Início Notícias Investimentos Já é hora de pensar nos melhores investimentos para 2021?

Já é hora de pensar nos melhores investimentos para 2021?

3
(2)

Com a chegada do final do ano, fica a pergunta: quais são os melhores investimentos para 2021?

Tudo indica que será um ano melhor do que 2020, afinal a vacina para o novo coronavírus deve imunizar boa parte da população mundial.

O que deve fazer com que a desaceleração da economia mundial se reverta. Contudo, lembre-se que antes de aplicar seu dinheiro em qualquer investimento, é importante compreender seu perfil.

Conhecer o seu perfil de investidor é uma condição indispensável para fazer algum investimento em 2021 — ou em qualquer ano. Ele define qual é a sua tolerância ao risco e o que você espera em termos de segurança, liquidez e rentabilidade.

Portanto, comece entendendo em qual perfil se encaixa para fazer investimentos sem ter medo das variações além do limite desejado.

Melhores investimentos para 2021: dicas para o investidor

Os melhores investimentos para 2021 são aqueles que, além de atenderem ao seu perfil, permitem que atinja seus objetivos financeiros. Logo, é muito importante definir as metas desde já.

Pense se você pretende fazer uma viagem no final do ano, se deseja começar a se planejar para a aposentadoria ou se espera realizar a aquisição de um bem, por exemplo.

É essencial estabelecer o quanto você espera ganhar, como deve ser a liquidez e qual é o prazo esperado de resgate.

E, se você já investe, é importante considerar as configurações do seu portfólio de investimentos atual.

Às vezes, o que parece ser a melhor escolha para investir em 2021 mudará completamente o perfil de risco da sua carteira. Ou seja, a análise deverá ser reforçada.

Avalie no que você investe, quanto tem alocado e como têm sido seus resultados. A partir disso, reflita sobre possíveis mudanças. Assim, aumentam suas chances de fazer escolhas consistentes.

Cenário de investimentos no pós-coronavírus

Alguns dados econômicos são importantes para você definir quais são os melhores investimentos para 2021. Entre eles o Boletim Focus, que no seu último relatório, feito pelo Banco Central (BC), prevê um crescimento de 3,5% no PIB do ano que vem.

Já em relação à taxa básica de juros (Selic), após a manutenção da Selic em 2% ao ano em setembro, o mercado segue prevendo estabilidade na taxa básica de juros da economia neste patamar até o fim deste ano.

Os analistas seguem estimando uma alta nos juros para o fim de 2021. A expectativa do mercado ficou estável em 2,50% ao ano.

A projeção para a taxa de câmbio no fim de 2020 permaneceu em R$ 5,25. Contudo, espera-se para o final de 2021, uma taxa estável em R$ 5 por dólar.

Onde aplicar seu dinheiro no mercado financeiro em 2021?

Confira algumas possibilidades podem se destacar entre os melhores investimentos para 2021. São elas:

1 – Renda fixa

Com a queda da Selic para 2% ao ano em 2020, os investimentos da renda fixa passaram a ter um retorno menor.

melhores investimentos para 2021
Por causa da Selic em baixa, os melhores investimentos para 2021 são possuem um risco maior

No entanto, vale lembrar que o rendimento não é o único aspecto relevante para tomar a decisão. Portanto, a renda fixa não precisa ser eliminada da carteira em 2021.

Se o seu objetivo for melhorar os ganhos, sem abrir mão da estabilidade, é possível pensar em escolhas que apresentam um pouco mais de risco.

Por exemplo, os títulos de crédito privado. Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e do Agronegócio (CRA) são alguns deles.

Também há como investir nas Debêntures, que são títulos de dívida de empresas. O destaque fica para as debêntures incentivadas, que são isentas de Imposto de Renda.

Como estratégia para 2021, a visão mais ampla de renda fixa faz bastante sentido para o investidor que pretende diversificar sua carteira sem abrir mão dessa classe de ativos.

2 – Renda variável

Para 2021, a renda variável também aparece entre as boas dicas de investimento, desde que esteja alinhada ao seu perfil de risco.

É possível, por exemplo, investir em Ações e em Fundos de Índice (ETFs) para aproveitar o desempenho do mercado.

Há, ainda, os Fundos de Investimento, com destaque para aqueles do setor imobiliário (FIIs). Ao avaliar tais oportunidades, não deixe de considerar que a renda variável apresenta maior volatilidade e risco do que a renda fixa.

Se quiser investir em empresas do exterior, o Brazilian Depositary Receipt (BDR) simplifica o processo. Ele permite ao investidor se expor a Ações de empresas externas, adquiridas por uma intermediária brasileira.

Além do mercado brasileiro, ressalta-se também a atratividade de investimentos no exterior em 2021, principalmente em stocks, ou ações internacionais.

Agora que você já sabe quais melhores investimentos para 2021, veja como começar a aplicar o seu dinheiro no mercado financeiro!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui