Morar sozinho ou dividir apartamento? | FinanceOne
Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.




Morar sozinho ou dividir apartamento?

Quem nunca sonhou com uma independência na vida, como arrumar as malas e sair de casa? Aquele finalmente “sair de baixo da saia da mãe ou do pai”. No entanto, no primeiro momento surge sempre aquela dúvida cruel. E agora, morar sozinho ou dividir apartamento?

As duas opções são viáveis e possíveis para quem deseja uma nova vida, seja por opção ou necessidade. No entanto, diversos fatores devem ser levados em consideração para escolher qual é o melhor. Você sabe quanto custa morar sozinho? Confira algumas dicas.

morar sozinho ou dividir apartamento
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que sai mais em conta: morar sozinho ou dividir apartamento?

Esse novo desafio trará novas experiências, pois chegará o fator liberdade, mas também outros como maiores responsabilidades, gastos e despesas, adaptar-se a uma nova rotina, entre outros.

Existem, em ambas as situações, os prós e os contras. E para decidir, é preciso pesquisar, analisar, e ler com atenção as dicas abaixo.

Vantagens de morar sozinho

Privacidade

Um dos principais pontos favoráveis de sair de casa e morar sozinho é o fator privacidade. O que muita gente quer é, simplesmente, ter o seu canto, o seu momento, sem ninguém para chegar do nada ou atrapalhar o que está fazendo.

Embora dividir seja uma opção mais econômica, se o seu principal objetivo é se resguardar, ficar mais reservado, na sua, e conseguir uma privacidade que nunca teve morando com os seus pais, essa é a chance.

Morar sozinho tem essa grande vantagem. Você só não terá privacidade se optar por levar alguém para a sua casa.

Personalização do espaço

Se você escolheu morar sozinho, certamente terá a vantagem de escolher como personalizar esse espaço, com a sua cara. Ele terá os seus gostos, as suas peculiaridades. Você pode escolher de acordo, também, com o seu padrão financeiro, podendo ir do básico ao mais sofisticado.

A grande vantagem nesse ponto é não sofrer a pressão de ninguém em ter que comprar móveis ou eletrodomésticos com urgência. Nesse caso, se você optou por um padrão de vida mais básico, é possível começar vivendo apenas com o essencial e aos poucos ir instalando mais opções. Confira cinco dicas para comprar o primeiro imóvel.

Comodidade

Outro fator que pode ser crucial na hora de decidir entre morar sozinho ou dividir um apartamento é o a comodidade. Em certas opções, será preciso abrir mão do conforto para poder dividir o espaço com outra pessoa sem que ninguém saia prejudicado na divisão. Por isso, o território poderá ser mais apertado do que o planejado.

Ao morar sozinho, a vantagem é grande. Se você preza por espaço e comodidade, então essa é a melhor opção. Você não precisa se preocupar em ter que dividir espaço, escolher entre colchão ou chão, caso não caibam dois no espaço. O conforto é garantido, principalmente para o descanso noturno para os cansados do trabalho.

Vantagens de dividir um apartamento

Economia garantida

Escolher dividir um apartamento está totalmente ligado à divisão de gastos, o que garante uma economia maior do que a opção de morar sozinho. Se você não quer gastar muito e tem facilidade em dividir um mesmo ambiente com outra pessoa, essa é uma excelente opção.

Nessa economia deve estar incluído tudo o que você possa imaginar quando pensa em gastos de um apartamento. Por exemplo, contas e compras necessárias, como alimentação e produtos de higiene e limpeza.

Esses são elementos essenciais para uma moradia, mas que pesam no orçamento quando é feito de maneira individual. Para duas pessoas, fica mais leve e fácil de conciliar.

Estabelecendo prioridades

Escolher dividir um apartamento é uma decisão que exige muita coletividade, pensar sempre no todo e não apenas nas vontades e gostos pessoais.

Quando você divide o espaço com mais pessoas, as escolhas são partilhadas e feitas em comum acordo. O consenso deverá sempre prevalecer.

Dessa forma, todas as partes precisam ter em mente as prioridades do local e sempre optarem por elas. Por exemplo, se tem algo a pagar ou comprar que é essencial para a casa/apartamento, não poderá esperar ou ficar atrás de um momento de lazer ou lanche com os amigos.

Primeiramente, quitar todas as obrigações, priorizando o coletivo.

Então, morar sozinho ou dividir apartamento?

Essa é uma pergunta cuja resposta não se resume apenas a sim ou não, isso ou aquilo, com total exatidão. Ambas as opções, morar sozinho ou dividir apartamento, têm suas vantagens. No entanto, para enxergá-las será preciso entender qual o principal objetivo.

Se você quer um conforto maior e comodidade, pois na antiga casa quase não tinha espaço para você, e preza por uma privacidade para ter o seu espaço reservado, então morar sozinho é a melhor escolha.

Agora, se o seu objetivo é algo mais em conta, mais econômico, se a ideia é não gastar muito e ter uma economia garantida, e se você consegue conviver e dividir tarefas com outras pessoas, sabendo priorizar o coletivo, dividir um apartamento pode ser a melhor opção.

Mas e aí, qual opção mais se encaixa ao seu perfil no momento? Você acha que está preparado para morar sozinho ou ficará melhor se dividir um espaço com outra pessoa?

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Receba novidades

Cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades em seu email.

Posts relacionados

16 de novembro de 2018
Como se organizar para os gastos de fim de ano

Com as festas de fim de ano cada vez mais próximas, as despesas acabam aumentando junto. Mas como se organizar para os gastos de fim de ano? A lista ...

16 de novembro de 2018
7 erros financeiros que você não pode repetir em 2019

O último mês do ano está chegando e, com ele, a tal vontade de ser e fazer melhor. Isso se encaixa na vida sentimental e amorosa, na profissional e...

14 de novembro de 2018
Como calcular o valor do 13º salário

Final de ano chegando e junto a ele o pagamento do 13º salário. Mas você sabe como calcular o valor do 13º salário? Sabe quando tem que ser pago?...

13 de novembro de 2018
O que é e como calcular o Custo Efetivo Total

Custo Efetivo Total (CET) é o valor total que uma pessoa ou empresa paga ao contratar algum tipo de financiamento, empréstimo ou mesmo leasing (loca...

13 de novembro de 2018
Como negociar tarifas bancárias

Suas tarifas bancárias estão altas? Você sabia que é possível reduzi-las? Já pensou em negociar as tarifas bancárias com seu banco? O Banco Cen...

Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?
Sabe quais são as moedas mais valorizadas do mundo? Você vai se surpreender! O Real é a terceira ...
Aposentadoria por idade 2018: como funciona?
A aposentadoria é um dos benefícios da Previdência Social. O Regime Geral de Previdência Social ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...

Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


           




Guias

Calculadoras