O intercâmbio no Canadá ainda é a opção preferida dos brasileiros, no que se refere ao estudo de idiomas fora do país. Isso é o que aponta a Belta – Associação das Agências de Intercâmbio através de uma pesquisa divulgada em 2020.
Anúncios
Ainda, de acordo com a organização, o Canadá ocupa a primeira posição há mais de 10 anos como país preferido para fazer intercâmbio, segundo os brasileiros. Principalmente agora com o dólar em alta, assim como o euro e a libra.
Logo, o país é uma alternativa, já que o dólar canadense é mais acessível. Além disso, é um dos países com a melhor qualidade de vida do mundo.
Anúncios
Em outro estudo, realizado em 2017, a Belta fez uma Pesquisa de Mercado sobre o intercâmbio buscado pelos brasileiros. A associação constatou que o principal produto vendido pelas agências entrevistadas é o curso de idiomas.
Por isso, esse produto vem seguido pelo curso de idioma com trabalho temporário; curso de férias (verão/inverno) para jovens (teen); seguro saúde para viagem; ensino médio (high school).
Entre os motivos que mais influenciaram a decisão pelo país, os estudantes entrevistados apontaram qualidade de vida do país, localização e poder realizar uma viagem inesquecível.
Anúncios
Entre os tipos mais desejados pelos estudantes, está o curso de idioma com trabalho temporário, seguido por apenas curso de idioma e pós-graduação strictu sensu.
Na análise da Belta, 68,9% optaram por períodos de um a três meses de duração do programa de intercâmbio, na média geral, não só o Canadá. O investimento médio de alguém que busca um intercâmbio, em qualquer país, foi também de $8.902 dólares, de uma maneira geral.
Como funciona o intercâmbio no Canadá?
Antes de mais nada, neste período, onde vivemos uma pandemia, há muitas restrições para viagens.
O Canadá, por exemplo, atua sob fortes restrições, principalmente para cidadãos brasileiros. Portanto, se informe e cheque todas as informações de entrada no país através do Ministério das Relações Exteriores.
Primeiramente, o Canadá possui dois idiomas oficiais: inglês e francês. Então o destino é uma opção para quem quer aprender qualquer um dos dois.
Além do passaporte válido, para visitar o Canadá você precisa de um visto. Portanto, planeje a sua viagem com antecedência.
O intercâmbio no Canadá também possui programas de estudo para nível médio, os cursos de idioma em inglês e francês, cursos técnicos e programas de graduação, pós e especialização.
No ensino especializado os alunos podem optar por aprender em francês ou inglês, dependendo da região em que fiquem. Dependendo também do programa escolhido, é possível trabalhar no Canadá. Intercambistas sem um visto de estudante não podem.
O trabalho pode ser no campus da instituição ou em alguma empresa prestando serviços ao campus. O estudante também pode trabalhar com pesquisa bem como assistente de professor.
Ainda assim, estudantes em tempo integral também podem trabalhar fora do campus, desde que tenha permissão, para atuar em até 20 horas por semana ou tempo integral nas férias.
O intercâmbio no Canadá pode ocorrer em uma das dez províncias ou territórios: Alberta, British Columbia, Manitoba, New Brunswick, Newfoundland and Labrador, Northwest Territories, Nova Scotia, Nunavut, Ontario, Prince Edward Island, Quebec, Saskatchewan e Yukon.
A província de Quebec, onde fica Montreal, é o principal destino para os estudantes que buscam aprender francês. Do lado oeste do país, ficam as famosas Rocky Mountains que atrai pelas belezas naturais.
Quanto custa um intercâmbio no Canadá?
Para estudar no Canadá, você precisa considerar as taxas da instituição de ensino, acomodação e custos para viver no local. Há ainda outros gastos como as passagens aéreas, visto, seguro saúde, entre outros.
Na acomodação, por exemplo, pode ser em um campus, casa de família ou um apartamento, como funciona na maioria dos programas de intercâmbio.
É importante considerar nos gastos também o turismo. Afinal, são muitos lugares que o estudante poderá conhecer durante sua estadia no país.
Os preços variam, portanto, você deve ter em mente seu objetivo: se é apenas estudar um idioma por um mês, ou fazer uma pós-graduação. Se o ensino será bilíngue ou apenas em inglês ou francês. Em qual cidade você pretende e a instituição. Tudo isso influencia no preço do intercâmbio.
Qual a melhor cidade para fazer intercâmbio no Canadá?
A melhor cidade para fazer intercâmbio no Canadá vai depender dos seus objetivos. Em Montreal, na província de Québec, vão os estudantes que querem aprender francês.
Toronto e Vancouver são cidades grandes, movimentadas e também as mais buscadas por quem quer aprender inglês.
O importante é pesquisar a reputação da escola e da agência de intercâmbio, caso você opte por utilizar uma.
Por fim, a documentação também deve ser verificada com bastante atenção, lembrando que o estudante brasileiro vai precisar de um visto.
E, claro, observar os costumes do local e outros detalhes do período que você vai viver lá, para evitar perrengues.
Gostou do nosso conteúdo? Confira agora como se planejar financeiramente para um intercâmbio.