Recebi uma notificação extrajudicial de dívida: o que fazer?

0
1208
Duas pessoas usando calculadora, tablet e analisando papéis com informações financeiras
3.7
(3)

Se existe algo extremamente constrangedor é receber uma notificação extrajudicial de dívida. Geralmente, esse documento é enviado para cliente inadimplente que adquiriu algum bem ou serviço por venda a prazo e não cumpriu com o pagamento de algumas parcelas.

Anúncios

Mas veja pelo lado bom, elas ocorrem antes da existência de um processo judicial ou de alguma outra medida mais severa, numa tentativa de acordo amigável, mas que merece atenção e cuidado.

Contudo, a notificação tem como objetivo tem a intenção de provar que o devedor tem conhecimento do débito e que teve tempo para buscar solucionar a situação.

Anúncios

E não adianta se recusar a assinar! Ela pode ser enviada via Correios por Aviso de Recebimento (AR) ou via oficial de cartório.

Por isso que ela é chamada de cobrança amigável. Nela são propostos meios de pagamento que facilitem para o devedor. Sem contar que, geralmente, ainda são oferecidos descontos no valor da dívida, para facilitar ainda mais o pagamento.

Além disso, caso o devedor não responda à tentativa de negociação da dívida, o documento pode servir de prova da boa-fé e dos esforços do credor em solucionar a questão em um processo judicial futuro.

Anúncios

+ Dívida Ativa da União: o que é? Quais as consequências? Ela prescreve?

O que fazer caso receba uma notificação extrajudicial de dívida?

Caso receba uma notificação extrajudicial de dívida, o primeiro passo é buscar a instituição notificante para ter uma visão melhor da sua situação. Peça para ver o que está sendo cobrado, o título da dívida.

Caso a cobrança não seja procedente, junte todas os comprovantes de pagamento e não deixe de buscar ajuda profissional ou da Defesoria Pública para ajudá-lo. Ou seja, um advogado especializado neste tipo de caso.

Se você não tiver como provar que quitou a dívida, o advogado ou defensor público pode entrar com uma ação de inversão do ônus da prova. Aí, quem tem que provar que você fez a tal dívida é quem está cobrando.

+ Compensa fazer empréstimo para quitar dívidas? Descubra!

O que acontece após a cobrança extrajudicial?

Caso as notificações extrajudiciais de dívida não ofereçam o resultado esperado, o próximo passo da empresa é encaminhar a dívida para a justiça, abrindo um processo.

Nesse caso, agora sim, o oficial de justiça vai até a sua casa apenas para informá-lo de que o processo deu início na justiça.

+ Saiba como limpar o nome depois de pagar as dívidas

Durante o curso do processo, o juiz oferecerá um prazo para que o pagamento da dívida seja feito, sob o risco de penhora.

Isso quer dizer que, caso você não cumpra com a sua obrigação de pagar a dívida, o processo de penhora dos seus bens começará. Há também o risco de ter a sua conta bloqueada.

administrar seu dinheiro
Quem está com débitos costuma se deparar com a cobrança dos credores, afinal, eles precisam que os valores sejam pagos e têm direito de receber a quantia atrasada

O que fazer ao sofrer constrangimento na cobrança de débito?

A primeira atitude ao se deparar com uma notificação extrajudicial de dívida abusiva é entrar em contato com o credor.

Na ocasião, anote os números de protocolo e exija que a situação pare imediatamente, informando quais direitos estão sendo violados.

Porém, se o constrangimento já ocorreu, como nos casos em que a cobrança se torna pública, outras pessoas são informadas, ou o trabalho, o descanso ou o lazer já foram prejudicados, é importante buscar uma reparação por dano moral e material.

Nesse processo, é possível pedir a indenização por danos morais, tendo em vista que os direitos da personalidade foram violados, como a honra e a intimidade. Para isso, é preciso ter provas da ilegalidade.

Portanto, sempre guarde todos os documentos. Aliado a isso, grave as ligações e exija protocolos dos atendimentos e das cobranças realizados.

Gostou do artigo sobre notificação extrajudicial de dívida? Então comente e compartilhe com alguém que precisa dessas dicas.

O que achou disso?

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui