Para quem está começando a juntar dinheiro, mesmo que no cofrinho, chega uma hora em que é necessário procurar um lugar certo para guardá-lo de forma segura. Melhor ainda, que possa render alguma coisa, em vez de ficar apenas guardado embaixo do colchão. E é aí que lembramos da poupança.
Anúncios
Isso porque a caderneta é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros. E, mesmo já não sendo tão interessante como antigamente, a poupança pode servir como uma porta de entrada às aplicações de renda fixa e afins.
Mas será que existe um banco melhor para investir na poupança? Como escolher o certo? A seguir, você verá essas e outras questões sobre os investimentos na poupança. Boa leitura!
Anúncios
Como funciona a rentabilidade da poupança?
As regras que regulamentam a rentabilidade da poupança são determinadas pela Lei 12.703 de agosto de 2012. Ela implantou alterações na Lei antiga que vigorava desde o ano de 1991, alterando alguns Artigos.
De acordo com a legislação atual, a poupança pode apresentar duas situações diferentes em relação ao seu rendimento. Essas variações, no entanto, ocorrem obedecendo ao patamar da Selic, a taxa básica de juros da economia.
Por isso, quando a taxa Selic for superior a 8,5% ao ano (situação atual), o rendimento mensal da poupança será de 0,5% ao mês, acrescidos da Taxa Referencial ― TR.
Anúncios
Por outro lado, quando a Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano, a poupança renderá 70% do valor dessa taxa básica de juros mais a TR.
Outras características da poupança
Existem outras características que são comuns à todas as contas poupança:
- liquidez (capacidade de resgatar seu dinheiro): ela é diária, portanto, você pode fazer o resgate a qualquer momento;
- tributação: não há cobrança de imposto de renda;
- taxas: não há custos de manutenção de conta;
- segurança: a poupança tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em saldos de até R$250 mil por CPF e por conglomerado financeiro.
Como escolher o melhor banco para abrir uma conta poupança
Financeiramente falando, não há diferenças entre os bancos quando se trata da poupança. Quem investe nela, por exemplo, não tem que pagar taxas administrativas de manutenção da conta.
Também, em qualquer banco tradicional há a garantia de devolução de até R$250 mil do valor investido (garantia do FGC).
No entanto, há alguns bancos mais populares. Para a maioria das pessoas, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, por serem bancos ligados ao governo, são os dois melhores bancos para a abertura de uma conta poupança.
Mas vale lembrar que isso também tem muita relação com a tradição das instituições.
Além disso, existe um pacote gratuito, padronizado pelo Banco Central, e que todas as instituições devem oferecer. Ele segue as seguintes regras:
- fornecimento de cartão para movimentação da conta;
- fornecimento de segunda via do cartão;
- 2 extratos mensais;
- fornecimento anual de extrato consolidado;
- 2 saques mensais;
- 2 transferências mensais para a mesma titularidade;
- consultas ilimitadas pela internet; e
- prestação de qualquer serviço por meio eletrônico.
Qualquer banco é obrigado a oferecer esse tipo de conta sem custo nenhum para o cliente.
Portanto, para você definir qual é o melhor, deverá levar em consideração suas necessidades particulares como: ter agência próxima, disponibilidade de caixas eletrônicos, taxas e tarifas cobradas, possibilidade de realizar transações via aplicativo de celular, etc.
O que levar em consideração na hora de escolher onde abrir a poupança:
- qualidade no atendimento da agência bancária;
- agência próximo de você;
- número de reclamações;
- presença da agência nas cidades que você mais frequenta;
- produtos oferecidos.
Gostou deste texto? Então continue navegando em nosso site e leia agora mesmo: “Qual será o rendimento da poupança em 2022?“.
Veja mais no FinanceOne:
*Colaboração: Camila Miranda
Informações cm excelência
Ficamos felizes em ajudar, Shirlei!
Teve minha senha da poupança roubada , isso foi no dia 01,11,2021 fiz BO . estive,no dia 03,11,21,na CaixaEconomica onde tenho há mais de 20 anos, mandaram fazer uma tal de contestação, quando, puxaram disseram no mesmo dia tinham feito compas pela internet.Resumindo não investigarao nada, disseram que a Caixa não tinha nada com isso um mês depois e eu que fiquei com o prejuízo.Eu tinha uma previdência privada que era descontada na poupança fiquei tão chateada com o descaso que eu quero cancelar a minha poupança da caixa, pois uma instituição como é investigou o ocorrido sendo federal, eu que sempre foi honesta, com minhas dúvidas recebo um golpe desse.Atensiosanemte obrigada
Oi, Renilda! Tudo bem?
Sentimos muito pela situação.
A primeira coisa que deve fazer, caso ainda não tenha feito, é trocar a senha e bloquear o cartão.
Outro ponto importante: a princípio, o banco não tem responsabilidade se a senha não foi roubada por falha deles. No entanto, é obrigação da instituição financeira barrar compras atípicas e fora dos limites convencionais. Portanto, se os saques realizados na sua conta não eram movimentações que você mesmo costumava fazer, converse sobre isso com o seu gerente e questione a negligência do banco.
O que você pode fazer, além disso, é registrar o Boletim de Ocorrência. Se constatar o descaso do banco, também pode jogar na Justiça, mas certifique-se de que realmente houve essa falha por parte deles. Um advogado pode te orientar melhor.
Por fim, sugerimos que você confira nosso artigo sobre outros tipos de aplicações que podem ser mais vantajosos que uma poupança e tão seguros quanto. Basta clicar aqui!