula! Tudo bem?
        Infelizmente, vários beneficiários estão passando por problemas semelhantes ao seu, mas o governo estadual ainda não os solucionou. Sugerimos que abra uma reclamação na ouvidoria do site.

    8. Boa tarde!!
      Fiquei desempregada 2 x durante a pandemia.
      Eu fiz a inscrição em junho/ julho, já nem me lembro mais. Já fiz várias ligações e sempre a mesma resposta : “O site está sendo atualizado”. Abri várias reclamações, junto a ouvidoria e até o momento nada. Nenhuma resposta nem das reclamações. Muito menos o cartão e benefício nenhum. Acredito que isso seja, mais um descaso e falta de respeito com o povo.

    9. Estou escrita des de junho e ate hoje nao fui agendada pra receber o cartao,sou beneficiaria e nao consigo receber,ouvidoria ja fiz diversas reclamçoes que dizem nos reaponder em 7 dias e isso nunca aconteceu. Tenho varios protocolos de reclamaçoes e nenhuma resposta. No 0800 eles dizem que so sabem informar em relaçao as pessoas que sao do cadunico e como nao sou fico sem reposta nehuma. Novembro chegou beneficio ja ta acabando e nada foi feito. Lamentavel uma enganaçao a populaçao que precisa.

    10. Boa tarde.eu dei entrada no benéfico em junho. E fui aprovado mais la so diz que o cartão esta em produção E ate agora nada…gostaria de saber se vao pagar os atrasados de junho ate o dia que o cartao chegar em minhas mãos

      • Olá, Paulo! Tudo bem?
        Alguns beneficiários com problemas como o seu relataram ter recebido uma mensagem do governo estadual informando que vão pagar as parcelas atrasadas. Para mais informações, sugerimos que abra uma reclamação na ouvidoria do site.

    11. Fiz o meu cadastro do supera Rio em junho e até agora não recebir o cartão e se eu começar a trabalhar vou ter direito a receber os meses que eu não recebir?

      • Oi, Denilson! Tudo bem?
        Se você começar a trabalhar, mas manter-se nos critérios de renda, ainda receberá o benefício. Mas sugerimos que você envie uma mensagem pedindo esclarecimentos na ouvidoria do site.

    12. Olha é muita falta de consideração com as pessoas ,meu cartão não recarregar a mais de 4 meses j,á liguei centenas de vezes ,essa ouvidoria não presta pra nada!ninguém te liga nem manda uma resposta,o benefício está quase acabando e ate agora ninguém nem dataprev presta!!
      Muito indignada!!!

    13. Olá boa noite, fiquei desesperado e dei entrada no auxílio no mês de junho e disia no site que eu iria receber, mais agora está aparece que eu não estou escrito o que faço?

      • Olá! Tudo bem?
        Sentimos muito pela sua situação. Infelizmente, vários beneficiários estão com o mesmo problema que você e o governo estadual ainda não solucionou. Sugerimos que abra uma reclamação na ouvidoria do site.

    14. Boa tarde até agora não recebi o cartão, verifiquei no sistema que irá terminar no dia 07/12

      estou 6 meses aguardando , desempregada e tendo ajuda dos outros, fiz minha inscrição no dia 09/07, e tenho até 60 dias , e agora?

    15. Sou inscrita no cadastro único,estou desde julho esperando pelo meu cartão que supostamente está sendo gerado e até hoje nada de ficar pronto.Como vou fazer se o auxílio termina em dezembro e até hoje não recebi meu cartão e como farei com as parcelas,será que vou receber as parcelas atrasadas?

    16. Fui aprovada desde julho mais até a data de hoje não aparece pra mim quando e onde devo retirar o meu cartão , aparece que ainda está em processamento. Oq devo fazer?

      • Olá! Tudo bem?
        Sentimos muito pela sua situação. Infelizmente, vários beneficiários estão com o mesmo problema que você e o governo estadual ainda não solucionou. Sugerimos que abra uma reclamação na ouvidoria do site.

      • Olá! Tudo bem?
        Sentimos muito pela sua situação. Infelizmente, vários beneficiários estão com o mesmo problema que você e o governo estadual ainda não solucionou. Sugerimos que abra uma reclamação na ouvidoria do site.

    17. É mta sacanagem com o povo que precisa!!!pra que criaram o programa se nao estao dando o cartao pra gente usar o dinheiro!?fui informada se nao pegar o cartao ate dezembro os valores no qual tenho direito seja estornado para o governo!!

    18. E ligar pra 0800 e mandar reclamaçoes na ouvidoria nao adianta de naadaa!!😠😠É mtooo descaso com quem contava com esse Superarj pra alga coisa ja que criaram…so pra enganar o povo!!

    19. Os pagamentos referentes aos meses de agosto/setembro/outubro eu não recebi,vão depositar ou eu não vou receber?

    20. Boa tarde fui beneficiária vi hj no link mandaram ligar pra mim saber onde retirar o cartão ligo ninguém atende o tempo todo bota uma música pra ouvir estou precisando pois tenho dois filhos estou desempregada passando aperto e nunca consegui nada do governo.

