Conta Nubank rende mais que a poupança? Descubra!

Escrito por: Tamires Silva em 20 de fevereiro de 2020

Apesar de não ser bem recomendada, a poupança ainda é o rendimento favorito no Brasil. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em 2018, 89% dos brasileiros com algum tipo de investimento aplicam na caderneta.

Mas será que uma conta do Nubank, por exemplo, não é mais vantajosa? Afinal o rendimento da poupança é um dos piores do mercado, como apontam diversos especialistas em finanças pessoais.

Uma alternativa à poupança, a NuConta é a conta digital do Nubank, sem tarifas de manutenção. Mas será vale mais a pena? Qual é o rendimento da NuConta?

Qual rende mais: NuConta ou poupança?

A caderneta, como também é chamada a conta poupança, é disponibilizada por todos os bancos. E todos possuem o mesmo rendimento, porque a taxa é pré-estabelecida pelo governo.

Investir no banco X ou Y, portanto, não faz diferença nesse sentido. De acordo com informações da Nubank, o rendimento da poupança está fixado em 70% da Selic + Taxa Referencial (TR).

Como a Taxa Selic e o CDI são muito semelhantes, para superar a poupança basta render mais que 70% do CDI.

Poupança ou NuConta: qual rende mais?
Cartão do Nubank não tem tarifas de manutenção

E o rendimento da NuConta é de 100% do CDI. Além de ser diário.

Resumindo…

Na NuConta, o dinheiro depositado rende diariamente 100% do CDI (índice muito usado na economia que determina o rendimento anual de diversos tipos de investimento).

O CDI é sempre próximo da taxa Selic. Hoje, ela está em 4,25% e o CDI, em 4,1%. Portanto na NuConta o dinheiro rende 4,1% ao ano.

+ Vale investir em renda fixa com a Selic a 4,25%?

Já o rendimento da poupança está ligado a duas taxas no mercado brasileiro: a Selic e a Taxa Referencial (70% da Selic + TR).

Como a Selic e o CDI são próximos, na prática, qualquer opção que renda mais de 70% do CDI já é mais rentável que a poupança.

Além disso a Taxa Referencial está zerada há mais de dois anos. Ou seja, o rendimento da poupança vem representando apenas os 70% da Selic.

Com a Selic a 4,25%, o rendimento da poupança ao ano é de 2,9%. As informações foram divulgados pelo próprio Nubank.

Qual é a diferença entre NuConta e Poupança

A NuConta não é uma conta corrente nem poupança. Mas sim uma conta de pagamentos que permite que o dinheiro depositado nela seja aplicado em Títulos Públicos ou em RDB – Recibos de Depósito Bancário.

O dinheiro da NuConta que é mostrado no aplicativo sempre é o líquido. Ou seja, já considera o desconto de Imposto de Renda e IOF, únicos impostos obrigatórios que incidem sobre a NuConta.

Todo o saldo, inclusive rendimentos, pode ser transferido para outras NuContas ou contas de outros bancos, além de ser usado para pagar contas e na função débito da NuConta.

“Ou seja: Na NuConta seu dinheiro do dia-a-dia, parado, rende a uma taxa melhor do que a poupança”, garante a startup.

Já a poupança, geralmente, é vinculada à conta-corrente de um banco. Quem não tem uma, não pode ter a conta-poupança nesses casos. E são cobradas taxas de manutenção.

Confira em que se diferem os principais aspectos relacionados relacionados a investimentos na NuConta e em uma conta corrente!

Rendimento – 100% do CDI (4,1% ao ano) na NuConta | 70% da Selic (2,9% ao ano) na poupança;
Liquidez – diária em ambos os casos;
Liberdade – na NuConta é possível retirar o dinheiro a qualquer momento sem perder rendimentos | Na poupança, rendimentos só podem ser retirados a cada 30 dias, no aniversário da poupança;
Taxas de manutenção – NuConta não cobra taxa de manutenção | Na poupança, dependendo da instituição, ela pode estar ligada a uma conta-corrente com um tarifa.

Poupança ou NuConta: qual rende mais?
Conta da Nubank renda mais que a poupança, garante startup

A NuConta é vantajosa mesmo com IR e IOF

O IOF – Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros – é cobrado sobre os rendimentos da NuConta quando existe retirada de dinheiro, seja via transferência, pagamento de fatura, ou pagamento de boleto.

Já a cobrança do Imposto de Renda independe de haver ou não retirada. Mas têm alíquota progressiva.

Ou seja, quanto mais tempo uma mesma quantia transferida para a sua NuConta permanece sem ser movimentada, mais o imposto cobrado diminui.

É verdade que esses dois impostos não existem sobre os rendimentos da poupança. Mas a Nubank e até mesmo especialistas em finanças garantem que isso não torna o investimento mais vantajoso.

Alguns motivos podem ser apontados para explicar isso, como destaca a startup:

  • A NuConta rende diariamente, enquanto o rendimento da caderneta é mensal;
  • O IOF e o IR são impostos cobrados apenas sobre o rendimento, e não sobre o valor total depositado.

“Isso significa que, em um dia, o seu dinheiro na NuConta teve um pequeno rendimento – enquanto, na poupança, ele não rendeu nada. Ou seja: se você retirar o dinheiro, vai pagar o imposto somente sobre aquilo que ganhou – e não sobre o valor inicial.”

A NuConta, lançada em 2017, é totalmente digital e livre de tarifas de manutenção. Além de render mais que a poupança, oferece TED – transferência Eletrônica Disponível – gratuitas e ilimitadas, recarga para celular, a função Guardar Dinheiro e cartão com a função débito.

Tamires Silva

Jornalista atuando como repórter e produtora de conteúdo. Produz conteúdo para internet desde 2015.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Como usar a conta digital e fugir do banco tradicional
Saque do PIS/Pasep
fgts
render seu dinheiro
Como sacar o FGTS