Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Nubank lança cartão de débito e pode ser instituição financeira

Escrito por: Priscila Gomes em 18 de dezembro de 2018

No ano de 2018 o Nubank se firmou: há cerca de dois meses divulgou o novo cartão e, recentemente, lançou seu cartão de débito. Como se não bastasse, a função de saque também estará disponível aos clientes. Veja mais sobre o cartão de débito Nubank e suas peculiaridades.

Nubank lança cartão de débito - Cartão de débito Nubank
Foto: Nubank/Reprodução

Cartão de débito Nubank

O comunicado das novidades foi feito após o Banco Central autorizar o Nubank a virar uma instituição financeira. Os novos cartões foram criados já com as novas funções, mas elas estavam desabilitadas.

Segundo o informado, inicialmente apenas 10 mil clientes poderão utilizar o cartão contactless para débito, saques e transações. É necessário fazer a solicitação da função pelo site da empresa e aguardar a liberação. Mas não deve demorar muito para que todos tenham acesso às mudanças.

O Nubank, que é uma fintech – empresa de tecnologia que oferece serviços financeiros – tem aval para virar instituição financeira. Com isso, além das compras em débito, deve passar a oferecer empréstimo pessoal e financiamento, de bens e serviços.

Na prática, a decisão do Banco Central faz com que o Nubank não precise mais ter parcerias com bancos brasileiros para montar a própria estrutura de captação de recursos e oferta de crédito.

Como funciona a NuConta

Em meados de 2017, o Nubank – que até então oferecia apenas a modalidade de crédito – lançou a NuConta. Não era uma conta corrente, mas sim uma conta digital gratuita de pagamento.

Além da isenção de tarifa, tinha a opção de ser um investimento de baixo custo. No decorrer dos meses, a NuConta ganhou mais funcionalidades como pagamento de contas, mas sem a possibilidade da função de débito e do saque na boca do caixa.

Os clientes que tivessem a necessidade de retirar valores da conta deveriam fazer a transferência para outro banco para, assim, conseguir fazer o saque.

Porém, com a novidade do cartão de débito Nubank, agora é possível pagar as contas à vista com o dinheiro da NuConta, bem como o saque na rede Banco 24 horas. O custo de cada operação de saque é R$6,50.

Qualquer pessoa pode solicitar a abertura de uma NuConta, mesmo que não tenha o cartão de crédito.

Confira o passo a passo para a abertura da conta:

1. Convite

O convite para a NuConta é enviado por meio do aplicativo Nubank.

2. Dados

Na tela seguinte, após a habilitação da NuConta, aparecerá uma tela com um QR Code e os dados da conta. O QR Code pode ser usado para as transferências.

3. Transferência

Após a transferência o saldo é atualizado e fica à disposição do cliente o valor do rendimento aplicado.

4. Depósito

Quando foi lançada, a única maneira de depositar na NuConta era por meio da transferência a partir de outra conta bancária (TED). Mas já tem como emitir um boleto pelo aplicativo e pagar. Dessa forma o dinheiro cai diretamente na conta, sem qualquer tipo de taxa.

5. Rendimento

A conta divulga a projeção aproximada de rendimentos dos valores depositados em determinado mês.

O que mudou com o cartão contactless

Por volta de dois meses atrás, o Nubank divulgou o novo cartão de crédito contactless. Com ele, foi permitido o pagamento por aproximação, ou seja, sem necessidade de colocar e tirar o cartão das maquininhas.

A novidade não parou por aí. A parte frontal do cartão de crédito ganhou uma aparência mais limpa, sendo informado apenas o nome do cliente, a bandeira do cartão (Mastercard) e a logo do próprio Nubank. No verso, por sua vez, foi consta o número do cartão, a data de validade e o código de segurança.

Garantindo mais durabilidade, outra mudança foi a cor e o acabamento, que agora é roxo metalizado e com emborrachado no nome e números. Além disso, por não serem mais necessários maiores contatos com outras pessoas, o cartão contactless minimiza os riscos de troca e fraude.

Nubank lança cartão de débito - Cartão de débito Nubank
Foto: Nubank/Reprodução

Por que escolher um banco digital

Mesmo que os bancos comuns utilizem aplicativos ou Internet Banking, há dezenas de procedimentos que não podem ser feitos online. O banco digital chegou para mudar o cenário e oferecer um serviço alternativo.

O foco é agilidade, rapidez, tarifas baixas (ou nulas) e sem burocracia. As facilidades que os bancos digitais trazem são inúmeras, mas listamos as duas principais.

#1 Não precisa sair de casa: resolver problemas no banco cheio e com uma fila imensa já não faz mais sentido. Entenda que por mais que os bancos comuns estejam na internet, existem situações onde o cliente precisa se fazer presente na agência bancária.

#2 Livre de anuidade: o Nubank, por exemplo, não cobra anuidades. Os bancos comuns cobram, mas alguns deles não têm cobrado anuidade quando o cliente atinge determinada quantia em compras. É como se fosse um “bônus” para quem usa muito o cartão.

Você pensa em fazer parte de algum banco digital – até mesmo o Nubank? Responda nos comentários!

Priscila Gomes

Jornalista. Gosto de abraços, aniversários e do Natal. Atualmente produzo conteúdo para internet e faço assessoria sindical.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Opções para plano de saúde de cachorro
trabalho temporário no fim do ano
economia da china
procura por cursos de games no país
calendário de saques do FGTS