Início Notícias Finanças Pessoais Cartão de crédito vai usar cotação do dólar do dia da compra

Cartão de crédito vai usar cotação do dólar do dia da compra

0
(0)

O Banco Central anunciou que a cotação do dólar usada para gastos em cartão de crédito no exterior passará a ser a do dia em que a compra for feita. A medida aumenta a previsibilidade para os clientes em relação ao valor a ser pago.

A norma padroniza também as informações sobre o histórico das taxas de conversão nas faturas do cartão de crédito. Elas terão de ser divulgadas em formato de dados abertos, de forma que rankings de taxas possam ser estruturados e divulgados.

A medida vai beneficiar os brasileiros que viajam para o exterior, cuja quantidade voltou a crescer em 2017. De acordo Associação Brasileira das Operadores de Turismo (Braztoa), o número de embarques aumentou em 26% no ano passado em comparação com 2016. Foram 1,2 milhão em 2017 contra 954.000 do ano anterior.

cartão de crédito

Destinos mais procurados por brasileiros

cartão de créditoA Europa se transformou no destino preferido do brasileiros. O velho continente bateu os Estados Unidos como destino favorito, segundo a Braztoa.

Em 2017, foram 345.000 embarques para a Europa, contra 273.000 para a América do Norte. No ano anterior, os dois destinos ficaram praticamente empatados, com 242.000 viagens para a Europa e 240.000 para a América do Norte.

Na América do Sul, o número de passageiros pulou de 242.000 em 2016 para 311.000 em 2017. Também comparando os dois períodos, na soma de Ásia, África e Oceania, foram 31.000 em 2016 e 47.000 em 2017.

Por fim, na América Central e Caribe, o volume de brasileiros também cresceu entre os dois anos. O número de viajantes passou de 199.000 (2016) para 229.000 (2017).

Nessas indas e vindas,  no acumulado dos dez primeiros meses de 2018, os gastos de brasileiros no exterior é de US$ 15,478 bilhões. No mesmo período de 2017, somaram US$ 15,782 bilhões.

Como funciona a cobrança no cartão de crédito?

Alguns bancos brasileiros permitem que o cliente antecipe o pagamento da fatura do cartão de crédito. Ou seja, é possível aproveitar um recuo na cotação da moeda estrangeira para ter melhor controle dos gastos. Entretanto, é preciso estar atento se essa antecipação realmente será vantajosa ou não.

Dependendo do banco, quem antecipa o pagamento do cartão fica isento de uma cobrança posterior da variação cambial. Porém, há instituições que permitem a antecipação mas cobram ou devolvem a diferença do câmbio entre o dia desse pagamento e o do fechamento da fatura.

Uma outra possibilidade para evitar surpresas negativas por causa da volatilidade do dólar é travar o câmbio na data da compra. No fim de 2016, o BC, por meio da circular 3.813, passou a permitir que o consumidor opte por converter o valor gasto no exterior pela cotação da moeda estrangeira em reais no dia da compra.

Portanto, isso permite saber de antemão quanto se vai pagar no vencimento da fatura. A circular, entretanto, não obriga nem estipula um prazo para que as instituições financeiras adotem este sistema.

Usar ou não o cartão no exterior?

Usar cartão de crédito internacional é bem mais prático. Uma das vantagens é o acúmulo de pontos para trocar por milhagens para sua próxima viagem. Além de ser mais seguro que carregar grandes quantias de dinheiro.

Porém, há o acréscimo do IOF nas compras no exterior, de 6,38%. E essa taxa pode ser um susto na hora que chega a fatura.

Fazer um empréstimo com juros mais baixos pode ser uma opção melhor, por exemplo. A maioria dos empréstimos pessoais possui tarifas mais baixas que o crédito rotativo. É a opção mais viável para quem quer se organizar melhor sem comprometer o limite do cartão.

Contudo, para evitar surpresas, o ideal é usar moderadamente o cartão de crédito quando fora do país. Aderir a um cartão viagem pré-pago é uma opção que permite maior controle dos gastos e ainda garante a sua segurança.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Renda Cidadã: governo anuncia programa para substituir Bolsa Família

O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, 28, o novo programa de transferência de renda: o Renda Cidadã, que vai...

IR 2020: caiu na malha fina? Saiba como regularizar a situação

Se você não teve a declaração do Imposto de Renda 2020 liberada até o último lote da restituição, é bem provável que...

Quanto custa fazer um intercâmbio nos EUA?

Intercâmbio nos EUA continua uma das prioridades para boa parte dos brasileiros que viajam ao exterior para estudar. O país só perde...

5 sinais que você mantém padrão de vida acima da sua renda

Gastar mais do que se ganha e viver um padrão de vida que não condiz com a sua realidade são efeitos da...

10 podcasts sobre investimentos para você ouvir

Não sabe onde aplicar seu dinheiro? Os podcasts sobre investimentos podem ser uma maneira eficiente de absorver conselhos e aprendizados de pessoas...

5 erros mais comuns ao usar cartão de crédito

Você já se complicou alguma vez utilizando o cartão de crédito? Ficou com preocupação com a fatura do próximo mês? Se a...