Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

11 maneiras de conseguir renda extra

Escrito por: Priscila Gomes em 16 de setembro de 2019

Avaliar se precisa ou não de renda extra é uma tarefa simples para quem acompanha com cuidado as próprias finanças. Se o dinheiro está faltando para pagar alguma conta, há duas opções: ou economizar, ou expandir a mente para avaliar formas de conseguir uma renda extra.

Se após a análise das finanças a renda extra for a melhor opção para continuar no azul, é preciso pensar no talento ou habilidade necessária para desempenhar as funções. Além disso, refletir se a atividade extra influenciará negativamente no desempenho da ocupação principal.

Neste artigo explicaremos porquê e como elaborar maneiras de conseguir renda extra.  Além disso, detalhes importantes para que não haja dúvidas ou arrependimentos após a escolha da nova fonte de renda.

Confira os seguintes tópicos neste artigo:

Como avaliar se preciso de uma renda extra

Por que se organizar financeiramente

Maneiras de manter as finanças no azul

Aplicativos que colaboram para a renda extra

11 formas de conseguir renda extra

Maneiras de conseguir renda extra

Como avaliar se preciso de uma renda extra

O principal fator que leva uma pessoa a começar a pensar em obter uma renda extra é justamente a insuficiência do seu salário fixo.

Quando se torna notório que a renda mensal não está sendo suficiente para pagar todas as despesas da casa, além de economizar e reaver as suas dívidas, a melhor maneira é procurar trabalhar por outros meios a fim de conseguir esse extra.

A seguir, veja alguns motivos claros de que você precisa de uma renda extra.

O salário acaba antes de completar 30 dias

Um caso típico de se atentar para o plano B é quando você percebe que seu salário não está durando o tempo necessário.

Isso pode acontecer com qualquer pessoa, mas quando se nota que o seu salário não está rendendo com frequência, entra mês, sai mês, e essa situação continua, está na hora de se preocupar.

Contas intermináveis

Se você já chegou na fase em que possui um acúmulo de contas e parece que elas são intermináveis, o momento de procurar por uma renda extra chegou.

Se a quantidade de contas que recebe não é proporcional ao seu salário, ou seja, mesmo tentando pagar cada uma e gastando todo o seu salário do mês, ainda sobram aquelas que passam do vencimento, você precisa mudar esse quadro o quanto antes.

Não ter reservas para emergências

Já abordamos diversas vezes aqui o quanto é necessário guardar um dinheiro para reservas. Ele não é somente interessante para esses momentos de acúmulo de dívidas, mas para eventuais crises que possam ocorrer como um provável desemprego.

Outro ponto interessante que esse dinheiro guardado poderá servir é utilizando em novas aplicações.

Se você se manter organizado e conseguir quitar as suas dívidas com a renda extra que está buscando agora, poderá aplicar algum valor em ações e ter novos e bons rendimentos no futuro.

Aborrecimentos no emprego ou insatisfação com o seu trabalho

Se os problemas no seu atual emprego têm te deixado com stress, aumentado as suas dores de cabeça e gerado uma insatisfação sem tamanho, mas você ainda não tem como se desligar dele, procurar por uma renda extra pode ser uma boa opção.

Além de ter contato com a sua família, praticar um esporte e se alimentar bem para manter a sua saúde mental estável e não deixar esses problemas te dominarem, procure um hobby que possa ser prazeroso e renda bons lucros.

Trabalhar com artesanato, cozinhar e cuidar de crianças, por exemplo. Podem melhorar o seu humor e ainda aumentar a os seus rendimentos. Experimente!

Maneiras de conseguir renda extra

Problemas com empréstimos

Recorrer a empréstimo pessoal pode ser cilada em muitos casos. Caso tenha optado por ele para tentar sanar as suas dívidas e acabou não conseguindo dar fim a nenhum dos dois, por enquanto, talvez esse seja o momento ideal para você iniciar algo com o intuito de obter uma renda extra.

Procure algo que possa ser vantajoso e bastante lucrativo para que você consiga pagar tudo o que deve atualmente.

Mas, seja responsável! Não gaste o dinheiro que receberá com outras coisas, deixe o consumismo de lado e mantenha o foco na quitação das suas dívidas.

Por que se organizar financeiramente

Em primeiro lugar é ideal analisar todas as suas contas. Coloque tudo no papel mesmo, seja contas de luz, água, gás, aluguel, despesas com mercado, colégio dos filhos, manutenção de algum cômodo da casa, gastos com vestimentas e alimentação na rua, entre outros.

Veja o que costuma consumir e deixe tudo em cima da balança, pense bastante no que deseja fazer depois disso para que possa tomar decisões solucionáveis.

Controle do orçamento para consórcio de dinheiro

Organização é fundamental sempre, ela te dá um norte, mostra onde é necessário mudar e pode mostrar soluções cabíveis para determinados momentos e situações.

Agora que você já fez toda uma avaliação e percebeu que realmente precisa arrumar uma maneira de entrar um dinheiro a mais no orçamento, é hora de arrumar o que em algum momento acabou se desvirtuando e desorganizando.

Esse procedimento é essencial para que novas dívidas não surjam e evita que você passe por um “sufoco” novamente.

Maneiras de manter as finanças no azul

Conheça as suas despesas

Para manter as suas finanças no azul e não ter problemas com dívidas futuras é necessário conhecer as suas despesas. Entenda quais são os seus gastos, saiba quais são os seus custos fixos, o que costuma consumir sazonalmente ou aqueles que surgem aleatoriamente.

Anote tudo em um caderninho, desde o cafezinho que costuma tomar todo dia na padaria ao lado do trabalho até as prestações da sua geladeira nova, não deixe que passe nada despercebido.

Criar planilhas e procurar aplicativos que tenham como foco esse tipo de auxílio pode ser bastante uteis para você.

Fuja dos consumos supérfluos

Após fazer toda a análise das suas finanças, você certamente terá encontrado gastos supérfluos. Corte o máximo deles ou todos, se conseguir. Tenha em mente se você apenas gosta daquilo ou se está de fato precisando, desse modo você conseguirá discernir se aquele consumo é supérfluo ou não.

Pague sempre adiantado

Para manter as suas finanças no azul é preciso muito além de resistir aos gastos. Até aqui você já aprendeu bastante coisa e também já deve ter entendido que é preciso além de “plantar”, nunca deixar de “cultivar”.

Então, se você já quitou todos os boletos do mês e ainda sobrou dinheiro, em vez de gastá-lo com algo banal aproveite a oportunidade para efetuar o pagamento das contas do próximo mês.

Não pense apenas nisso, faça. Aplicar é a melhor maneira de você ficar bem com as suas finanças e se manter longe do vermelho.

Aplicativos que colaboram para a renda extra

O avanço da tecnologia sempre traz novidades e muitas delas de grande utilidade.

Existem diversos aplicativos que podem auxiliar bastante quem deseja se organizar financeiramente ou procuram por trabalhos freelancers, veja alguns:

Minhas Economias

Nele você pode gerenciar todas as suas contas, até as do seu cartão de crédito.

É possível sincronizar suas contas bancárias, programar transações e ainda classificar os seus gastos por categorias.

Mobills

Ótimo para quem procura definir metas de gastos com o objetivo de economizar e você ainda pode receber alertas de contas que estão próximas do vencimento e ser informado quando o seu cartão de crédito estiver atingindo o limite.

GuiaBolso

Com esse aplicativo você consegue acompanhar todo o seu consumo no mês, criar metas e planejar a vida financeira.

Caso precise recorrer a um empréstimo, você pode quais são os mais vantajosos e contratar através do próprio aplicativo, basta conectá-lo as suas contas bancárias.

aplicativos para controlar gastos

Procurando uma renda a mais?

Airbnb

Se você tem um quarto vago na sua casa e está disposto a alugá-lo para turistas, o Airbnb pode ser uma ótima solução de conseguir uma renda extra.

Não são necessárias grandes preocupações, já que você é quem decidirá quem se hospedará, determinará o tempo da estadia e estipulará o valor que será cobrado.

Enjoei

Produtos parados em casa sem uso geralmente tem aos montes, que tal se desfazer de umas roupinhas e/ou acessórios e ainda poder ganhar dinheiro?

Cadastre-se no Enjoei e comece as suas vendas online, você conseguirá aquela grana que estava faltando e nem precisará fazer muito esforço. 

Dog Hero

Gostar de animais pode ser um fator bastante positivo até para conseguir uma graninha extra.

Com o Dog Hero você conseguir um trabalho cuidando de cachorros enquanto os donos estarão ocupados por algum motivo ou viajando, por exemplo. 

11 maneiras de conseguir renda extra

#1. Alugue objetos

#2. Cozinhe algo e venda

#3. Trabalhe como revendedor

#4. Crie uma loja virtual

#5. Faça um brechó

#6. De aulas particulares, pode ser para o público infantil

#7. Seja garçom/garçonete

#8. Pesquise freelancer para promotores

#9. Cuide de crianças

#10. Escreva sob encomenda

#11. Corrija e/ou traduza textos

Conhece alguma outra forma para conseguir renda extra? Comente abaixo!

Priscila Gomes

Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Black Friday chegando: como não cair em ciladas
Adeus, consumismo: dicas para fazer compras em brechó
Os concursos da Mega-Sena
venda de produtos
Conta de luz mais cara em maio