Oito em cada dez brasileiros não guardam dinheiro para aposentadoria

Escrito por: Redação em 20 de abril de 2018

Grande parte da população sonha com o momento da aposentadoria e acaba contando com o benefício do Instituto da Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, existem outras formas de se preparar para a época em que você não irá trabalhar. Você está guardando dinheiro para aposentadoria?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), oito em cada dez brasileiros (78%) admitem não estarem se preparando para a hora da aposentadoria.

A pesquisa mostra que apenas 19% da população que ainda vai se aposentar está juntando dinheiro para o futuro.

dinheiro para aposentadoria
O número de brasileiros que não guardam dinheiro para aposentadoria chega a 78%

Essa pequena porcentagem que está guardando dinheiro para esse momento da vida tem como principal motivo o hábito de planejar a vida a longo prazo (35% da população). Outra característica dessas pessoas é usarem como exemplo aqueles que não se prepararam para aposentadoria e têm problemas financeiros (29%).

O SPC ainda estima que cerca de 104,7 milhões de brasileiros acima de 18 anos não guardam dinheiro para aposentadoria. O que mostra que muitas pessoas não começam a pensar nessa fase da vida com certa antecedência.

Por que eles não guardam dinheiro para aposentadoria

O estudo realizado pelo SPC ainda divide os brasileiros em duas categorias. Os que não guardam dinheiro e aqueles que juntam uma certa quantia. No primeiro caso, os motivos que levaram com que o planejamento da aposentadoria fosse adiado são: o fato de não sobrar dinheiro no orçamento (47%) e o desemprego (22%).

. Aposentadoria: como se planejar desde cedo

Já no segundo caso, a mesma porcentagem de pessoas que começaram a juntar dinheiro não conseguiu continuar devido a problemas financeiros. Em ambos os casos, um dos motivos que podem ter ocasionado esse fator é a crise econômica pela qual o país tem passado.

Isso porque conseguir guardar uma determinada quantia por mês pode ocasionar problemas financeiros no futuro, como por exemplo dívidas. Por isso é importante ter um planejamento financeiro seja tanto das contas de casa quanto da aposentadoria.

E mesmo com o alto número de brasileiros que não estão se preparando para a aposentadoria, o número de pessoas que têm como meta guardar dinheiro para esse momento também é grande. A pesquisa, intitulada “O Preparo para Aposentadoria no Brasil”, mostrou que 77% querem se planejar para a aposentadoria.

Poupança é a mais procurada para aposentadoria

Existem diversas formas de guardar ou até mesmo aplicar o dinheiro para aposentadoria. O que não faltam para os brasileiros são opções de locais para investir.

Segundo o estudo, os mais procurados pela população são:

– Poupança, com 39%;

– INSS pago pela empresa, com 30% da preferência;

– INSS pago por conta própria, com apenas 23%.

. Previdência privada ou poupança: o que é melhor?

A economista-chefe da SPC Brasil, Marcela Kawauti, comentou o fato de não ser nada promissor que milhões de brasileiros estejam envelhecendo sem planejar o futuro e a aposentadoria.

“Estamos vivendo um período de transição. E mesmo com a Reforma da Previdência parada no Congresso, é muito provável que as regras sejam alteradas num futuro. Já que o sistema previdenciário, hoje, corre o risco de entrar em colapso em pouco tempo. Em qualquer cenário, depender apenas do INSS não é recomendável. O ideal é pensar em uma combinação entre a previdência pública, que é vitalícia, e uma preparação por conta própria, que comece cedo e seja constante ao longo dos anos.”

Brasileiros pretendem se aposentar com 61 anos

dinheiro
Realizar novas atividades está no plano dos brasileiros quando se aposentarem

O levantamento feito pela CNDL também mostra que os entrevistados pretendem parar de trabalhar e se aposentar com uma média de 61 anos. Outro dado importante a ser considerado é que aqueles que já começaram a juntar dinheiro têm idade média de 28 anos.

Se você já está pensando em começar a planejar a sua aposentadoria e no que pretende fazer nesse período, a pesquisa também aponta as principais atividades que os brasileiros pretendem realizar.

Por ordem de preferência dos entrevistados, estão:

– Viajar;

– Passar mais tempo com amigos e famílias;

– Ter novos passatempos.

Em declaração no site do SPC Brasil, o presidente da instituição, Roque Pellizzaro Junior, falou sobre as atividades que os brasileiros estão planejando para a aposentadoria.

“Foi-se o tempo em que a imagem dos aposentados estava relacionada a indivíduos inativos, vivendo num círculo social reduzido. Atualmente, muitas pessoas que chegam a este período de transição desejam fazer valer suas horas livres. Querem reinventar-se, viajar, conhecer pessoas e lugares, desenvolver novas habilidades, enfim. Aproveitar a vida ao máximo, realizando planos que, por várias razões, tiveram de adiar ao longo dos anos.”

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

serasa score
renda extra na crise
Consórcios
Casamento requer planejamento financeiro
Como funciona o Consórcio Honda