
Você é o tipo de pessoa que costuma ter cartão de crédito de diversos bancos e lojas? Já parou para se perguntar se ter muitos cartões pode prejudicar o seu score? Essa é uma dúvida muito comum entre os brasileiros.
Existe uma crença popular de que ter muitos cartões podem fazer com que o seu score diminua. Porém, isso é mentira, já que a quantidade de cartão de crédito não impacta na sua pontuação, mas sim na forma como você os utiliza.
Se você não entendeu, fique tranquilo que o FinanceOne explica. Tem muitos cartões de crédito? A única forma dele prejudicar o seu score é caso você não pague as faturas em dia. Ou caso tenha vários que ficam sem ser utilizados.
Por isso, o ideal é que você tenha o número de cartão de crédito que seja adequado para as suas necessidades. Mas em alguns casos, ter diversos tipos de cartões pode fazer com que o seu score aumente, sabia?
Cartão de crédito: saiba como ele pode diminuir o seu score
Bom, você já sabe que ter diversos cartões de crédito pode diminuir o seu score dependendo da forma como você o utiliza. Existem alguns fatores que podem contribuir para isso. Confira abaixo!
Utilização do cartão de crédito
A forma como você utiliza o seu cartão de crédito é um dos requisitos que mede a dívida pendente dos cartões em relação ao crédito disponível. Isso significa o quão perto você está de estourar o limite.
Grande parte das pessoas que possui muitos cartões tem como objetivo ter um limite disponível maior para realizar as compras que precisa.
Porém, ter vários cartões pode de fato melhorar o seu score. Como isso é possível? Simples, isso significa que você é um bom pagador e tem menos chances de formar dívidas que não consiga pagar. E isso acontece justamente por ter mais opções de pagamento.
Mas, ao mesmo tempo, isso pode acabar te prejudicando, já que você pode realizar muitas compras em todos os cartões e deixar de pagar alguma fatura.
Seu histórico de pagamentos
Esse é considerado o fator mais importante para que o seu score aumente ou diminua. E para isso, são levados em consideração todos os pagamentos que você já fez e faz.
Como o assunto é cartão de crédito, esses pagamentos são os que mais importam. Vale ressaltar que as instituições financeiras são as menos tolerantes com atrasos e acabam relatando isso ao Serasa e SPC, te deixando como inadimplente.
Novo cartão de crédito
Esse é mais um ponto para ligar o alerta. Isso porque sempre que você adiciona um novo cartão ao seu histórico ou carteira, a pontuação de crédito ou score diminui alguns pontos. Mas, isso vai variar a depender dos rumos que você vai dar.

Diminui primeiro quando o credor faz uma consulta no seu score e depois quando a sua conta é de fato aberta. Está comprovado que muitas consultas em pouco tempo e muitos cartões adquiridos são sinais para os “birôs” de crédito. Eles sinalizam um risco grande de inadimplência.
Variedade de crédito
Tem ainda o quesito variedade de crédito, já que as agências têm muito costume de ver como você gerencia as suas dívidas em diferentes tipos de contas de crédito.
Com isso, a variação é importante. Se todas as suas contas estiverem vinculadas a um único tipo, como cartões, poderá prejudicar a sua pontuação.
Qual o melhor momento de pedir outro cartão?
Muita gente carrega a cultura que não pode ter mais de um cartão de crédito ou se pedir outro vai ser prejudicado. Calma, não é bem assim.
Se você tem dois cartões de crédito e eles suprem a sua necessidade, ok. Mas, se não, fique tranquilo. Em alguns casos é normal precisar de uma nova opção.
Algumas empresas como o Nubank proporcionam, de cara, um limite baixo que não é compatível com a sua renda. E este pode ser um motivo. Agora, ter vários cartões com limites altos pode não ser vantajoso.
Considere pedir ou pensar em ter um novo cartão, se:
- A taxa de juros do novo for mais baixa;
- Se o limite for maior do que o seu atual;
- Se tiver cashback.
Outra dica importante é não exagerar pedindo todos os cartões pela frente achando que isso vai aumentar o seu score. Além disso, use apenas o limite que será compatível com a sua renda, para conseguir pagar o valor total.
Gostou dessas dicas? Comente aqui o que você acha sobre ter muitos cartões e como se organiza financeiramente.