Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

13 ideias para montar seu escritório em casa

Escrito por: Redação em 28 de janeiro de 2020

Com a internet, é cada vez mais comum que as empresas ofereçam o trabalho home office aos seus colaboradores. Se você é uma dessas pessoas, confira 13 ideias para montar seu escritório em casa

Afinal, trabalhar em casa não é tão simples: exige organização e um local adequado. Somente desta forma é possível aumentar a produtividade no home office.

10 ideias para montar seu escritório em casa
É possível montar um escritório home office gastanto pouco

O conceito de home office é uma experiência nova para profissionais e gestores. A tradução do termo é “escritório em casa”, mas pode significar trabalhar em qualquer lugar que não seja a sede da empresa.

O trabalho em casa é uma maneira prática para quem quer otimizar o tempo, já que evita as horas que seriam gastas com locomoção, por exemplo.

Dessa forma, as possibilidades aumentam e trabalhar no conforto do lar se tornou uma opção para inúmeros profissionais.

Apesar de a prática ser mais comum no exterior, hoje em dia também já é possível se deparar com pessoas trabalhando em cafés, livrarias e até aeroportos.

Motivos para ter um home office

Ter um escritório em casa pode ser o sonho de muitos profissionais e existem dezenas de vantagens. Veja alguns desses motivos para ter um home office.

-> Flexibilidade

Se você já optou por trabalhar de casa ou deseja montar seu empreendimento, um dos grandes benefícios já analisados é a autonomia profissional.

Montar seus horários, planejar a agenda e traçar as metas diárias pode ser um benefício quando utilizado da maneira correta.

É importante tomar cuidado neste sentido porque a falta de organização pode atrapalhar os negócios. Aproveite a autonomia e a liberdade para alavancar a carreira.

-> Conforto

A comodidade e o conforto de ter um escritório em casa é evidente.

O foco pode ser prejudicado porque existem inúmeros objetos que podem tirar a atenção. As tarefas do dia a dia também, mas o planejamento dos móveis fará toda diferença.

O ambiente deve ser estudado para que colabore com sua produtividade. Escolher um local claro e arejado é essencial, afinal, você irá passar boa parte do tempo no local.

-> Redução de custos

Para a empresa e para você (caso seja empreendedor), ter um escritório em casa garante economia.

Não há gastos com transporte público, almoço fora e outros “prejuízos” como o aluguel do escritório.

É lógico que as contas continuarão chegando e, inicialmente, comprar móveis e equipamentos para o trabalho em casa será uma das prioridades. A longo prazo, porém, você fará grandes reduções de custo.

Ideias para montar seu escritório em casa

Ter um ambiente bacana para trabalhar é questão de sobrevivência. E isso é possível gastando muito pouco, sabia?

Separamos 13 ideias de decoração para você conseguir montar seu escritório em casa.

1. Reaproveite móveis

Para quem gosta de decorar a casa sem gastar muito dinheiro, reaproveitar os móveis é uma dica valiosa.

A mesa de jantar que não tem mais utilidade pode ser reformada e utilizada no escritório.

Outros itens, como a cadeira, também podem ser reutilizados, mas com cuidado para que seja confortável.

2. Abuse das prateleiras

Ótimas para facilitar a organização, as prateleiras têm seu charme e custam pouco.

As estantes são mais caras e ocupam mais espaço no ambiente, então, abusar das prateleiras pode ser uma boa opção para a decoração do escritório.

3. Use a decoração guardada

Quem nunca comprou um objeto de decoração e não usou de primeira?

Decorar o escritório com itens que já possui dá mais personalidade ao ambiente. Uma caneca diferente pode ser um porta canetas, por exemplo.

Como ser um nômade digital
É importante ter os móveis certos para montar o seu escritório em casa.

Pense nos objetos que já tem e que podem ser usados no escritório.

4. Armário funcional

Tudo em seu escritório deve ser funcional.

O mesmo armário que guarda documentos pode ser utilizado para os arquivos ou formulários da empresa.

Coloque à mão o que precisa achar com facilidade.

Franquia home office: como lucrar trabalhando em casa

5. Caixas organizadoras

Uma pessoa organizada entende que essas caixas são essenciais para garantir que o local de trabalho tenha mais praticidade.

Você pode colocar uma caixa para cada tipo de arquivo ou objetos em geral.

Por serem um pouco mais caras, uma ideia útil é comprar a mais barata e decorar da forma que quiser para combinar com o ambiente. Para quem deseja ter custo zero, as caixas de sapato são uma boa opção.

6. Organização na parede

Sabe aquelas agendas feitas nas paredes? As pessoas costumam colocar o calendário do mês ou tabelas com prazos.

Além de transformar a decoração, facilita no agendamento e lembrança dos compromissos.

O papel contact é muito utilizado para isso, mas também pode ser feito com Post-It, quadros brancos ou até mesmo uma pequena lousa.

Use a criatividade e se organize como preferir.

7. Local claro

Como já foi falado, a escolha do local é essencial para que a ideia de ter um escritório em casa seja, de fato, bem proveitosa.

Prefira ambientes claros e com ventilação natural, além de tranquilo.

Evite os cômodos muito próximos às paredes dos vizinhos. Dessa forma, trabalhar em casa será uma satisfação e você terá conforto, segurança e paz.

Outras ideias para implementar seu home office

8. Tenha plantas

As plantas deixam o espaço mais acolhedor, isso é um fato incontestável.

Se não gosta de ter trabalho, opte por um vaso de suculentas ou cactos. Com as plantas o ar fica mais limpo, há menos estresse e aumento da produtividade.

Além disso, torna o ambiente mais alegre e influencia no humor. Assim, se deseja melhorar a saúde deixando o ar mais leve ou ser mais eficiente, aposte nas plantinhas.

10 ideias para montar seu escritório em casa
Plantas deixam o ambiente mais leve e puro

9. Cadeira confortável

Já falamos que a cadeira pode ser reutilizada, mas o foco deve ser sempre o conforto. Não é apenas questão de decoração, mas de saúde.

Escolha uma cadeira que te ajude a seguir as regras de ergonomia porque isso, a longo prazo, fará diferença.

Quanto mais tempo passar trabalhando, melhor deve ser a cadeira e, obviamente, maior deve ser o investimento nela.

Dessa forma, evitará dores lombares, problemas de postura e muitas outras dores de cabeça.

10. Escolha a cor adequada

Na hora de escolher a cor para o escritório e casa, cuidado com o equilíbrio. É válido diferenciar das cores do resto da casa porque o escritório não pode ser uma extensão do lar.

Há diversas formas de entender o significado e estímulo que cada cor traz. Existem as cores mais quentes e mais frias, sendo que as frias são as mais adequadas a este ambiente.

O ideal é encontrar tons equilibrados e neutros por darem uma sensação maior de relaxamento.

11) Equipamentos eletrônicos e parte elétrica

Todo home office é feito de móveis, porém também é necessário ter alguns equipamentos que existem nas empresas. Sendo assim, é necessário incluir na lista de necessidades a compra de alguns equipamentos.

Além de alterações na parte elétrica, caso seja necessária. Por isso, na hora de realizar a lista, pense no que será necessário para atender às suas demandas. Confira alguns equipamentos abaixo:

  • Computador de mesa ou notebook;
  • Tablet ou smartphone para agregar mobilidade às tarefas; 
  • Impressora;
  • Roteador de internet;
  • Aparelho de telefone.

Além destas, você ainda pode incluir máquinas que tornam o ambiente mais agradável, principalmente em dias de calor, isso porque não é necessário trabalhar em um lugar sem conforto. 

Vale ressaltar também que é ideal que os equipamentos de trabalho não se misturem com os de uso pessoal.

Caso isso não seja possível, tente organizar as atividades separadamente no aparelho. Para isso, crie pastas com os arquivos do trabalho e outras com os arquivos pessoais.

12) Reduza a quantidade de fios

Ter fios aparentes deixa o ambiente com uma aparência desorganizada. Por isso, uma opção para reduzir a quantidade é optar por computadores e impressoras com Wi-Fi, que se conectam sem a necessidade de cabos.

Dê a preferência também para teclados e mouses que sejam sem fio. Dessa forma, você consegue deixar o seu escritório em casa mais limpo e organizado visualmente. 

Agora caso isso não seja possível, outra opção é utilizar canaletas de parede para esconder os fios que não podem ser substituídos.

13) Conheça as regras de ergonomia

Para quem não conhece, a ergonomia é a área que estuda a relação do ser humano com os ambientes em que ele se encontra. O objetivo é pensar no bem-estar no ambiente de trabalho.

Com uma jornada de trabalho excessiva, o trabalhador pode ter problemas na coluna, na visão e até mesmo nos pés. Por isso, é importante que esses aspectos sejam prioridade ao montar o seu escritório em casa.

Então, ao planejar o home office, pense que a sua cadeira deve ser colocada em uma altura que deixe seus pés apoiados no chão. Você ainda pode adquirir um descanso para os pés, caso ache necessário.

Lembre-se sempre que é importante manter o braço em posição paralela ao chão durante o uso do computador. Além de deixar o monitor na altura dos olhos, evitando movimentos bruscos na cabeça.

Agora que você já sabe como montar seu escritório em casa, conte como tem sido sua experiência com o home office! Esperamos seu comentário.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

Freelancer: como conseguir mais clientes?
WhatsApp Business
carnaval
Economizar com produtos de beleza
hábitos financeiros para uma vida melhor