Início Notícias Finanças Pessoais O que é coach financeiro e como ele pode ajudar?

O que é coach financeiro e como ele pode ajudar?

0
(0)

Coach financeiro é uma modalidade do coaching voltada para potencializar sua performance financeira. Sua função é entender suas limitações e trabalhá-las, tornando-as vantagens na hora de lidar com o dinheiro.

O bom coach saberá entender os seus principais medos e preconceitos. Além disso, vai desmistificá-los, instruindo-o a respeito de como usar o seu dinheiro da maneira mais apropriada para seu próprio estilo de vida, poupando sem que haja escassez.

Portanto, ele promove:

– Autocontrole;
– Bons hábitos de consumo;
– Hábitos de poupança;
– Gestão do orçamento familiar.

coach financeiro

Qual é a diferença entre o coaching e consultoria financeira?

Diferente dos serviços de consultoria, que oferecem soluções para questões pontuais, o coach financeiro foca no aprendizado. Assim, o coaching não está associado a uma circunstância específica, mas ao aprendizado de técnicas e metodologias que podem ser aplicadas em diferentes situações.

O coach financeiro visa a auxiliar o coachee (o aluno) no desenvolvimento de habilidades econômicas e, principalmente, no planejamento familiar.

A metodologia aprendida no coaching pode ser levada para outras esferas da vida pessoal e profissional. Por exemplo, após uma mudança de cargo, quando é preciso conciliar uma nova renda mensal com os objetivos desejados.

Aprender a envolver todos os membros da família no controle das despesas e alcance das metas e objetivos determinados é outra particularidade do processo de coaching.

Qual a importância do coach financeiro?

Manter as finanças em dia tem sido uma tarefa cada vez mais difícil. Temos visto diariamente pessoas próximas que acabam de receber seu salário e dias depois ficam sem nada.

Cartões de crédito, contas, gastos básicos, escola dos filhos, faculdade, alimentação, hobbies, cursos, pagamentos, empréstimos. Tudo isso pode acabar resultando em uma grande dívida.

Resolver sozinho a situação financeira é um grande desafio que nem sempre pode ser cumprido, então nada melhor do que contar com um especialista que te ajudará a resolver essa questão, basta recorrer ao coach financeiro.

Para quem é indicado?

coach financeiroExiste uma gama de pessoas que podem contar com a ajuda do coach financeiro. Principalmente os que não conseguem organizar suas contas.

O serviço vale para empresários que querem ter um contato maior com as finanças de sua empresa. No entanto, não têm nenhuma orientação qualificada para isso.

Além deles, pessoas que têm sonhos e objetivos que demandam uma boa quantidade de dinheiro podem procurar profissionais da área.

Principalmente aqueles que não sabem como planejar as finanças nem traçar um planejamento pessoal para cumpri-las.

Jovens que acabaram de sair da faculdade e estão no primeiro contato com a vida financeira também podem contratar um coach financeiro.

É importante ainda para pessoas que não têm problemas financeiros, porém, querem fazer novos investimentos e não sabem por onde começar.

Como se tornar um coach financeiro?

Existem cursos de formação para coaching financeiro com duração média de dois anos. Eles são essenciais para todos os profissionais que pretendem atuar na área.

No entanto, muitas pessoas acham que o importante é ter inclinações e entendimentos básicos sobre o mercado financeiro. Esse é um bônus, mas você não deve se pautar somente em informações não qualificadas.

Portanto, construa uma carteira de clientes e não se esqueça da sua divulgação. Afinal, vivemos em uma realidade com muitos profissionais qualificados, e com um domínio extenso dos meios digitais. Suas estratégias de marketing pessoal precisam estar afiadas.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Eleições dos EUA: qual impacto para Economia do Brasil?

Faltam poucos dias para as eleições dos EUA. Na disputa estão: o republicano Donald Trump, atual presidente do país, e o democrata...

Dicas de planejamento financeiro para quem é autônomo

Ser um profissional autônomo não quer dizer que você pode ter as finanças bagunçadas. Mesmo que você não tenha uma renda fixa por mês,...

Conheça 10 franquias com investimentos de até R$10 mil

A pandemia do novo coronavírus fez com que a procura por microfranquias aumentasse. Em especial, as franquias de até R$10 mil.

Quais são os gastos para manter um carro próprio?

Muitos brasileiros sonham em ter o carro próprio, mas esquecem dos gastos que um veículo pode trazer. E isso acontece porque a...

Como escolher a rede social para seu negócio?

Você sabe como escolher a rede social ideal para o seu negócio? Qual irá fazer a sua empresa crescer e se tornar...

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 14 melhores

Procurando por cartões de crédito sem anuidade? Eles conquistaram, definitivamente, espaço na economia brasileira. De acordo com a pesquisa realizada pelo SPC Brasil, cerca de...