Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Educação Financeira será tema dos gibis Turma da Mônica

Escrito por: Redação em 14 de junho de 2018

A Educação Financeira, tema ainda distante do dia a dia de muitos brasileiros, será abordada de uma maneira bem divertida nos gibis da Turma da Mônica. No total, serão seis edições. Todas com narrativas criadas a partir de materiais do Banco Central.

A série é fruto de uma parceria da cooperativa financeira Sicredi com a Mauricio de Sousa Produções (MSP). As histórias irão além de teorias e ensino de cálculos matemáticos. A ideia é ajudar as crianças a fazerem escolhas com dinheiro, envolvendo razão, emoção, desejo e necessidade.

As primeiras três edições das histórias em quadrinhos vão circular ainda este ano. As outras três sairão em 2019, com distribuição gratuita.

A distribuição já começa em junho, nas 550 agências do Sicredi no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Algumas escolas desses estados também vão receber um dos 10 milhões de exemplares que serão distribuídos.

Educação Financeira

Confira os temas das seis edições

– Nossa Relação com o Dinheiro;

– Orçamento Pessoal ou Familiar;

– Uso do Crédito e Administração das Dívidas;

– Consumo Planejado e Consciente;

– Poupança e Investimento;

Prevenção e Proteção.

Aprendendo educação financeira

Educação FinanceiraA primeira edição vai mostrar os personagens da Turma da Mônica logo após acabarem de receber a mesada. O contexto mostrará que eles querem partir para a gastança.

Mônica se imagina visitando Paris, Cebolinha idealiza uma motocicleta veloz e Cascão pensa na loja de coleções que pode abrir quando crescer.

No entanto, darão de encontro com uma mulher que vai oferecer dicas e conselhos sobre como guardar dinheiro, não gastando tudo o que ganham.

Com ela, os três amigos aprendem que, se guardarem sempre uma parte de suas mesadas, podem usar a quantia para realizar alguns sonhos.

Falando diretamente com os pequenos, a historinha vai ilustrar casos corriqueiros de hábitos consumistas. O objetivo é que eles consigam entender o valor das coisas, e que seus pais precisam também lidar com questões como contas de gás, luz ou telefone.

Em apenas 26 páginas, as histórias vão trazer exemplos práticos sobre a compra consciente e o consumo desenfreado. Além dos problemas que comprar sem pensar podem trazer no futuro.

Não é a primeira vez

Em um projeto em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a Turma da Mônica falou sobre noções básicas de educação financeira às crianças.

As historinhas eram elaboradas em conjunto pelo time de educadores financeiros do SPC Brasil e pelos roteiristas da MSP.

Situações comuns no consumo do dia a dia foram abordadas. Tais quais: mesada, poupança, consumo consciente e finanças domésticas. Todas publicadas em quatro edições em 2014.

Turma da Mônica tem histórico de causas sociais

Mônica, Cebolinha e Cascão já foram personagens de diversas histórias que abordaram causas sociais. Por exemplo, o “Prazer, eu sou a água”, junto à Sabesp, o “Turma da Mônica e o Orelhão”, de 1988, e “Educação no Trânsito Não tem Idade”, de 1996.

Outros exemplos são: “Na Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas” e “Na Prevenção do Uso de Crack e Outras Drogas”, de 2012. A última traz os personagens adolescentes abordando o tema.

Vale lembrar que a turminha também já falou deste tema em uma história que contou com a participação de Ronaldinho Gaúcho.

Visa e Marvel produzem HQ sobre educação financeira

Educação Financeira

Visa e Marvel possuem o gibi educativo “Guardiões da Galáxia: O Poderoso Plano de Rocket”. Ele ensina princípios de finanças pessoais a leitores de todas as idades.

A revista traz outros personagens da Marvel como Homem de Ferro, Viúva Negra, Hulk, Thor e Homem-Formiga, que enfrentam o Colecionador e um enxame de insetos-robôs.

Na história, os super-heróis aprendem a importância de poupar dinheiro e gerenciar bem suas finanças pessoais.

A HQ, que também tem versão impressa, foi escrita por Aubrey Sitterson e desenhada por Tom Grummet. Considerada um item de colecionador, a HQ foi produzida em 16 idiomas em 2016.

Foi a segunda vez que a Marvel Comics e a Visa se uniram para criar um gibi com foco em educação financeira. O primeiro, “Os Vingadores: Salvando o Dia”, foi lançado em 2012 em nove idiomas, com mais de 497 mil cópias distribuídas mundialmente.

Jogos de tabuleiro também ajudam na educação financeira

As crianças devem ter contato com dinheiro o mais cedo possível. Alguns pais podem achar prejudicial expor seus filhos ao dinheiro mas esta é a melhor forma de termos pessoas financeiramente educadas no futuro.

Cada vez mais existem escolas que incluem algum tipo de aula relacionada a dinheiro em sua grade curricular. É uma tendência muito boa que irá prevenir muitos problemas futuros de endividamento pessoal.

Por isso, o FinanceOne listou alguns jogos de tabuleiro que também ensinam educação financeira. Eles representam uma ótima solução para aprender conceitos de gerenciamento de dinheiro. E ainda tornam a aprendizagem sobre economia muito mais fácil e agradável.

Além do mais, ajudam a trabalhar o raciocínio lógico, sagacidade, persistência, paciência, atenção concentrada, domínio emocional, respeito ao adversário, saber perder e vencer. Eles criam um senso de responsabilidade financeira.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

conta-em-vários-bancos
Método Smart: o que é e o passo a passo para utilizar
vender-imóvel-financiado-pelo-Minha-Casa-Minha-Vida
compra nos Estados Unidos
diminuir o valor da parcela de um financiamento