Vira e mexe você vê e ouve falar a nomenclatura “caderneta poupança”. Mas, apesar de ser corrente e sempre falarmos a respeito do rendimento, formas de consultar, e outros assuntos, é comum ter quem ainda não saiba o que é e como ela funciona.
Anúncios
Mas por que é importante entender sobre este investimento? Além de ser queridinho pelos brasileiros, também tem o fato que antes de você deixar o seu dinheiro em qualquer aplicação é preciso conhecê-lo bem.
É assim que você saberá se ele está ou não adequado para o seu perfil de investidor e de acordo com os seus objetivos. Mas afinal, o que é e como funciona a caderneta de poupança? É o que você vai descobrir no decorrer deste artigo!
Anúncios
O que é a caderneta poupança?
A caderneta poupança, ou poupança como é mais conhecida, é uma conta bancária que pode ser aberta em qualquer banco pelo cliente para que ele possa guardar o dinheiro. Além disso, permite que você ganhe um percentual sobre o valor aplicado na conta.
Para quem não sabe, uma curiosidade da poupança é que ela foi criada pelo Imperador D. Pedro II. O objetivo era atender as camadas mais pobres da população. Nessa época, a aplicação era muito utilizada porque era a única opção existente de investimento.
Além disso, aplicar na caderneta é simples, fácil e rápido. Porém, o que não é nada rápido é o retorno que você vai conseguir nesta aplicação. Mas como tudo na vida, a poupança também existe as suas vantagens e desvantagens.
Anúncios
E, mesmo depois de tantos anos, a poupança ainda atrai muitos brasileiros por ser um investimento mais acessível para a população. Porém, existem outras opções de aplicações mas que as pessoas não possuem conhecimento de como funcionam e se são seguros ou não.
Como funciona a poupança?
Como já citado acima a caderneta de poupança é bem simples de entender, por isso muitos aderem a este investimento. Ela é regulada pelo Banco Central por meio de legislação.
E quais são as regras? Você vai descobrir abaixo!
-> Alta liquidez: você consegue ter acesso e retirar o dinheiro da conta poupança a qualquer momento, sem ter que esperar.
-> Ausência de taxas: você não paga nenhuma taxa ou mensalidade para realizar a abertura de conta ou para manutenção.
-> Isenção de impostos: outra grande vantagem da caderneta é que não existe nenhuma taxa cobrada sobre os rendimentos, como Imposto de Renda ou IOF.
Além disso, esse é um investimento que possui uma rentabilidade mensal. Sendo assim, existe uma taxa de juros que é acrescentada todo mês no valor já existente na poupança.
Caderneta poupança: veja vantagens e desvantagens
Agora se já sabe como funciona a caderneta poupança é preciso conhecer algumas vantagens e desvantagens. Dessa forma, você saberá se vale a pena ou não esse tipo de investimento.
Vantagens
Embora a poupança não tenha um rendimento que agrade a todos e, principalmente, aos investidores mais ousados, ela conta com bastantes pontos positivos. Por exemplo:
- Sua liquidez atrai a atenção. Dessa forma quem aplica consegue resgatar a qualquer momento;
- Há isenção no Imposto de Renda;
- Há isenção de IOF (Imposto sobre Transações Financeiras), seja qual for a transação;
- As aplicações contam com a cobertura do FGC – que é o Fundo Garantidor de Crédito, ou seja, protege o investidor.
Desvantagens
Da mesma forma que ela tem vantagens, também apresenta grandes desvantagens para quem deseja lucrar e ter um retorno imediato. Além disso, esses pontos negativos costumam afastar muitos interessados, infelizmente.
- Sua rentabilidade é bem baixa. Além disso, dependendo do efeito da inflação ainda pode ocorrer de não render nada e fazer com que o investidor perca dinheiro.
- O maior rendimento ocorre apenas no dia do aniversário do investidor. Embora a sua liquidez seja diária, o seu rendimento não. Dessa forma, se você resgata antes do seu aniversário, perde toda a rentabilidade daquele período.
Vale a pena investir em caderneta de poupança?
A resposta para essa pergunta é bem variável e depende muito do seu perfil de investidor. Com certeza para quem gosta de uma aplicação mais ousada não é o mais recomendado.
Entretanto, você precisa entender a sua situação financeira, momento de vida e metas.
Além disso, optar pela caderneta de poupança pode ser uma forma de dar o primeiro passo no mercado financeiro e no mundo dos investimentos.
Depois que você leu este artigo, acha que a poupança é um bom investimento para 2022? Então comente e deixe a sua opinião!
Além disso, não deixe de lei os nosso outros textos sobre a poupança e demais investimentos: