Como investir em 2022: entenda se é melhor apostar no curto ou longo prazo

0
220
pessoa empilhando moedas e depositando dinheiro em um pote
0
(0)

Quem investe sabe que precisa estar atento às oscilações do mercado financeiro e também ter uma carteira de investimentos diversificada. Mas a pergunta que não quer calar é: onde investir em 2022? Aplicações de curto ou longo prazo?

Anúncios

Esses questionamentos são normais, principalmente para quem ainda está começando a aplicar. Mas encontrar as respostas pode não ser tão simples, já que muitos investimentos sofrem oscilações por conta de condições econômicas.

Vale ressaltar que para investir em 2022 vai ser preciso ter muita calma e inteligência, mas por que isso? Por conta da situação econômica do país e do ano eleitoral, muitas aplicações podem ter variações nos rendimentos.

Anúncios

Curto ou longo prazo: onde investir em 2022?

Se você ainda não sabe se deve investir a curto ou a longo prazo em 2022, saiba que isso vai depender muito mais dos seus objetivos. Além disso, também é preciso parar e analisar qual é o seu perfil de investidor.

Esses dois fatores já vão te ajudar a decidir por qual caminho você deverá seguir neste ano. 

Para os investidores conservadores que decidirem pelo curto prazo, será preciso reduzir o nível de volatilidade da sua carteira de investimentos. Lembre-se que a liquidez deste tipo de aplicação precisa ser alta para que você possa conseguir resgatar o dinheiro.

Anúncios

Agora para quem decide investir a longo prazo, como daqui a 10 anos, é preciso pensar em uma carteira de investimento e não somente em uma aplicação. Não há nenhum investimento melhor que a diversificação.

Uma fileira de moedas em cima de uma folha com gráficos
Para investir em 2022 a melhor opção é a diversificação

E, nesse caso, você pode optar pelas aplicações de renda fixa, como é o caso do Tesouro IPCA+ que oferece juros que variam além da inflação, e os Fundos Imobiliários. 

Mas lembre-se que é fundamental entender o que você deseja antes de começar a aplicar o seu dinheiro. Não adianta você investir em algo que não está de acordo com o seu perfil só por causa do rendimento que ele pode te trazer.

+ Investir a curto, médio e longo prazo: entenda como organizar suas aplicações

Onde investir em 2022?

Como você pôde ver, nada melhor do que investir se preocupando com a diversificação. Mas, para isso, é preciso saber onde vai investir e como.

Atualmente, o que não falta é opção no mercado financeiro. E saber o seu perfil de investidor, os seus objetivos, interesses, necessidades e condições ajuda a traçar um melhor formato de investimento.

+ Saiba como diversificar investimentos com com somente mil reais

Depois de ter todas essas informações, poderá escolher dentre as oportunidades disponível no mercado aquela que mais se encaixar. Algumas alternativas são:

Títulos de Renda Fixa 

  • Tesouro Selic
  • Tesouro Prefixado
  • Tesouro IPCA+
  • Títulos privados
  • Fundos DI
  • Crédito privado
  • Fundos de inflação

Títulos de Renda variável

  • Ações
  • Fundos de investimento
  • Investimentos alternativos

Investir em 2022 na poupança vale a pena?

A poupança é, sem dúvidas, o investimento mais conhecido dos brasileiros. Mas, será que vale a pena investir em 2022 dessa forma?

O que você precisa saber é que a Selic influencia diretamente a poupança, tornando-se bem menos atrativa dentro de qualquer cenário otimista. Afinal, o seu rendimento pode perder para a inflação em várias situações.

E, com tanta opção mais vantajosa, insistir na poupança pode não ser uma jogada inteligente.

Gostou do artigo e quer saber mais? Então continue lendo e veja qual é o impacto da Selic na poupança e em investimento de Renda Fixa.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui