Você conhece as vantagens da carreira pública? | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Você conhece as vantagens da carreira pública?

O mercado de concursos públicos movimenta milhões de reais todos os anos. É uma multidão em busca de melhores salários e estabilidade financeira. A carreira pública é até mesmo uma opção ao desemprego da iniciativa privada.

Desde a Constituição de 88, o ingresso nos quadros dos órgãos públicos deve se dar, necessariamente, por meio de concurso. É uma seleção aberta a todos os brasileiros, onde a meritocracia prevalece. O prêmio (a vaga) fica com quem se dedica, estuda e, muitas vezes, abdica de lazer e outras coisas.

carreira pública

As vantagens da carreira pública não são poucas. Veremos a seguir seis motivos que arrastam milhões de concurseiros na busca por uma vaga.

Carreira pública: servidor X empregado

A administração pública utiliza o concurso público para selecionar os funcionários para cada função. A obrigatoriedade desse tipo de seleção trouxe para a administração a possibilidade de selecionar profissionais mais qualificados, de acordo com cada cargo.

Preenchendo o requisito de escolaridade exigido, qualquer cidadão pode conquistar uma vaga. Mas é preciso ser aprovado no concurso. Ou seja, depende unicamente do seu esforço.

Antes de conhecer as vantagens da carreira pública, é preciso entender a diferença entre servidor público e empregado público.

Servidor público – Trabalha na administração direta, autarquias e fundações públicas. É regido por leis próprias, como a Lei 8.112 e os estatutos estaduais e municipais. É chamado de servidor estatutário.

Empregado público – Trabalha na administração pública indireta, sociedades de economia mista e empresas públicas. É regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), mas com algumas regras específicas, por trabalhar na administração pública.

1. Estabilidade

Quando fazemos a pergunta “por que você quer fazer concursos?” a qualquer concurseiro, nove em cada dez respondem: pela estabilidade. Esse é com certeza um dos maiores atrativos.

A estabilidade é garantida pela Constituição Federal e muito comparada ao regime celetista da iniciativa privada. No serviço público, sendo estatutário, você pode trabalhar sossegado, sem ter que conviver com o fantasma da demissão. Em tempos de cortes nas empresas, esse é um fator bem importante.

No serviço público, após três anos de exercício (o chamado estágio probatório), é garantida a estabilidade no cargo. A demissão só pode acontecer se houver uma falta grave, de acordo com o Estatuto ou Regimento do órgão. E isso só depois de uma sentença judicial.

2. Bons salários

Quem não quer ganhar bem, para viver tranquilamente a vida? A remuneração no serviço público costuma ser mais alta do que na iniciativa privada. Em que empresa se consegue um salário de R$5 mil com requisito de nível médio?

As cifras são outro atrativo que faz milhões de pessoas investirem nos concursos. Para os graduados em Direito, então, os valores podem atingir o Teto Constitucional, dependendo do cargo.

3. Igualdade de oportunidades

O mercado de trabalho privado, infelizmente, ainda é cheio de discriminação e preconceito. As escolhas são individuais, de cada recrutador. Para você ter uma ideia, o mercado de trabalho considera velhos os candidatos acima de 40 anos.

Mas o desemprego entre os jovens também é grande. Trabalhadores entre 16 e 24 anos sofrem dificuldades para conseguir o primeiro emprego.

Na carreira pública, não há essa desigualdade. Para fazer concurso e ingressar no serviço público, é preciso ter, no mínimo, 18 anos e, no máximo, 69. É uma oportunidade tanto para os mais jovens quanto para os mais velhos.

Claro que para algumas carreiras há requisitos de idade. Por exemplo em carreiras policiais ou militares. Outra restrição pode ser também o sexo. Mas a grande maioria das carreiras não diferencia o sexo dos candidatos. Podem concorrer homens e mulheres.

Quem também encontra espaço são os deficientes. Está prevista por lei a reserva de vagas para eles em todos os concursos públicos.

4. Sem exigência de experiência

Quantas pessoas são eliminadas em seleções da iniciativa privada por não terem experiência? No serviço público, isso não existe!

A grande maioria dos concursos não exige experiência anterior. Em alguns, isso pode até contar pontos em uma eventual etapa de prova de títulos. Mas normalmente o critério de aprovação é mesmo a prova de conhecimentos.

5. Plano de cargos

ascensão profissional

A ascensão profissional é comum na carreira pública. Os órgãos possuem planos de cargos consolidados e estipulados por leis. Portanto, são cumpridos à risca.

Os sistemas de promoção discriminam cargos, salários e progressão por tempo de serviço. Em grande parte dos órgãos, isso acontece por meio de processos de avaliação de desempenho.

O profissional que investe na própria formação pode incorporar gratificações e tem mais chances de ascender profissionalmente.

6. Benefícios

Os benefícios variam bastante de acordo com cada órgão e esfera (federal, estadual, municipal). Alguns são previstos por lei, como o vale alimentação. Muitos direitos são comuns aos trabalhadores regidos pela CLT.

Mas no serviço públicos há gratificações, licenças remuneradas, incentivo a cursos de capacitação e reciclagem, licença-prêmio, licença não-remunerada, auxílio-creche, plano de previdência complementar e outros.







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras