Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Websérie gratuita ensina tudo sobre blockchain

Escrito por: Redação em 18 de julho de 2018

Investir em bitcoin e outras criptomoedas é uma opção de maior risco, mas que promete retorno maior. Um dos termos relacionados a essas transações é o blockchain. Mas, afinal, o que é? Calma, que agora você tem uma websérie gratuita que ensina tudo sobre blockchain.

Os vídeos foram lançados em julho de 2018 pela Udacity, que se denomina como uma “universidade online feita pelo Vale do Silício”. Não precisa se preocupar de estar com o inglês em dia, que as legendas são em português.

Vamos voltar ao conceito de blockchain. Esse termo surgiu em 2008 e representa, basicamente, uma forma de validar uma transação ou registro de criptomoedas. Mas, apesar de ser muito associado às moedas digitais, como bitcoin e ethereum, seu uso começa a variar. A tecnologia, por exemplo, começa a ser usada para a validação de documentos.

A tecnologia do blockchain, em termos mais simples, corresponde a dados agrupados em uma cadeia em blocos, que são validados digitalmente. Essa tecnologia busca descentralizar a informação de todos os usuários de uma mesma rede. Assim, as informações não ficam concentradas em um único local, o que aumenta a segurança com relação a esses registros.

Para isso, distribui-se uma cópia de todas as informações sobre todos os usuários e transações da rede para todos os seus usuários. Desta forma, todos se tornam “testemunhas” da autenticidade de cada transação, pois todos comparam suas cópias de informações, e uma maioria deve estar igual.

Aprenda Tudo sobre blockchain
Nova websérie gratuita, desenvolvida pela Udacity em seis episódios, promete ensinar tudo sobre blockchain

Websérie promete ensinar tudo sobre blockchain

A websérie “Desenvolvido em blockchain” da Udacity promete ensinar tudo sobre blockchain. Os vídeos garantem a participação de especialistas do Fórum Econômico Mundial, University of California, Multicoin Capital e outros.

São seis episódios que, segundo a plataforma, começam com a história e o valor do dinheiro. passa por aplicações, eleições mais seguras, as criptomoedas, entre outros assuntos. Os episódios serão liberados ao longo de dois meses. O primeiro já foi disponibilizado na primeira quinzena de julho.

A lista de episódios da websérie é:

Episódio 1: Confiamos na confiança

Episódio 2: Democracia e civilidade

Episódio 3: Além de Wall Street

Episódio 4: Blockchain e a cadeia de suprimentos

Episódio 5: Música e entretenimento

Episódio 6: O futuro da assistência médica

O primeiro episódio liberado explica, em pouco mais de sete minutos, como o blockchain entrou na história da moeda. Além, claro, de como essa tecnologia está transformando formas de pensar sobre dinheiro e confiança, que já vem sendo adotada por outros mercados que não só o de criptomoedas. E isso nos leva ao próximo tópico.

Por que saber tudo sobre blockchain?

Já pelos tópicos da websérie é possível perceber que o blockchain será adotado em mais mercados do que apenas o de transações de moedas virtuais. E isso inclui o mercado financeiro, que na verdade está bastante relacionado.

Em um comunicado divulgado em 11 de julho, o Banco Santander anunciou que planeja usar o blockchain e outras novas tecnologias em seus negócios de mercado de capitais. Um dos objetivos é alterar a forma como os títulos são emitidos, negociados e liquidados.

O novo time de Digital Investment Banking da instituição financeira terá como líder o atual diretor do laboratório de blockchain do banco desde 2016, John Whelan. A equipe deve assegurar que a instituição utilize as tecnologias mais modernas para trazer as melhores soluções sob medida para os clientes. Entre essas medidas está o uso de títulos tokenizados em mercados de capital, derivativos e outros produtos.

“A onda de digitalização que está ocorrendo na indústria financeira está acelerando. Nossos clientes esperam que isso resulte em melhores soluções, menores custos e novas categorias de produtos e serviços que lhes permitam acessar os mercados de capitais com mais eficiência do que nunca. Queremos oferecer aos nossos clientes o que eles esperam de nós”, disse José M. Linares, vice-presidente sênior do Santander e head global do Santander Corporate & Investment Banking.

Acreditando que em breve essa tecnologia esteja presente nos mais diversos setores da indústria, está aí um bom motivo para você entender como funciona o blockchain.

Estudando o mercado de blockchain e criptomoedas

Existe uma série de cursos, gratuitos e pagos, que falam sobre o mercado de criptomoedas e sobre o blockchain. A própria Udacity tem um Programa Nanodegree focado no tema, o “Desenvolvedor Blockchain”.

Outro site com um curso de Bitcoin em destaque é o Coursera. Segundo a plataforma, o curso Bitcoin and Cryptocurrency Technologies, desenvolvido pela Universidade de Princeton, ficou entre os mais populares de 2017. A University College London possui o Centre for Blockchain Technologies (CBT), um centro de estudos acadêmico que analisa a adoção de blockchain e outras tecnologias de distribuição no sistema sócio-econômico.

No Brasil, instituições de ensino como PUC, Fiap e FGV possuem o tema em sua grade. Além dos cursos, existem filmes e livros que você pode acompanhar para entender mais sobre o mundo das bitcoins e outras moedas digitais. Inclusive como surgiu a criptomoeda e como transformar a bitcoin em dinheiro.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

principais dúvidas sobre Blockchain
bilionários biticoin
inovação no uso do blockchain
Mineração de criptomoedas
declarar criptomoedas