    21. Bom dia!
      Sou beneficiária do programa supera rj
      Recebi o cartão e as parcelas nao estavam.de avordo com.o que aparecia no setor transparência
      O valor dependente tambem.nao. ja passei varios email para ouvidoria e ñ obtive resposta.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    InícioNotíciasEconomiaNovo calendário de pagamento do Supera RJ e suspensão dos saques? Entenda!

    Novo calendário de pagamento do Supera RJ e suspensão dos saques? Entenda!

    3.9
    (78)

    No último dia 8 de outubro algumas mudanças no Supera RJ foram anunciadas. Além da unificação que altera o calendário de pagamento, o valor não pode mais ser sacado na boca do caixa.

    Publicidade

    Essas alterações na operacionalização do programa têm o objetivo de promover mais segurança e melhorar a questão dos atrasos. Foi o que justificou a Secretaria de Defesa Social e Direitos Humanos.

    Mas como os beneficiários poderão usar o dinheiro do programa a partir de agora? Qual é o novo calendário de pagamento? Continue lendo este artigo para saber tudo!

    Qual é o novo calendário de pagamento do Supera RJ?

    Até então, os pagamentos do programa eram feitos em duas datas: dia 15 de cada mês para os beneficiários que têm acesso pelo CadÚnico e dia 20 para os demais.

    Agora eles serão unificados. Ou seja, todas as pessoas inscritas no Supera RJ vão receber o pagamento no dia 25 de cada mês.

    A mudança já vale a partir de outubro. Portanto, o novo calendário de pagamentos do Supera Rio é:

    Publicidade
    • 25 de outubro
    • 25 de novembro
    • 25 de dezembro

    Isso porque, a princípio, o programa está previsto para ser encerrado em dezembro.

    Vale destacar que os próximos depósitos também terão acréscimo do vale gás de R$80, anunciado no último dia 8.

    Pagamentos das parcelas vão continuar atrasando?

    Um dos motivos pelos quais o calendário foi unificado, é para tentar corrigir os atrasos recorrentes nas parcelas do Supera RJ.

    O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal, garantiu que não haverá mais demoras a partir de agora.

    Acontece que o problema estava no processamento de dados dos beneficiários. Com todos sendo pagos no mesmo dia, esse processo deve ser otimizado.

    Publicidade

    O processamento tanto no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) quanto no Cadastro Único (CadÚnico) será agilizado.

    “Não faltaram recursos. Pessoas ficaram um tempo sem receber o benefício e tanto o governador quanto o Governo do Estado reconhecem o erro. Em nome de ambos, pedimos desculpas à população, que esperou um tempo. Fizemos os ajustes e revimos os prazos necessários e a partir deste mês agora (outubro) a população fluminense receberá seu auxílio.”

    Essas foram as palavras do secretário. Ele ainda esclareceu que os problemas foram causados por causa de um cruzamento de dados do Dataprev, que é o banco de dados do Governo Federal.

    Não será possível sacar o dinheiro do Supera RJ?

    Até então, o cartão do Supera RJ funcionava como um cartão pré-pago. A partir de agora, ele se transforma em um cartão-benefício.

    Ou seja, não será mais possível utilizá-lo para sacar dinheiro na boca do caixa. Para utilizar o auxílio, os cidadãos deverão utilizar o cartão diretamente nos estabelecimentos.

    A única mudança é em relação ao acesso ao dinheiro vivo. Mas o benefício ainda pode ser usado para pagamento de compras.

    Publicidade

    Ele também segue podendo ser usado em qualquer estabelecimento. Além disso, o beneficiário ainda pode operar o valor pelo aplicativo do banco que faz o gerenciamento da conta do benefício.

    O secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos explicou que essa restrição foi estabelecida para dar mais segurança e unificar o programa.

    “Quem já tem o cartão poderá continuar a fazer compras, mas não poderá mais sacar o dinheiro. Tomamos essa decisão por uma questão de segurança e também para garantir uma unificação com o programa do Governo Federal.”

    Mulher de máscara protetora branca beneficiada pelo Supera Rio mostrando o cartão
    Supera RJ tem calendário unificado e suspensão dos saques

    Prazo para quem ainda não fez a retirada do cartão

    Se você já fez a inscrição no Supera RJ e ainda não fez a retirada do cartão, deve ficar atento.

    Segundo o secretário Matheus Quintal, essas pessoas têm 60 dias (contados a partir de 8 de outubro) para fazer isso.

    Ou seja: até 7 de dezembro. De acordo com ele, 22 mil pessoas não realizaram esse procedimento.

    Se o seu cartão está em uma cidade diferente daquela onde você mora, o governo estadual orienta a abrir uma reclamação na ouvidoria. Depois disso, o cartão será enviado para a cidade de sua residência.

    Vale gás será incluso nas próximas parcelas

    Outra novidade é o Vale Gás do Supera RJ. O benefício será concedido a todos os inscritos no programa.

    Será um crescimento de R$80 por mês nas parcelas. No entanto, em outubro será depositado o dobro do valor (R$160), referente ao mês de setembro.

    Quem já é inscrito no Supera Rio, não precisa fazer um novo cadastro para receber o vale gás. Para novos beneficiários, o próximo prazo de inscrição abre no dia 1º de novembro pelo site oficial do Supera Rio.

    O conteúdo foi esclarecedor? Então compartilhe com outros amigos que também recebem o auxílio do Rio de Janeiro!

    O que achou disso?

    Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 78

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?