A palavra do momento é NFT, que significa Non-Fungible Token. Tanto que foi eleita a palavra do ano pelo Collins Dictionary, com um crescimento meteórico em seu uso de mais de 11.000% em 2021.
Anúncios
O motivo desse aumento é que no ano passado os NFTs geraram US$23 bilhões em negociações de acordo com o Dapp Industry Report de 2021, e todos parecem querer saber como entrar nesse mercado bilionário.
De acordo com o site Insider Monkey, o NFT mais caro do mundo em 9 de março de 2022 é o The Merge vendido por US$91,8 milhões.
Anúncios
Já o The Merge é o NFT mais caro com vários proprietários. Quase 30.000 colecionadores juntaram seu dinheiro para comprar o NFT em dezembro de 2021. O NFT foi vendido na plataforma Nifty Gateway.
Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura e confira tudo que separamos sobre NFT. Vamos lá?
+ NFT: entenda por que algo que não é físico é tão caro
Anúncios
O que é NFT?
Mas, afinal, o que é NFT? Essa é a sigla de Non-fungible Token, em tradução livre, Token não-fungível. O NTF é um certificado digital que usa o sistema de segurança do blockchain, a mesma usada em criptomoedas, para armazenar e emitir o atestado de que um bem digital é exclusivo e original.
Ou seja, NFT é capaz de transformar qualquer foto, vídeo, áudio, música, pinturas ou qualquer outro item em algo único e que pode se valorizar com o passar do tempo.
De maneira bem resumida, um NFT funciona como um código que fica ligado à arte para que as pessoas saibam que ela é original, única e exclusiva, como a Mona Lisa, por exemplo.
Para isso, como mencionamos acima, é baseado em blockchain. Isso garantirá algumas vantagens, principalmente quando a arte é comercializada.
+ Como saber se um NFT é legítimo? Confira as dicas
Como funciona a NFT?
Você pode criar uma mídia digital e colocá-la em um NFT para conferir a ela originalidade na expectativa de comercializá-la posteriormente.
Para isso, no entanto, é necessário emitir o token, que é um número único que diz que o seu ativo digital é exclusivo.
Vale ressaltar, porém, que esse token tem um custo elevado. Por isso, antes da sua emissão você precisa ter alguém disposto a pagar pelo seu bem digital. Caso contrário, é possível ter prejuízos.
A emissão do NFT é feita por meio de plataformas especializadas, como o Rarible. Nesse caso, você precisa criar um cadastro e fazer o upload do arquivo do ativo digital. Em seguida, é preciso definir o valor do produto, bem como descrever as principais características dele.
Indústria de Games
Os NFTs podem ser integrados ao mundo dos jogos, permitindo aos desenvolvedores de jogos outra maneira de expandir sua marca e criar outro fluxo de renda. Enquanto os jogadores recebem mais incentivo para continuar jogando se já possuem personagens ou itens dentro dele.
NFTs também permitem uma negociação mais fácil em jogos, o que também pode aumentar o valor, pois os itens NFTs em jogos podem ter um grau variável de raridade. Para citar um caso real de uso de NFT em jogos, cito o Axie Infinity.
Vantagens de investir
Dentre as vantagens da NFT podemos destacar a oportunidade de fazer contato de negócios com pessoas do mundo inteiro, já que as vendas são realizadas através da Internet. As vendas são feitas, normalmente, através de criptomoedas ou dólar.
+ Onde comprar e negociar criptomoedas com segurança?
Outra vantagem é que o ativo digital é peça única e, portanto, pode se valorizar ainda mais com o tempo.
Ou seja, se você comprar um ativo hoje, depois de alguns anos pode revender por um preço mais elevado. No entanto, esse tipo de transação também depende da valorização do autor da obra digital.
Quando é criado algo e atribuído ao NFT ou quando a pessoa compra um ativo com NFT, significa ter em mãos um bem digital exclusivo e original. O token, por exemplo, é quem protege a sua propriedade sobre esse ativo.
Portanto, existem vários benefícios tanto para quem cria com o objetivo de comercializar esses ativos digitais quanto para aqueles que desejam comprar as obras. Por isso, o mercado de compra e venda desses bens tende a aumentar cada vez mais.
Como criar um NFT?
Para criar um NFT, você deve estar familiarizado com alguns conceitos das criptomoedas. Afinal, será necessário antes de tudo criar uma carteira para o armazenamento.
Uma opção popular dos dias de hoje é a Metamask, carteira para criptomoedas que pode ser facilmente instalada como uma extensão em seu navegador Google Chrome ou Firefox.
+ Como funciona a relação entre NFT e direitos autorais? Entenda!
Após criado a carteira e armazenado sua frase secreta em um local seguro, é muito importante você fazer isso, você pode criar seu NFT nos seguintes sites:
- OpenSea
- Rarible
- Enjin
- Binance
- Forge
- Proton Mint
- Cent
O mais utilizado é o OpenSea.
E-book: Guia completo NFT para iniciantes – o que é, como comprar e vender
Agora que você já sabe o que é NFT, seria bem bacana se aprofundar mais e entender alguns outros tópicos do assunto, não é mesmo?
Já pensou em como essa tecnologia pode impactar o nosso futuro? Ou até mesmo pensa em adquirir ou vender esse tipo de ativo mas ainda não sabe como?
Pensando nisso, o FinanceOne montou um guia completo para você que está começando nesse universo agora e quer aprender como comprar e vender NFTs.
Você não vai querer ficar de fora e ser o último a saber o que são os NFTs e mais detalhes dessa novidade que já é sucesso no mercado de investimentos, né? Baixe agora mesmo o Guia completo NFT para iniciantes:
O conteúdo te ajudou? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários!
*Colaboração: Isabella Mercedes