Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Oito em cada dez brasileiros não guardam dinheiro para aposentadoria

Escrito por: Redação em 20 de abril de 2018

Grande parte da população sonha com o momento da aposentadoria e acaba contando com o benefício do Instituto da Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, existem outras formas de se preparar para a época em que você não irá trabalhar. Você está guardando dinheiro para aposentadoria?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), oito em cada dez brasileiros (78%) admitem não estarem se preparando para a hora da aposentadoria.

A pesquisa mostra que apenas 19% da população que ainda vai se aposentar está juntando dinheiro para o futuro.

dinheiro para aposentadoria
O número de brasileiros que não guardam dinheiro para aposentadoria chega a 78%

Essa pequena porcentagem que está guardando dinheiro para esse momento da vida tem como principal motivo o hábito de planejar a vida a longo prazo (35% da população). Outra característica dessas pessoas é usarem como exemplo aqueles que não se prepararam para aposentadoria e têm problemas financeiros (29%).

O SPC ainda estima que cerca de 104,7 milhões de brasileiros acima de 18 anos não guardam dinheiro para aposentadoria. O que mostra que muitas pessoas não começam a pensar nessa fase da vida com certa antecedência.

Por que eles não guardam dinheiro para aposentadoria

O estudo realizado pelo SPC ainda divide os brasileiros em duas categorias. Os que não guardam dinheiro e aqueles que juntam uma certa quantia. No primeiro caso, os motivos que levaram com que o planejamento da aposentadoria fosse adiado são: o fato de não sobrar dinheiro no orçamento (47%) e o desemprego (22%).

. Aposentadoria: como se planejar desde cedo

Já no segundo caso, a mesma porcentagem de pessoas que começaram a juntar dinheiro não conseguiu continuar devido a problemas financeiros. Em ambos os casos, um dos motivos que podem ter ocasionado esse fator é a crise econômica pela qual o país tem passado.

Isso porque conseguir guardar uma determinada quantia por mês pode ocasionar problemas financeiros no futuro, como por exemplo dívidas. Por isso é importante ter um planejamento financeiro seja tanto das contas de casa quanto da aposentadoria.

E mesmo com o alto número de brasileiros que não estão se preparando para a aposentadoria, o número de pessoas que têm como meta guardar dinheiro para esse momento também é grande. A pesquisa, intitulada “O Preparo para Aposentadoria no Brasil”, mostrou que 77% querem se planejar para a aposentadoria.

Poupança é a mais procurada para aposentadoria

Existem diversas formas de guardar ou até mesmo aplicar o dinheiro para aposentadoria. O que não faltam para os brasileiros são opções de locais para investir.

Segundo o estudo, os mais procurados pela população são:

– Poupança, com 39%;

– INSS pago pela empresa, com 30% da preferência;

– INSS pago por conta própria, com apenas 23%.

. Previdência privada ou poupança: o que é melhor?

A economista-chefe da SPC Brasil, Marcela Kawauti, comentou o fato de não ser nada promissor que milhões de brasileiros estejam envelhecendo sem planejar o futuro e a aposentadoria.

“Estamos vivendo um período de transição. E mesmo com a Reforma da Previdência parada no Congresso, é muito provável que as regras sejam alteradas num futuro. Já que o sistema previdenciário, hoje, corre o risco de entrar em colapso em pouco tempo. Em qualquer cenário, depender apenas do INSS não é recomendável. O ideal é pensar em uma combinação entre a previdência pública, que é vitalícia, e uma preparação por conta própria, que comece cedo e seja constante ao longo dos anos.”

Brasileiros pretendem se aposentar com 61 anos

dinheiro
Realizar novas atividades está no plano dos brasileiros quando se aposentarem

O levantamento feito pela CNDL também mostra que os entrevistados pretendem parar de trabalhar e se aposentar com uma média de 61 anos. Outro dado importante a ser considerado é que aqueles que já começaram a juntar dinheiro têm idade média de 28 anos.

Se você já está pensando em começar a planejar a sua aposentadoria e no que pretende fazer nesse período, a pesquisa também aponta as principais atividades que os brasileiros pretendem realizar.

Por ordem de preferência dos entrevistados, estão:

– Viajar;

– Passar mais tempo com amigos e famílias;

– Ter novos passatempos.

Em declaração no site do SPC Brasil, o presidente da instituição, Roque Pellizzaro Junior, falou sobre as atividades que os brasileiros estão planejando para a aposentadoria.

“Foi-se o tempo em que a imagem dos aposentados estava relacionada a indivíduos inativos, vivendo num círculo social reduzido. Atualmente, muitas pessoas que chegam a este período de transição desejam fazer valer suas horas livres. Querem reinventar-se, viajar, conhecer pessoas e lugares, desenvolver novas habilidades, enfim. Aproveitar a vida ao máximo, realizando planos que, por várias razões, tiveram de adiar ao longo dos anos.”

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Consórcio-Yamaha
planos-de-saúde
Cobrar dinheiro emprestado
comprar-um-imóvel-sem-entrada
Montar uma reserva de emergência