
Você já pensou em utilizar o dinheiro do FGTS para o financiamento de veículo? Essa pode ser uma alternativa principalmente para quem deseja comprar um veículo e quer dar uma entrada de valor.
Anúncios
Mas será que é possível utilizar o Fundo de Garantia para abater o valor do carro?
A resposta é não. As regras do FGTS não permitem que o trabalhador utilize o dinheiro para o financiamento de veículo. Nesse sentido, a permissão que existe é para quem deseja comprar a casa própria ou construção e reforma do imóvel com o recurso.
No entanto, as últimas liberações de saque do FGTS permitido pelo Governo Federal fez com que muitos brasileiros tivessem o interesse de investir o dinheiro na compra de algum bem.
Anúncios
Por isso, ainda há quem use o recurso para ser aplicado em algum tipo de investimento.
Em qual momento posso utilizar o FGTS?
Você já sabe que não pode usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para financiamento de veículo, mas então quando é possível sacar o dinheiro? Afinal, essa é uma dúvida muito comum que os brasileiros costumam ter.
Contudo, a modalidade mais comum é quando o trabalhador é demitido sem justa causa. Nesse caso, é possível pegar parte do dinheiro para que você possa usar como manutenção da sua renda nesses primeiros meses desempregado.
Anúncios
Além disso, outro momento que você pode realizar o saque é no fim do contrato de trabalho por prazo determinado. Portanto, além de rescisão de contrato por extinção da empresa e supressão de parte das atividades.
Também existem outras formas de ter acesso ao dinheiro, por exemplo, o falecimento do empregador ou decretação de nulidade do contrato de trabalho. Então, vale ressaltar que todas as possibilidades de saque do benefício são referentes às leis trabalhistas.
+ Saiba como utilizar o saque do FGTS para a compra de terreno
Para você saber todas as situações possíveis para ter acesso ao dinheiro do FGTS, preparamos uma lista completa.
Confira a lista:
- Dispensa sem justa causa;
- Rescisão por acordo entre empregador e empregado;
- Compra da casa própria;
- Complementar pagamento de imóvel comprado por meio de consórcio;
- Complementar pagamento de imóvel financiado pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação);
- Rescisão por término de contrato por prazo determinado;
- Por fechamento da empresa;
- Trabalhadores ou dependentes portadores de HIV;
- Rescisão por culpa recíproca (empregador e empregado) ou por força maior;
- Rescisão por aposentadoria;
- Trabalhadores com 70 anos ou mais;
- Em caso de desastres naturais;
- Se um trabalhador avulso, empregado através de uma entidade de classe, fica suspenso por período igual ou superior a 90 dias;
- Trabalhadores ou dependentes diagnosticados com câncer;
- Trabalhadores ou dependentes que estejam em estágio terminal por causa de uma doença grave;
- Empregados que ficam três anos seguidos ou mais sem trabalhar com carteira assinada;
- Em caso de morte do trabalhador, os dependentes e herdeiros judicialmente reconhecidos podem efetuar o saque.
Melhores bancos para financiamento de veículo
Agora que você já sabe que não dá para usar o FGTS para o financiamento do seu veículo, o FinanceOne resolveu trazer algumas opções de bancos que podem te ajudar nesta missão.

E para saber quais são os melhores, bastou avaliar os que proporcionam melhores taxas e facilidades. Em seguida, também analisamos as melhores condições para refinanciamento de veículos. São eles:
- Caixa Econômica
- Santander
- Banco do Brasil
- Bradesco
- BV Financeira
- Creditas
- Banco Daycoval
Quer ter ainda mais facilidade neste processo? Então tenha ainda mais visibilidade e noção de valores com a calculadora de financiamento de veículos do FinanceOne.
Para utilizar, é bem fácil. Com ela, você consegue calcular o custo efetivo do financiamento de forma gratuita e simples. Basta informar os seguintes dados:
- valor do veículo;
- entrada;
- número de parcelas;
- valor da entrada;
- data da primeira parcela.
Como contratar o financiamento de veículo?
Antes de tudo, saber como funciona o financiamento de veículo é essencial para não ter dúvidas e avaliar as condições. Além disso, saber quais são as condições avaliadas no momento do financiamento é muito importante.
Em primeiro lugar, você precisa procurar a instituição bancária em que você tiver conta. Em seguida, consulte as condições de financiamento do veículo. Depois faça uma análise de mercado e utilize os dados para negociar com o seu gerente.
Nesse sentido, se você não conseguir chegar a um acordo com o banco, tente fazer contato diretamente com algumas financeiras para conseguir o financiamento.
Por fim, para a aprovação, será avaliado se o seu nome está limpo, além de renda para comprovar. E, por último, a idade mínima e máxima para o financiamento – que é de 18 e 70 anos, respectivamente.
Dicas de como conseguir um financiamento de veículo
Infelizmente, é comum encontrar pessoas que têm dificuldades em conseguir a aprovação de um financiamento de veículo e isso pode acontecer por diversos motivos.
Sendo assim, você precisa entender que as instituições financeiras precisam estar seguras a respeito do retorno do dinheiro que será emprestado para a compra do carro.
Por isso, alguns fatores são avaliados com bastante critério, mas com algumas dicas é possível conseguir o financiamento do carro próprio. Confira algumas abaixo!
- Tenha uma boa pontuação de score;
- Tenha o nome limpo;
- Dê um bom valor de entrada;
- Escolha parcelas que caibam no seu bolso;
- Opte por carros populares e de marcas mais conhecidas.
Este conteúdo te ajudou? Se sim, compartilhe com alguém que precisa dessas informações para realizar o financiamento de veículo.
Melhor empresa de Consórcios para comprar o seu veículo é Multimarcas Consórcios, fiz 2 Consórcios com eles aqui em Manaus e comprei meus dois carros, uma Tucson e uma Hilux. Empresa séria e com mais de 43 anos no mercado, veja no site do Banco Central se ela é fiscalizada.