Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Documentos necessários para viajar para o exterior

Escrito por: Mateus Carvalho em 19 de outubro de 2018

Pretende viajar para fora do Brasil ou já está com as passagens compradas? Sabe quais são os documentos necessários para viajar para o exterior? Ter todos os documentos exigidos certinhos ajuda a identificar os viajantes, além de ajudar a organizar a viagem. Isso porque eles se baseiam nos requisitos que são exigidos, de acordo com cada destino e organização envolvida.

É importante lembrar que os documentos necessários para viajar para o exterior podem variar de acordo com cada país. Por isso é necessário realizar uma pesquisa sobre o país e/ou cidade que vai visitar para descobrir quais são as principais exigências.

Dessa forma, você evita futuras dores de cabeça durante toda a viagem e até mesmo na volta para o Brasil. Outra informação relevante é que para os brasileiros o documento válido é o passaporte brasileiro.

Documentos necessários para viajar para o exterior
Você sabe quais são os documentos necessários para viajar para o exterior?

Porém, no caso de viagens para a Argentina, Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia, os brasileiros podem utilizar também como documento a carteira de identidade civil (RG). Esta deve ser emitida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou Distrito Federal.

É preciso estar atento às carteiras profissionais e de motorista, porque elas não são aceitas como documentos de identificação. Além disso, para menores de 18 anos que viajam sem a companhia de um ou de ambos os pais, é necessário apresentar a autorização judicial.

Quais os documentos necessários para viajar para o exterior?

Passaporte

O passaporte é um dos documentos necessários para viajar para o exterior, e cada membro da família precisa ter um passaporte nacional válido. Porém, existe a exceção para os seguintes países: Chile, Bolívia, Equador, Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia e Venezuela. Isso porque esses países fazem parte do Mercosul, assim como o Brasil.

Para quem quer tirar o passaporte, é necessário preencher um formulário de solicitação, feito pela internet no site da Polícia Federal. Depois de responder o questionário e agendar a data para tirar o passaporte, é preciso juntar todos os documentos solicitados. São eles: Certidão de Nascimento, RG, CPF, Título de Eleitor e Certificado Reservista.

Ao começar a planejar a sua viagem, lembre-se de verificar se o passaporte está atualizado com antecedência. Isso porque caso seja necessário fazer um novo, esse processo poderá demorar mais que o previsto.

Visto

Muitos países exigem dos estrangeiros o documento de visto, necessário para entrar de forma legal no local de destino. Além disso, existem diversos tipos de visto. É importante que você saiba exatamente qual é o necessário para o seu tipo de viagem.

Cada um deles têm uma finalidade específica: trabalho, estudo, intercâmbio, férias, entre outros. Nos Estados Unidos, por exemplo, quem vai viajar a turismo, lazer ou até mesmo tratamento médico necessita do visto chamado de B-2.

Para conseguir esse tipo de documento, você pode solicitar sozinho ou contratar uma assessoria especializada, que realizará todo o serviço.

Passo a passo para tirar o visto sozinho

Preencher o formulário DS-160: esse documento pode ser preenchido online. É necessário ter paciência para que nenhuma informação esteja errada, pois ele pode ser considerado grande para algumas pessoas.

Pagar a taxa MRV: após preencher o questionário, será preciso realizar um cadastro e cada membro da família deverá ter uma solicitação individual. O valor da taxa varia de acordo com o visto, e o pagamento deve ser feito via boleto ou cartão de crédito internacional.

Agendar coleta de digitais e entrevista: a entrevista deve ser agendada no consulado e, em paralelo, programar a sua ida ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). Será no CASV que você coletará a fotografia e impressões digitais.

Entrevista: é considerado o passo mais importante para conseguir o visto. Não esqueça de levar todos os documentos necessários para comprovar as informações preenchidas no formulário.

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)

Esse é mais um dos documentos necessários para viajar para o exterior, já que alguns países só permitem a entrada de estrangeiros caso eles estejam protegidos. E é preciso que algumas vacinas estejam em dia, como a da febre amarela.

Sendo assim, é importante que você e todos que irão viajar junto tenham o CIVP sempre atualizado. Para manter a carteira de vacinação em dia, é necessário comparecer a um posto de saúde para tomar as vacinas.

Após tomar as vacinas, leve o Cartão Nacional de Vacinação e um documento original com foto a um dos Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa para obter o certificado. Lembre-se que algumas vacinas demoram para agir no organismo. Por isso alguns países só aceitam a entrada de estrangeiros após o período depois do qual a vacina faz efeito.

Comprovante de filiação ou autorização  

Vai viajar com toda a família? Tem filhos menores de 18 anos? Saiba que é preciso ter um documento que comprove o parentesco e a filiação, caso a Polícia Federal ou outros órgãos competentes solicitem. Você pode apresentar os seguintes documentos:

– Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada);

– Carteira de Identidade (RG).

Caso a criança esteja sozinha ou somente com um dos responsáveis, será necessário ainda apresentar um documento de autorização judicial. Este deverá ser reconhecido em cartório.

Como planejar uma viagem internacional em 7 passos

Você sabe como planejar uma viagem internacional? É tanta coisa, passaporte, visto, vacinas, câmbio… Esses são apenas alguns dos itens indispensáveis ao planejar uma viagem internacional. Para se programar não é difícil, mas é preciso fazer com certa antecedência.

É possível planejar sozinho ou com o auxílio de um agente de viagens. Você pode contratar pacotes em agências que incluem passagem, hospedagem, translado e até passeios.

Os agentes costumam auxiliar também com o que for necessário para o seu embarque e até com dicas para o destino das suas férias. Saiba como planejar uma viagem internacional em 7 passos!

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Super Bowl
pacotes de viagens
programas de milhas
destinos no interior do Brasil