InícioNotíciasEconomiaTaxa Selic pode superar 8% até final de 2021. Entenda!

Taxa Selic pode superar 8% até final de 2021. Entenda!

1
(1)

A taxa Selic é utilizada como uma referência para as demais taxas de juros da economia, mas também é um mecanismo de controle da inflação pelo Banco Central.

Portanto, na esteira dos dados mais recentes de inflação, os economistas do mercado financeiro alteraram suas projeções da Taxa Selic para 8,35% ao ano até o fim de 2021.

Essa é a 24ª elevação consecutiva na projeção e está na última edição do Boletim Focus.

A previsão está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional: de 3,75%.

Puxada pelos combustíveis, a inflação subiu 0,87% em agosto, a maior para o mês desde o ano 2000. Esse dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, o indicador acumula altas de 5,67% no ano e de 9,68% nos últimos 12 meses. Portanto, o maior acumulado desde fevereiro de 2016, quando o índice alcançou 10,36%.

“O aumento na taxa Selic é um reflexo dos índices de inflação divulgados recentemente. As projeções evidenciam a tendência de que o IPCA fique acima da meta definida para o ano de 2021. Como uma medida para manter a inflação dentro do centro da meta, a tendência é de que ocorram novos aumentos na taxa Selic até o final do ano”, avalia o economista Jhonatan Hoff.

Para 2022, a estimativa de inflação é de 4,10%. Para 2023 e 2024, as previsões são de 3,25% e 3%, respectivamente.

Qual é o motivo do aumento da taxa Selic?

Na prática, o aumento da taxa Selic tem como objetivo dificultar o acesso da população ao crédito. Com isso, as empresas têm menos demanda e os preços caem.

Junto a esse efeito, o dólar também tende a recuar.

O economista-chefe da Infinity, Jason Vieira, explica que com o dólar controlado, investidores internacionais começam a botar dinheiro no país.

“Assim, eles geram emprego, renda e introduzem verba na economia. O dólar caindo gera conforto. Gasolina, gás, commodities e uma série de alimentos são afetados pela cotação do dólar”, afirmou Vieira.

Contudo, o aumento dos juros provocará taxas bancárias mais elevadas, influenciando assim, o consumo da população e os investimentos produtivos.

Outro problema previsto pelos especialistas são as despesas maiores com os juros da dívida pública. O possível crescimento de 4,5 pontos na taxa Selic geraria cerca de R$145 bilhões a mais nas despesas com juros.

gráfico sinaliza variações da Taxa Selic com uma calculadora ao lado
Alta da taxa de Selic gera impactos principalmente em títulos de renda fixa

Como ficam os investimentos

A alta da taxa Selic deixa as aplicações financeiras com renda fixa mais atrativas. A poupança, por exemplo, tende a render mais.

Uma taxa Selic de 4,25% ainda perde da inflação oficial projetada para os próximos 12 meses, de 4,31%.

Mas a tendência é que o ciclo de alta de juros continue. Elevando assim gradativamente o retorno das aplicações financeiras cuja remuneração esteja atrelada à Selic e à taxa DI – taxa de juros que costuma acompanhar a taxa básica.

Assim, os investimentos conservadores estão voltando a ter rentabilidades atrativas, aumentando sua probabilidade de ganhar da inflação e preservar o poder de compra do investidor.

É o caso do Tesouro Selic (LFT), da caderneta de poupança, dos fundos DI e de títulos bancários, como os CDB, LCI e LCA pós-fixados.

Por outro lado, os títulos de curto prazo devem se desvalorizar, o que prejudicaria investidores que já investem em produtos pré-fixados e atrelados à inflação.

Mas é importante dizer que o mercado financeiro considera o cenário da alta da Selic positivo para outros títulos que acompanham a taxa básica de juros.

Gostou do artigo? Descubra o que as alterações na Taxa Selic interferem no dia a dia do pequeno poupador

O que achou disso?

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui