Início Notícias Investimentos Veja melhores investimentos para dezembro, segundo especialista

Veja melhores investimentos para dezembro, segundo especialista

5
(1)

Há diversas opções acessíveis de investimentos para dezembro. Aproveite parte do valor que você vai receber referente ao seu 13º salário para começar uma poupança e formar a sua reserva financeira para emergências.

No entanto, antes de tomar a decisão é necessário estudar as opções e avaliar o cenário político e econômico. Principalmente porque tudo indica que vamos passar por uma nova onda do coronavírus.

Fator que para o coordenador do MBA de Gestão Financeira da FGV, Ricardo Teixeira, deve ser um fator determinante para a sua escolha. Afinal, segundo ele, as economias mundiais, que ainda não conseguiram se reerguer, podem sofrer outro baque.

O que mais deve influenciar os investimentos para dezembro

Os investimentos para dezembro serão pautados basicamente por três pilares: coronavírus, definição da vitória de Joe Biden no pleito eleitoral nos EUA e o cenário político/econômico brasileiro.

Ainda nos EUA, a Ata da última reunião do Comitê de política monetária do FED (FOMC) não trouxe grandes novidades. Foi sinalizado apenas sobre possíveis mudanças na estratégia de compra de ativos no futuro próximo.

Vale destacar o avanço da segunda onda de contágio pelo coronavírus em Nova York. Lá, o registro é da maior alta de novas infecções em sete meses.

No cenário das vacinas, o destaque da semana ficou para o laboratório britânico AstraZeneca, e a vacina desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford e, no Brasil, pela Fundação Oswaldo Cruz.

Enquanto isso, na Zona do Euro, as novas medidas de isolamento social já são sentidas nos indicadores econômicos mais recentes.

Dados divulgados recentemente indicaram desaceleração na atividade. Especialmente no setor de serviços, enquanto o índice de sentimento econômico registrou a primeira queda desde abril.

Cenário do mercado financeiro no Brasil

Passadas as eleições municipais, o mercado voltou a melhorar a perspectiva para a economia brasileira neste ano e no próximo. Ao mesmo tempo em que elevou as contas para a inflação, de acordo com a última pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central.

O levantamento semanal apontou expectativa para alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 3,54% em 2020 e 3,47% em 2021, de 3,45% e 3,40% respectivamente.

O centro da meta oficial de 2020 é de 4 por cento e, de 2021, de 3,75 por cento. Ambos com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

investimentos para dezembro
Inflação e taxa Selic são fundamentais na escolha dos melhores investimentos para dezembro

Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa para este ano passou a uma contração de 4,50%, contra queda calculada anteriormente de 4,55%. A expectativa é que a economia se recupere com um crescimento de 3,45% no ano que vem, de 3,40% estimado antes.

Para a política monetária, não houve mudanças no cenário, com a Selic estimada em 2% ao final deste ano e em 3% em 2021. Dado importante para investimentos em dezembro.

Fundos imobiliários são boas opções, diz especialista

Ricardo Teixeira diz que os fundos imobiliários, o IFIX, apresentaram uma performance de 1,5% em novembro, impulsionada pela performance do segmento de recebíveis.

“Sobre os índices de fundos imobiliários da XP, o XPFI (índice geral de fundos imobiliários) apresentou performance de 1,2%, o XPFT de 0,9% e XPFP de 2,3%, o que mostra maior performance dos fundos de papel no mês, principalmente dos fundos de recebíveis”, ressalta o professor da FGV.

Em relação a Bolsa, Teixeira sugere focar naquelas empresas que, mesmo durante a pandemia, têm conseguido trazer bons resultados. Entre elas estão:

  • Empresas ligadas a commodities – Petrobras e Vale;
  • Bancos e instituições financeiras – BTG Pactual, B3 e Itaú;
  • Varejo – Magazine Luiza, Lojas Renner e Multiplan;
  • Saúde – Hapvida;
  • Holding de investimentos – Itausa;

Vai aproveitar o 13º salário para iniciar um investimento? Veja como aqui!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui